THE | Volume de chuvas está 75% abaixo do esperado para janeiro
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 06/01/20

THE | Volume de chuvas está 75% abaixo do esperado para janeiro

chuva em Teresina tem frustrado as expectativas nos primeiros dias de janeiro. Isso porque a Capital ficou 75% abaixo do volume esperado para o período, que era de 101 milímetros. Segundo o climatologista Werton Costa, apesar do baixo volume, a cidade conseguiu registrar volumes tímidos em alguns pontos da cidade, o que caracteriza um comportamento irregular para a estação chuvosa.

“A chuva tem se comportado de forma bastante irregular. Muitas cidades do Piauí têm recebido a chuva em pequena intensidade, como nós costumamos observar no final de novembro no extremo sul ou em dezembro”, avalia o climatologista.

Chuva em Teresina. (Foto: Arquivo O Dia)

Apesar disso, o especialista afirma que o estado tem um quadro de estação chuvosa configurado. O corredor de umidade, que é o transporte de umidade oceânica e amazônica, está restabelecido para o Piauí. A Zona de Convergência Intertropical, principal motor de chuva no estado, tem seu máximo de atuação a partir de fevereiro. No momento, o fenômeno já está atuando na região entre os estados do Pará e Maranhão.

“Ela tem instabilizado e proporcionado a produção de nuvens de temporal nessa faixa, principalmente do Maranhão. Temos um canal de umidade amazônico bastante vigoroso que tem influenciado o Sul do Maranhão e, secundariamente, o Sul do Piauí. Temos ainda a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, ao Sul da Bahia, que ajudou a trazer umidade para o sertão, instabilizando a microrregião de Valença e Picos, com alguns temporais”, destaca.

Para o climatologista, a estação chuvosa está se desenvolvendo de forma irregular. Enquanto as precipitações se mostram tímidas em alguns municípios, em outros foram registradas situações de chuva extrema, ultrapassando o volume de 60 milímetros no intervalo de uma hora, como em Canto do Buriti, Luzilândia e Vale do Longá.

“Nós temos algumas cidades a cada dia captando volumes bem expressivos, concentrados. É uma estação que ainda se comporta como uma pré-estação, embora nós tenhamos a formação de grandes nuvens. Pelo satélite nós vemos a formação de nuvens enormes que cobrem várias cidades, até dezenas de cidades”, afirma.

Climatologista Werton Costa. (Foto: Arquivo O Dia)

Desde o início de janeiro, três avisos meteorológicos já foram cadastrados pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTE). O último foi cadastrado nesta segunda-feira. Segundo o alerta, há risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas em mais de 120 municípios do Piauí.

Segundo o CPTEC, ocorrerão pancadas de chuva de moderada a forte intensidade e acompanhadas de raios durante o dia de hoje. Localmente a chuva poderá ser intensa e vir acompanhada de rajadas de vento de forte intensidade. Em Teresina, as pancadas podem ocorrer durante a tarde ou a noite.

Por: Nathalia Amaral | O Dia

sobre o autor

Josely Carvalho
Josely Carvalho 11510 posts

Jornalista e Relações Públicas, formada pela Universidade Estadual do Piauí.

POSTS RELACIONADOS

GERAL

Concursos: 18 seleções serão abertas para mais de 2,5 mil vagas

Nesta segunda-feira (16), serão abertas as inscrições de 18 concursos públicos de diversos órgãos, que buscam candidatos para preencher mais de 2,5 mil vagas. As oportunidades são para profissionais de

GERAL

ALAGOINHA | Prefeitura inaugura reforma do Espaço Histórico na comunidade Areia Branca

A gestão do prefeito Jorismar Rocha, juntamente com o vice-prefeito, Cícero Alberto, realizou nesta última terça-feira (28), a inauguração da reforma do Espaço Histórico da comunidade Areia Branca. Segundo relatos

GERAL

Aprovados no Prouni têm até esta segunda(09) para comprovar informações

Termina nesta segunda-feira o prazo para que os candidatos aprovados em primeira chamada da edição do primeiro semestre de 2015 do Programa Universidade para Todos (Prouni) comprovem as informações declaradas