Connect with us

Alegrete do Piauí

Trânsito Legal é tema de aula de campo na Creche Mãe Maria em Alegrete do Piauí

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Alegrete em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promoveu nesta sexta-feira, 21, uma aula de campo com alunos da Creche Mãe Maria, escola pertencente a rede municipal de educação infantil.

Com o tema “Trânsito Legal” a aula prática, idealizada pela professora Francisca Alencar juntamente com a diretora e todo o corpo docente da creche, teve como objetivo promover uma aula prática com intuito de incentivar o aprendizado abordando a temática sobre a importância da conscientização, educação e respeito às leis de trânsito.

De acordo com a professora Francisca Alencar, a iniciativa para a realização da aula de campo se deu através das aulas ministradas em salas de aula, com intuito de fortalecer o aprendizado, unindo a teoria com a prática.

“Após ministrar aula teórica na sala de aula abordando a temática sobre o trânsito, percebi que deveria relacionar a teoria com a prática para resultar numa aprendizagem mais significativa” afirmou Francisca Alencar.

A professora também destacou a importância das leis de trânsito no sentido de preservação e valorização da vida, uma vez que o trânsito está relacionado com a vidas das pessoas diariamente.

Publicidade

“As leis de trânsito viabilizam o acesso às vias públicas com mais segurança. O objetivo dessa aula é repassar uma mensagem educativa para os alunos sobre a importância do respeito às regras e o sinais de trânsito, uma vez que este é um dos percussores das atividades cotidianas que realizamos todos os dias. Também demonstrar um comportamento adequado tanto para os motoristas quanto para os pedestres em vias públicas, especialmente aqui em frente a essa unidade cuja está sendo representada porque aqui tem trânsito toda hora.  A circulação de veículos automotores, bicicletas e pedestres devem proceder corretamente nas vias públicas prevenindo acidentes causadores de danos físicos e prejuízos materiais. Isso, sim, é trânsito legal” enfatizou.

Na ocasião estavam presentes o secretário de Cultura, Iago Sousa, juntamente com o cabo da Polícia Militar, Cabo Osmaildo que juntos aos alunos organizaram uma blitz na rua Dirceu Arcoverde, via pública onde está situada a escola.

A professora Francisca afirmou que os alunos  Pedro Jr e Ester Hellen, se caracterizaram como guardas de trânsito e atuaram na colocação de cones, orientação no trânsito e retrataram sobre o significado da faixa de pedestres, distribuindo panfletos educativos e lembranças para os motoristas, pedestres e motociclistas que passavam pelo local.

A diretora da Creche Mãe Maria, Socorro Alencar, disse que é um momento de grande satisfação, pois é uma aula que tem grande importância para os alunos em conhecer sobre as leis e regras do trânsito e assim direcioná-los para a importância da educação no trânsito.

“Eu me sinto honrada e feliz em ver o desempenho dos profissionais e alunos dessa unidade de ensino. Essa aula foi ministrada pela professora Francisca Alencar com ajuda dos demais integrantes dessa escola e da sociedade civil que nos deram total apoio”

Em relação ao apoio recebido para a realização da aula de campo, a diretora destacou a presença do cabo Osmaildo que prestou bastante apoio.

Publicidade

“Essa aula de campo foi de grande valia para o ensino e aprendizagem dos nossos alunos do Pré I A, Pré II, e alunos do 1º ano A do turno da manhã. Eu como diretora agradeço ao cabo Osmaildo. Como diretora desta escola estou aberta e à disposição das mudanças e melhorias para o progresso do nosso trabalho que é feito com harmonia e parceira visando sempre o desempenho acadêmico dos nossos alunos” afirmou

Os profissionais que compõem a escola e são responsáveis pelo trabalho de educação e formação cidadã são: a diretora Socorro Alencar juntamente com as coordenadoras Cícera Quitéria e Cristiane Araújo; a secretária Leoneide Dantas; as professoras colaboradoras Renata Ramos, Érika Bezerra, Lucineide Oliveira, Maria Antônia, Cristiane Paiva e Josye Alencar. Os demais membros da equipe de profissionais são: Cláudia Oliveira, Geneilda Silva, Joana Ribeiro e Francinaldo Silva.

Francisca Alencar proferiu palavras de agradecimentos a toda a equipe que compõe a creche Mãe Maria

“Quero agradecer a todos os meus colegas da equipe que compõe a escola Mãe Maria e que são meus colegas de trabalho. Ao agente policial que muito contribui para esse encontro educativo” agradeceu.

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS