Connect with us

MUNICÍPIOS

Tribunal do Júri julga acusados do assassinato do jornalista Donizete Adalto 23 anos após o crime

Publicado

em

Acontece nesta segunda-feira (25), em Teresina, o julgamento pelo Tribunal Popular do Júri dos acusados do homicídio do jornalista Donizete Adalto. Ele foi morto em 19 de setembro de 1998 em Teresina.

São acusados do crime e irão a julgamento:

  • o ex-vereador e professor universitário Djalma Filho e
  • Fabrício de Jesus Costa Lima,
  • João Evangelista de Meneses,
  • Ricardo Luís Alvez de Sousa e
  • Sérgio Ricardo do Nascimento Silva.

O juiz Antônio Nolleto determinou o início do julgamento pelo Tribunal do Júri, que julga crimes dolosos contra a vida. A decisão de pronúncia ao Tribunal Popular do Júri veio após serem anexados ao processo dois laudos da Perícia Criminal do Piauí produzidos em 1998, feitos em armas de fogo que teriam sido utilizadas no crime.

De acordo com o laudo, dois projéteis encontrados no corpo de Donizete Adalto foram disparados por uma das armas analisadas, um revólver calibre 38 da marca Rossi.

A inclusão dos laudos periciais no processo foram pedidos da defesa do ex-vereador Djalma Filho. Os pedidos foram feitos em 2019 e foram parcialmente acolhidos pelo juiz. Outras solicitações semelhantes por perícias e laudos técnicos foram feitos antes pela defesa.

Os laudos periciais teriam sido encontrados apenas em 2021. Com a inclusão no processo, o julgamento estaria pronto para ser iniciado, 23 anos após o crime.

Publicidade

O crime

O jornalista paraense Donizete Adalto foi espancado e assassinado a tiros na madrugada do dia 19 de setembro de 1998, na Avenida Marechal Castelo Branco, no bairro Primavera, em Teresina.

Na época ele era candidato a deputado federal pelo PPS. O ex-vereador Djalma Filho estava no carro com a vítima.

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS