Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | Escola Pedro Cazé de Malhada Alta realiza atividades lúdicas ao Folclore brasileiro

Publicado

em

A Unidade Escolar Pedro Cazé, localizada no povoado Malhada Alta, zona rural de Alegrete do Piauí, realizou durante todo o mês de agosto do corrente ano, o miniprojeto, sobre o Folclore Brasileiro, que teve a frente a equipe docente da escola, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação do município.

O projeto foi idealizado pela professora Maristela Isabel de Jesus, com o apoio da diretora da escola, Verônica Alves, em conjunto com a secretária de educação, Valdenia Silva, a inspetora de ensino, Virgínia Célia que estiveram presentes na culminância, na última sexta-feira, dia 31 de agosto e toda a equipe de docentes e colaboradores da unidade escolar.  Foram trabalhadas diversas atividades voltadas para o folclore brasileiro e no decorrer das incumbências lúdicas, foram distribuídos os novos fardamentos escolares pela secretária de educação, Valdenia Silva, acompanhada da inspetora de ensino, Virgínia Célia.

O projeto abordou e trabalhou atividades desde o ensino infantil até o quinto ano. Entre as atividades que representaram o folclore brasileiro, está a sereia Iara como lenda aquática simbolizando as águas do mar, no qual envolveu todos os alunos do maternal, pré 1 e pré 2, organizada pela professora Ana Cleide e a professora Socorro Sebastião. A professora, Maristela de Jesus, ficou responsável pelos alunos do primeiro e segundo ano, desenvolvendo apresentações que simbolizaram o boto rosa, cuja a mesma é uma lenda do folclore do país. Entre as demais atividades, os alunos do terceiro ano coordenados pela professora, Noemia, elaboraram um jogral sobre as lendas e advinhas e também uma dança representando o Sitio do Pica-Pau Amarelo. Para os alunos do quarto e quinto ano, ficaram incumbidos da apresentação de uma dança típica identificada como Reisado e também a exposição de mesas com várias comidas típicas do Nordeste e de outras regiões, tendo como coordenadora a professora Marilene.

De acordo com Verônica, o sanfoneiro Vitório foi um dos convidados para prestigiar as atividades lúdicas ao folclore que aborda diversas culturas do país. A professora destaca ainda a importância das apresentações como forma de aprendizado e diversão proporcionado a todos os alunos

“Esse tipo de evento leva o conhecimento para o aluno sobre o significado do folclore brasileiro fazendo com os mesmos despertem o interesse e também como forma de resgatar e valorizar a cultura popular que diz respeito a nossa tradição” destacou Verônica.

“Podemos ver em todas as crianças, no olhar deles que realmente eles aprenderam e que realmente eles estavam fazendo uma coisa que eles gostaram. Eles aprenderam brincando e como sabemos, crianças gostam de sempre estar pintando desenho com suas historinhas” acrescentou.

Publicidade

“Foi muito gratificante poder vê-los recitando as lendas, contando as historinhas do boto rosa, falando sobre a lenda da Iara, do curupira do saci. Tivemos também um varal de atividade que foi produzido por eles mesmo onde tiveram a oportunidade de contar suas próprias histórias usando as próprias palavras. Foi muito gratificante pra nós poder vê-los passar para o público convidado, eles tinha uma esperteza revelando segurança no que falava” afirmou a diretora.

Além da culminância do projeto, a secretária de Educação, Valdenia Silva e a inspetora de ensino Virginia Célia entregaram os novos fardamentos aos alunos.

_Veja mais fotos:

                      

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS