Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Em Valença do Piauí, Hospital Regional Eustáquio Portela recebe vistoria do MPPI

Publicado

em

O Ministério Público do Piauí, por meio do Grupo Regional de Promotorias de Justiça no Acompanhamento da Covid-19 de Picos e do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), realizou no dia 25 de agosto, vistoria no Hospital Regional Eustáquio Portela, em Valença. A unidade de saúde atende aos municípios que fazem parte do Vale do Sambito, compreendendo uma população de 113 mil habitantes. A inspeção foi realizada por videoconferência por meio da plataforma Microsoft Teams.

O hospital de Valença é uma unidade de saúde de média complexidade e possui 47 leitos de enfermarias. A primeira deficiência encontrada está relacionada a esse quesito, pois o hospital conta apenas com 2 leitos de estabilização e 7 clínicos para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus. Entretanto, esses leitos não estão aptos a funcionar pois faltam equipamentos, como bombas de infusão e respirador mecânico. Hoje, há apenas um. A unidade também não dispõe de raio-x portátil e eletrocardiograma para atendimento dos pacientes com Covid-19.

Também não oferece o exame de tomografia computadorizada e não tem contrato com estabelecimento privado para ofertar esse serviço. Segundo relatos da gestão, pacientes que precisaram fazer o exame, mesmo internados, precisam pagar pelo procedimento em uma clínica privada.

Ao inspecionar o laboratório do hospital ficou comprovado que o setor não dispõe de equipamentos para realizar exames básicos, fazendo somente a coleta do material e o envio a um laboratório privado.

Outros problemas encontrados dizem respeito a escala de profissionais de saúde, inadequação do espaço destinado a paramentação e desparamentação e o contato entre áreas limpas e áreas com potencial de infecção. Essas irregularidades foram também apontadas pelo Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) em um relatório de inspeção promovida pela entidade em junho deste ano.

Publicidade

A administração do Hospital Regional de Valença deverá encaminhar ao Ministério Público do Piauí cópias das escalas dos profissionais de saúde, cópias dos contratos do serviço de eletrocardiograma e do laboratório e um levantamento completo das necessidades para o funcionamento do laboratório do próprio hospital. Essas informações devem embasar a elaboração de recomendações às autoridades de saúde do estado para que adequem o Hospital de Valença às normas sanitárias.

As vistorias virtuais fazem parte de um trabalho de acompanhamento feito por membros do Ministério Público para monitorar e fiscalizar as condições dos hospitais do interior do Estado, averiguando as necessidades, principalmente, no que diz respeito à oferta de serviços de saúde para os pacientes com o novo coronavírus.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS