Connect with us

Vera Mendes

Cavalgada em homenagem ao homem do campo abre as comemorações dos 27 anos de Vera Mendes

Publicado

em

O município de Vera Mendes iniciou as comemorações aos 27 anos de emancipação enaltecendo o seu passado, quando ainda era fazenda e tinha a agricultura e a pecuária como o principal meio de subsistência da população.

A Prefeitura Municipal promoveu na manhã deste sábado, 10, uma grande cavalgada para homenagear o homem do campo, o agricultor, pecuarista e o vaqueiro, uma das figuras mais representativas da cultura popular nordestina.

O evento teve início com a concentração dos vaqueiros na comunidade Ipueiras, na residência do senhor José da Vera, o Zeinha, onde foram acolhidos com um café da manhã.

De lá, montados em seus cavalos, vestidos com gibão de couro, usando chapéus e outros acessórios, os vaqueiros enfrentaram o sol quente e saíram em cavalgada, formando uma extensa fila.

O prefeito Carlos José da Silva, o Dr. Carlim, participou da cavalgada montado ao lado do também prefeito Márcio Moura, de Simplício Mendes, e das dezenas de vaqueiros de Vera Mendes e de outros municípios como Itainópolis, Patos, Picos, Simplício Mendes e Isaías Coelho.

Segundo a organização, 150 vaqueiros participaram da cavalgada, e destes, 65 vaqueiros estavam caracterizados com os trajes de couro utilizados como protetores corporais na pega do boi.

Quem não tinha cavalo, mas também quis participar e prestigiar o evento, fez o percurso em veículos.

A cavalgada percorreu ruas da cidade de Vera Mendes e encerrou no Ginásio Poliesportivo Aderisvaldo Alvino da Vera, onde aconteceu a benção religiosa dos vaqueiros, conduzida pelo padre Francisco de Assis, pároco de Itainópolis.

Após a bênção, a gestão realizou uma breve cerimônia com a distribuição de brindes – como botas e chapéus – entre os vaqueiros caracterizados, encerrou com música ao vivo com o cantor Gerson Silva, de Vera Mendes, em ritmo de forró, que também é uma tradição nordestina, e com um almoço de confraternização.

Essa é a segunda cavalgada do município de Vera Mendes. A manifestação popular de homenagem ao vaqueiro foi realizada no ano de 2009, pelo ex-vereador Chico Velho. Este ano, o prefeito Dr. Carlim decidiu não apenas retomar a cavalgada, mas incluir na programação do aniversário de emancipação política do município, como uma estratégia de valorização da cultura e história de Vera Mendes.

“A ideia é homenagear ao homem do campo, ao vaqueiro, eles que fazem parte da história de Vera Mendes desde antes da sua emancipação, e valorizar a cultura da cavalgada, dando continuidade ao que foi iniciado pelo ex-vereador Chico Velho. Ficamos muito felizes pela aceitação dos vaqueiros e da população do nosso município e da região, que também veio participar conosco.”, disse o gestor.

 

Dr. Carlim destacou o envolvimento, participação e colaboração de toda a gestão e, diante do sucesso e da importância cultura do evento, anunciou que a Cavalgada agora passa a fazer parte do calendário de eventos do município. “Fica aqui o meu compromisso de, enquanto for prefeito, dar continuidade a esse grande evento cultural que muito engrandece o nosso município.”, afirmou.  

Publicidade

Francisco da Vera Irmão, o Chico Velho, que no passado, em 2009, idealizou a cavalgada, se emocionou em ver o evento sendo retomado. “Pra mim é um prazer. Não tenho nem palavras para agradecer, porque, deixa a gente emocionado. Na época que eu fiz, a gente parou por falta de inverno. Mas hoje estamos aqui novamente, e pra mim é uma coisa maravilhosa. O prefeito teve o gosto de apoiar e fazer essa cavalgada. Vai ficar a lembrança pra o resto da minha vida.”, disse.

O vice-prefeito Valderito Martins (Caçulinha), a primeira-dama Domingas Edna, vereadores e secretários também participaram do evento, que este ano, a cavalgada foi organizada por José Constantino, o Corinto Fotos, e contou com o apoio Jubinha Adoradora (de São Domingos), de Zé Aires (de Vera Mendes) e Chico da Luz (de Picos).

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS