Vera Mendes

Professores de Vera Mendes recebem orientações sobre cuidados com a voz

Publicado

em

[ad#336×280] A voz é considerada um dos mais importantes instrumentos de trabalho do professor, por ser o principal meio de comunicação entre ele e seus alunos em sala de aula. Como forma de zelar pela qualidade de vida de seus profissionais em sala de aula, a Prefeitura Municipal de Vera Mendes, através das Secretarias de Saúde e Educação, promoveu na última quinta-feira (17) uma palestra com professores e outros profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino.

A palestra foi ministrada pelos profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), englobando orientações valiosas e preventivas para não desenvolver lesões nas cordas vocais e manter a saúde vocal.

As orientações repassadas pelo fonoaudiólogo, Dr. João Paulo Coutinho de Sousa, estão a adoção de mudanças simples em seus hábitos diários, a ingestão de água em pequenos intervalos para manter as cordas vocais hidratadas e consumir alimentos ricos em fibras. “São medidas que podem ajudá-los a preservar a saúde da voz e evitar problemas futuros”, pontuou.

O fisioterapeuta, Dr Cláudio Roberto Freitas de Passos, enfatizou que a postura ereta é fundamental para a manutenção da saúde vocal. “Uma postura correta permite o educador a se expressar com mais facilidade e, consequentemente, a voz será projetada livremente”, disse.

Por utilizarem diariamente a voz por várias horas seguidas, é comum que os docentes sintam mudanças em sua voz no decorrer de sua carreira profissional e que, pelo uso prolongado dela – e sem os devidos cuidados à saúde vocal – apresentem diversos problemas. “E é com base nessas informações que nós estamos cuidando da saúde de nossos educadores, que diariamente se dedicam em salas de aula para formar cidadãos”, disse Gardênia Silva, secretária de Saúde.

Publicidade

Veja fotos da palestra:

             

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile