Connect with us

GERAL

Saúde de Vera Mendes realizará atividades alusivas à campanha Janeiro Roxo

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Vera Mendes, por meio da Secretaria de Saúde, aderiu à campanha mundial de combate à hanseníase e estará realizando nesta quinta-feira, 31 de janeiro, atividades alusivas ao “Janeiro Roxo”.

As atividades serão realizadas em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Às 09 horas acontece na sala de espera da unidade Carlos Hermógenes da Silva e à tarde, às 13 horas, na Unidade Jiboia, com a temática. O tema da campanha no município é “Vera Mendes no combate a Hanseníase. Hanseníase. Identificou, tratou, curou”.

A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma micobactéria considerada “prima” da tuberculose. Entra no organismo pelas vias respiratórias e se instala na pele e nos nervos. Na pele, manifesta-se como manchas brancas, rosas e vermelhas que podem ser apresentar de forma mais elevada ou também como caroços vermelhos.

O diagnóstico precisa ser feito o quanto antes. A doença pode ser diagnosticada em uma consulta médica em consultório ou ambulatório. O médico analisa lesões na pele com manchas e alterações neurológicas específicas (dormências e formigamentos). O serviço público de saúde em todo o Brasil oferece gratuitamente o tratamento. É importante ressaltar que todas as pessoas que convivem ou conviveram com o paciente de hanseníase devem ser examinadas.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS