Connect with us

Vera Mendes

Vera Mendes celebra 59 anos de devoção a São Sebastião com missa solene e show religioso

Publicado

em

A comunidade católica de Vera Mendes celebrou, no período de 11 a 20 de janeiro, os festejos de São Sebastião, santo padroeiro do município, a mais antiga tradição religiosa do município, iniciada há 59 anos, muito antes da sua emancipação política, quando ainda era a comunidade Umbuzeiro Ferrado.

Após nove dias em preparação para a festa de São Sebastião, refletindo a partir do tema “São Sebastião, soldado de Cristo, exemplo de vida cristã”, na noite desta sexta-feira, 20, em que os católicos celebram o dia do soldado que desejava ser martirizado e defendia a verdade, a comunidade se reuniu para participar da missa solene.

A celebração aconteceu na igreja matriz, presidida pelo padre Yago Waquim, de Teresina, e concelebrada pelo padre Francisco de Assis, pároco da Paróquia de Itainópolis, que abrange a Área Pastoral de Vera Mendes, e contou com a participação de um expressivo número de fiéis devotos, que lotaram o interior e os arredores do templo religioso.

Após a santa missa, a comunidade vivenciou outro forte momento de evangelização, desta vez, por meio da música, com o show “Uma casa iluminada por Jesus”, do cantor e compositor brasileiro de músicas cristãs católicas, Antônio Cardoso, da Bahia.

O show foi organizado pela Área Pastoral de São Sebastião, com o apoio da Prefeitura de Vera Mendes, na gestão do prefeito Carlos José da Silva, o Dr. Carlim.

O cantor, que já soma 35 anos de viagens missionárias e apresentações em mais de 2.500 cidades de todo o Brasil, interpretou várias músicas de autoria própria ou de nomes reconhecidos como o padre Zezinho, como “Oração da Família”, “Oração de São Francisco” e “É o amor”.

Intercalando canções, orações e reflexões diversas, Antônio Cardoso transmitiu ao público presente uma intensa celebração de vida e vocação.

Lembrando de forma especial as vocações, o cantor homenageou os padres, ao cantar a música “Canção Sacerdotal”, e lembrou, também, dos pais, mães, filhos, jovens, religiosos, religiosas e tantos outros que fazem a igreja acontecer. Ele também enalteceu a iniciativa do padre Francisco de Assis e o apoio do prefeito Dr. Carlim.

O padre Francisco de Assis, pároco local, que pela primeira vez esteve à frente do festejos do padroeiro de Vera Mendes, afirmou que celebrar os 59 anos de devoção a São Sebastião foi é um momento de renovação da fé.

“Para a comunidade de Vera Mendes e todos aqueles que tiveram a oportunidade de participar desta festa, é um momento de renovação na fé, a partir do testemunho de santidade de São Sebastião, que nos inspira a viver a fidelidade e o amor no seguimento a Jesus Cristo.”, disse, fazendo uma avaliação positiva a partir do esforço, disponibilidade, boa vontade e participação de cada um.

O padre Francisco de Assis agradeceu ao poder público municipal pelo apoio, sobretudo, na realização do show religioso. Ele afirmou que, assim como as missas, o show também tem o objetivo de evangelizar. “O show é o prosseguimento do que foi celebrado na igreja. Antônio Cardoso é um evangelizador, um missionário que evangeliza através da canção, um meio que alcança aqueles que no dia a dia não tem o hábito de vir a missa, de participar das pastorais e da comunidade, mas que sentem o amor de Deus através da música.”, disse.

Publicidade

O prefeito de Vera Mendes, Dr. Carlim, participou da celebração e do show ao lado da família, a esposa Domingas Edna e dos filhos. Em entrevista, ele falou da alegria de participar e contribuir para o engrandecimento dos festejos. “A nossa gestão reconhece o importante trabalho da igreja católica e tem dado total apoio para que esse tradicional evento religioso aconteça numa dimensão ainda maior.”, disse.  

O gestor destacou que o festejo é um momento fortalecimento da fé e união entre as famílias do município. “Iniciamos o ano unidos em família, com essa reflexão da valoração da nossa fé, dos conceitos em que estamos inseridos na forma de cada um de nós agir. Nada mais oportuno do que começarmos o ano agradecendo a São Sebastião por todas as graças concedidas em 2022 e pedindo a intervenção para Vera Mendes seja ainda mais abençoada neste novo ano.”, finalizou.  

Mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS