Connect with us

Vera Mendes

Vera Mendes homenageia cinco personalidades com Medalha Umbuzeiro Ferrado

Publicado

em

A noite desta segunda-feira (12), foi marcada por homenagens a pessoas que fazem parte da história da cidade de Vera Mendes e que contribuíram com o seu desenvolvimento, prestando relevantes serviços à população.

Como parte da programação comemorativa aos 27 anos de emancipação política do município, foi realizada nesta segunda uma solenidade para entrega da Medalha de Honra ao Mérito Umbuzeiro Ferrado, instituída pela Lei Nº 266\2022.

A solenidade foi realizada na Quadra Poliesportiva Aderisvaldo Alvino da Vera e bastante prestigiada, reunindo autoridades municipais, os homenageados e seus familiares e convidados. Cinco personalidades do município foram agraciadas com a medalha.

José de Sousa, Dozé, trabalhou em frentes emergenciais. A partir de 1958, começou a ir no período da seca para Brasília e voltava para trabalhar na plantação no inverno. Em Vera Mendes, além da roça, trabalhou como marceneiro e pedreiro, e no início do município, atuou na abertura de várias estradas e na construção de passagens molhadas no Tanque Velho e Molhada no Baixão. Ele também foi eleito vereador no primeiro pleito da cidade e candidato a prefeito duas vezes.

José Laudelino trabalhou na empresa Denox como pedreiro e carpinteiro, na construção civil do município de Vera Mendes e teve participação nas primeiras reuniões do povoado Umbuzeiro Ferrado. Trabalhou na construção de latadas para a primeira feira de Vera Mendes, de casas no início da formação do povoado, e da igreja católica, mercado público, colégio e unidade de saúde (hoje sede da prefeitura).

Em entrevista, ele falou da alegria pela homenagem e lembrou dos feitos. “Para mim foi muito bom, uma homenagem grande, e eu esperava isso, porque a gente tem essa história toda. A gente comprou esse terreno aí e na família de nós que começou o povoado. Ele comprou o pedaço de terra e colocou 26 famílias para iniciar o povoado. Nós “metemo” a cara e quem fez o roço todo da terra foi nós. Aqui chama assim porque onde hoje tem a barragem, tinha um barreiro, vinha o gado e bebia lá. Aí quando os vaqueiro vinha pegar o gado no barreiro, ferrava o pé de umbu, aí iniciou a chamar Umbuzeiro Ferrado. E eu alcancei o tempo do umbuzeiro”.

Maria Cassimira de Sousa, foi uma das primeiras pessoas do município a investir na educação dos filhos. As terras de fundação do povoado foram compradas aos seus pais José Antônio e Cassimira. Tinha um hotel onde hospedava visitantes e alguns parente e afiliados que vinha para estudar no povoado. Participou da política desde o prefeito Álvaro Rodrigues, que esteve como representante político juntamente com Raimundo Galdino.

José Aureliano da Silva, filho de Aureliano Ribeiro da Silva e Joana Isabel da Conceição. Com sua esposa, Alice Maria da Conceição, trabalhou no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vera Mendes como delegado.

Fulgêncio Rodrigues da Graça, que trabalhou na construção do Tanque do BEC (Vera Mendes), ajudou a fazer as latadas para a primeira feira de Vera Mendes e sempre teve como participação política apoiar os candidatos da terra.

O prefeito Carlos José da Silva, o Dr. Carlim, disse que o intuito é valorizar a história da cidade. “Nossa ideia partiu de homenagearmos pessoas em vida, que muito contribuíram com a história do nosso município, e principalmente com sua criação. Estamos nos sentindo prestigiados pela presença de vocês. Não adianta pensarmos só no presente da nossa forma, e não termos conhecimento dos nossos antepassados, por isso tenho buscado lembrar da história de Vera Mendes. Ninguém conseguirá apagar a história que cada um de vocês construiu e essa foi a forma singela que buscamos de homenagear vocês e suas famílias. Isso é do coração de todas as pessoas que trabalharam para que esse evento pudesse acontecer”.

Na oportunidade, também foi feita uma homenagem ao médico e ex-prefeito, Raimundo Maia, com a entrega da sua portaria de aposentadoria. Raimundo Maia começou a atuar como médico em Vera Mendes em 1993, quando a cidade ainda pertencia a Itainópolis. Ele entrou na vida pública e se tornou prefeito de Itainópolis, administrando por 8 anos. Foi admitido como servidor público em 2004, atuando como médico do PSF e médico perito.

Dr.Carlim agradeceu ao médico pelo trabalho e dedicação ao município. “Sentimo-nos felizes por conceder em público, pelos relevantes serviços prestados ao município de Vera Mendes. Eu como prefeito e a população veramendense, expressa sua gratidão por esses anos trabalhados junto ao município, prestando atendimento médico e contribuindo com a pública. Dizer que o nosso respeito ultrapassa qualquer questão política, a admiração que prestamos é pela forma que o senhor tem conduzido a saúde desse município. Temos conhecimento da sua prestação de serviço, sempre com respeito e zelo”.

Dr. Raimundo Maia disse que sempre foi tratado com carinho em Vera Mendes e que a mesma é sua segunda casa. “É um momento de muita alegria pelo reconhecimento do trabalho como médico ao longo desses anos aqui no município de Vera Mendes. São poucas as pessoas que eu não tive a oportunidade de consultar. Sempre cuidei da saúde e vida de todos e sempre fui tratado bem, com carinho, admiração. Trabalhei muito mais aqui do que na minha terra natal, Itainópolis. Sempre procurei fazer o melhor para que vocês fossem também bem tratados, como eu fui bem acolhido nessa terra que considero a minha segunda terra natal. E hoje é uma data especial, porque além desse reconhecimento, Vera Mendes completa seus 27 anos”.

Ele ainda agradeceu ao prefeito, vice, vereadores e disse que estará sempre a disposição da população de Vera Mendes. “Faço um agradecimento especial ao prefeito Carlim, o vice-prefeito, vereadores, pela atenção que sempre me foi dada. Quando eu não podia vir, principalmente na pandemia, me deram o direito de ficar um tempo a mais quando muitos já estavam retornando para os seus serviços. Sei reconhecer tudo que fizeram por mim, sou feliz por isso. Ao mesmo tempo, tem a tristeza por deixar vocês. Sei que ainda estou em plena condição de exercer a profissão, mas a conquista da aposentadoria é o melhor presente que qualquer servidor recebe. E é um honra estar aqui hoje. Só tenho que agradecer a todos vocês, principalmente ao prefeito e vereadores. Continuo lá no regional e estarei a disposição de vocês sempre que for preciso. Continuarei fazendo o que sempre fiz com muito amor”.


Veja todas as fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS