MUNICÍPIOS

Vereador assume a Prefeitura de Valença e anuncia candidatura na eleição suplementar

Publicado

em

O vereador Getúlio Gomes Maciel (PP) com 729 votos foi empossado nesta quinta-feira (6) como prefeito de Valença, a 210 Km ao Sul de Teresina. Getulio (foto) era presidente da Câmara, e substituiu o prefeito Walfredo Filho (PTB), que teve o mandato cassado por decisão judicial em junho do ano passado, mas estava no cargo por força de liminar.

Getúlio Gomes informou que pretende concorrer à reeleição, já que a Justiça determinou que seja realizado uma eleição suplementar em Valença num prazo de 90 dias. Concorre com ele, seu ex-aliado, Rubens Alencar (PMDB), que disputa a prefeitura com Walfredo Filho em 2012.

A cidade já vive um clima eleitoral. E os grupos políticos começam a se formar para disputar o mandato. Getúlio é vereador de primeiro mandato, mas como assumiu a Prefeitura, já articula a reeleição.

Nem Walfredo Filho e nem a sua vice Jeanne Paula podem concorrer ao pleito, porque tiveram os direitos políticos cassados por um prazo de oito anos, conforme decisão da juíza da 18ª zona eleitoral, Keylla Raniere Procópio. Eles recorreram ao Tribunal Regional Eleitoral para reformar a decisão da juíza, no entanto, o TRE-PI confirmou a decisão e cassou a liminar que mantinha Walfredo e Paula Jeanne nos cargos.

O Tribunal ainda confirmou a decisão da juíza em realizar novas eleições no município. O prefeito e a vice foram cassados acusados de não prestarem contas de gastos da campanha eleitoral.

Publicidade

 

Portal Az

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile