Connect with us

Bocaina

Vereador Vando Sampaio repudia fechamento de posto da 28ª zona eleitoral em Bocaina

Publicado

em

O fechamento de um  posto de atendimento da 28ª Zona Eleitoral, situada no Fórum Desembargador José Luíz Martins de Carvalho, em Bocaina, causou indignação na sociedade.

De acordo com o vereador Vando Sampaio (PSB-BOCAINA), a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) em encerrar as atividades afetará a população das cidades de Bocaina, São João da Canabrava e São Luís do Piauí. Além destas já citadas, Francisco Santos também foi outro município que teve seu posto de atendimento suspenso.

Em contato com a redação do Cidades Na Net, o parlamentar emitiu uma nota repudiando a medida do TRE-PI e mostrou-se indignado, principalmente por conta da suspensão ser em um ano de eleições municipais. Na nota é destacado também a extinção da Comarca de Bocaina, no ano de 2015, em decisão do TJPI e da 93ª zona eleitoral pelo TRE-PI, dois anos depois, em 2017.

Foto: Willians Sousa / Cidades Na Net

“Juntando esse três municípios, cerca de dez mil eleitores terão que se deslocarem até Picos para requerer alistamento, transferências, segunda via de títulos […] Um prejuízo enorme para nosso município. A Justiça Eleitoral não avisou que o posto seria desativado. Não houve prazo para que as pessoas viessem regularizar, principalmente pessoas idosas, portadoras de necessidades especiais”, desabafou lamentando. “É lamentável a situação aqui com referência a esses órgãos. O posto de atendimento fica num prédio do TJ que foi doado pelo município na época. Por que que no período eleitoral, onde a população procura mais, acham de extinguir?”, lamentou questionando, o vereador Vando Sampaio.


Clique aqui e veja a nota de repúdio na integra


A equipe do Cidades Na Net procurou a juíza Conceição Portela da 28ª Zona Eleitoral, para saber quais os motivos para o encerramento das atividades do posto de atendimento em Bocaina e demais áreas. De acordo com a juíza, a extinção do atendimento se deu através da resolução 381/2020 publicada em 06 de fevereiro, de 2020, que alega o baixo número de procura por atendimento e está relacionada ao corte de gastos. “Foi feito um levantamento que está publicado dentro da resolução de que havia, às vezes, por dia, um atendimento apenas e as despesas para manter o servidor “, disse.

Publicidade

Indagada sobre o decorrente ano, onde aproxima-se o período eleitoral e que a demanda tende a aumentar, Conceição Portela, destacou que a zona 28, assim como as demais que estão em Picos, atendem normalmente. “Tem a procura e todos estão sendo atendidos. Tivemos uma demanda um pouco maior por conta de as pessoas entenderem que já seria o fechamento dos cadastros e, foram todos atendidos”, pontuou destacando que aqueles que necessitam de atendimento conforme a zona eleitoral, deve se dirigir até a cidade de Picos.

A juíza Conceição Portela explica que a resolução partiu do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a contenção de despesas dos postos por conta do pouco atendimento.  “A resolução partiu dos altos, ou seja, do TSE e, o TRE-PI está cumprindo a decoro, diante do levantamento feito que detectou muitos gastos para a procura pequena de atendimentos”, concluiu.

CLIQUE E VEJA A RESOLUÇÃO


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS