Vereador Vando Sampaio repudia fechamento de posto da 28ª zona eleitoral em Bocaina
Publicado por: Willians Sousa | Data: 09/03/20

Vereador Vando Sampaio repudia fechamento de posto da 28ª zona eleitoral em Bocaina

O fechamento de um  posto de atendimento da 28ª Zona Eleitoral, situada no Fórum Desembargador José Luíz Martins de Carvalho, em Bocaina, causou indignação na sociedade.

De acordo com o vereador Vando Sampaio (PSB-BOCAINA), a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) em encerrar as atividades afetará a população das cidades de Bocaina, São João da Canabrava e São Luís do Piauí. Além destas já citadas, Francisco Santos também foi outro município que teve seu posto de atendimento suspenso.

Em contato com a redação do Cidades Na Net, o parlamentar emitiu uma nota repudiando a medida do TRE-PI e mostrou-se indignado, principalmente por conta da suspensão ser em um ano de eleições municipais. Na nota é destacado também a extinção da Comarca de Bocaina, no ano de 2015, em decisão do TJPI e da 93ª zona eleitoral pelo TRE-PI, dois anos depois, em 2017.

Foto: Willians Sousa / Cidades Na Net

“Juntando esse três municípios, cerca de dez mil eleitores terão que se deslocarem até Picos para requerer alistamento, transferências, segunda via de títulos […] Um prejuízo enorme para nosso município. A Justiça Eleitoral não avisou que o posto seria desativado. Não houve prazo para que as pessoas viessem regularizar, principalmente pessoas idosas, portadoras de necessidades especiais”, desabafou lamentando. “É lamentável a situação aqui com referência a esses órgãos. O posto de atendimento fica num prédio do TJ que foi doado pelo município na época. Por que que no período eleitoral, onde a população procura mais, acham de extinguir?”, lamentou questionando, o vereador Vando Sampaio.


Clique aqui e veja a nota de repúdio na integra


A equipe do Cidades Na Net procurou a juíza Conceição Portela da 28ª Zona Eleitoral, para saber quais os motivos para o encerramento das atividades do posto de atendimento em Bocaina e demais áreas. De acordo com a juíza, a extinção do atendimento se deu através da resolução 381/2020 publicada em 06 de fevereiro, de 2020, que alega o baixo número de procura por atendimento e está relacionada ao corte de gastos. “Foi feito um levantamento que está publicado dentro da resolução de que havia, às vezes, por dia, um atendimento apenas e as despesas para manter o servidor “, disse.

Indagada sobre o decorrente ano, onde aproxima-se o período eleitoral e que a demanda tende a aumentar, Conceição Portela, destacou que a zona 28, assim como as demais que estão em Picos, atendem normalmente. “Tem a procura e todos estão sendo atendidos. Tivemos uma demanda um pouco maior por conta de as pessoas entenderem que já seria o fechamento dos cadastros e, foram todos atendidos”, pontuou destacando que aqueles que necessitam de atendimento conforme a zona eleitoral, deve se dirigir até a cidade de Picos.

A juíza Conceição Portela explica que a resolução partiu do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a contenção de despesas dos postos por conta do pouco atendimento.  “A resolução partiu dos altos, ou seja, do TSE e, o TRE-PI está cumprindo a decoro, diante do levantamento feito que detectou muitos gastos para a procura pequena de atendimentos”, concluiu.

CLIQUE E VEJA A RESOLUÇÃO


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

DESTAQUES

Por conta irregular, 7.431 estão com a candidatura ameaçada

Chega a 7.431 o número de gestores públicos considerados inelegíveis pelo TCU (Tribunal de Contas da União) e que, este ano, estão com suas candidaturas comprometidas. A lista elaborada pela corte

NOTÍCIA DESTAQUE 0 Comments

Paróquia de Itainópolis encerra peregrinação com a imagem de Nossa Senhora Aparecida

A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida encerrou na noite dessa sexta-feira, 21 de outubro, sua passagem pelas comunidades da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Itainópolis. A visita culminou

DESTAQUES

Projeção matemática prevê cerca de 3.500 casos de coronavírus até maio no Piauí

Projeção baseada em cálculos matemáticos aponta que os casos notificados de coronavírus no Piauí devem chegar em média a 3.500 até a primeira quinzena de maio, com o percentual de