Connect with us

MUNICÍPIOS

VILA NOVA | Biblioteca Patativa do Assaré promove Live em comemoração ao aniversário de 20 anos

Publicado

em

A Biblioteca Patativa do Assaré, juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura de Vila Nova do Piauí, promoveu o 2º Encontro do Clube de Leitura Cidade Poesia e uma Live para celebrar o aniversário de 20 anos da Biblioteca e os 11 anos de existência do Ponto de Cultura Cidade Poesia. O evento celebrativo aconteceu nos dias 27 e 28 de setembro.

No primeiro dia, na segunda-feira (27), durante a noite, aconteceu o Encontro do Clube de Leitura Cidade Poesia, no Ponto de Cultura, com a participação de integrantes da secretaria, do Clube de Leitura e convidados.

Durante o evento, houve apresentação musical, bate-papo literário, momento de leitura, dinâmica e exibição do curta-metragem “Os Anjos do Meio da Praça” que integra o catálogo de filmes da 14ª Mostra do Circuito Cinema e Direitos Humanos.

Na ocasião, o secretário de Cultura, Miqueias Carvalho agradeceu a todos que estavam presentes e relatou que se sente muito realizado em ser secretário, uma vez que está contribuindo para desenvolvimento da cultura no município.

“Quero agradecer a presença de todos e quero dizer da minha alegria de estar à frente da gestão da Secretaria Municipal de Cultura, enfrentando grandes desafios, mas além dos desafios, a gente se sente realizado nesses 9 meses de gestão à frente da pasta, mesmo com a pandemia, seguimos na ativa, militando, defendendo os ideais da cultura e de certa forma contribuímos para o desenvolvimento da cultura em nosso município que para mim é muito importante”, disse o secretário.

A Presidente da SAB (Sociedade Amigos da biblioteca Patativa do Assaré) Marli Veloso falou também sobre a importância do Clube de Leitura e enfatizou que “Ler é a forma de garantir inspiração e força para tocar em frente. O Clube de Leitura nos conecta com outras (os) leitoras (es) e com a nossa própria existência, compartilhar leituras é fundamental para a nossa formação e para nos reconhecermos enquanto sujeitos históricos”.

Em seguida a integrante do Clube de Leitura e também mobilizadora do NUCA (Núcleo de Cidadania de Adolescentes), Luzivânia Araújo,  animou a todos com uma dinâmica na qual tratou a importância da observação nas nossas vidas. A mesma falou sobre sua experiência com o clube, com a Biblioteca Digital e da praticidade de estar sempre ligada a leitura.

Para dar continuidade foi exibido um filme curta-metragem que tratou da inclusão social chamado de “Os Anjos do Meio da Praça”, que provocou reflexões e debate sobre nosso lugar de fala e a busca permanente da realização de sonhos.

Publicidade

Ainda no encontro, a coordenadora da Biblioteca Taynara Oliveira apresentou os objetivos do Clube e a Biblioteca Digital, e movimentou o mesmo fazendo com que todos falassem sobre suas experiências literárias.

Segundo dia

Na terça-feira (28), a Sociedade Amigos da Biblioteca Pública Municipal Patativa do Assaré em parceria com a Secretaria de Cultura celebrou os 20 anos da Biblioteca e os 11 anos do Ponto de Cultura da Cidade Poesia com a realização de uma live. Na ocasião ainda houve a solenidade de lançamento do volume 2 do livro ‘Vila Nova Cidade Poesia’, coletânea que reúne os poemas inscritos no IV Concurso de Poesia da biblioteca.

A equipe responsável pela produção do livro esteve presente na solenidade e é formada por: Marli Veloso e Núbia Rocha (organizadoras), Robert Kleber (capa) e Odali Freire (projeto gráfico).

A coordenadora da Biblioteca, Taynara Oliveira, apresentou a Comissão Julgadora do IV Concurso composta pelo poeta, professor e ator Vilebaldo Rocha de Picos-PI que integra a ALERP (Academia de Letras da Região de Picos), professora e escritora Eva Graça que no evento foi representada por Honorato Lima (integrante do Clube de Leitura Patativa do Assaré da Cidade de Alagoinha-PI e da ALVAR (Academia de Letras do Vale do Riachão), o poeta Daniel Gonçalves que é neto do poeta popular Patativa do Assaré e representante do Memorial Patativa do Assaré.

A comissão orientou as organizadoras do livro a incluir todas as poesias concorrentes do concurso no livro devido ao valor literário dos textos.

Publicidade

O concurso foi realizado por categorias. Na categoria Infantil, em 1° e 3° lugar, respectivamente, ficou Ana Clarissa e Josefa Maria, ambas presentes no evento. Na categoria Juvenil ficou em 1° lugar Carlos Eduardo e no 2° lugar José Borges, ambos marcaram presença.

Na categoria Adulto, Edivaldo Araújo alcançou o 1º lugar. Em 2° ficou o artista Apolônio Leal. Os colocados das categoria Adulto também marcaram presença. Na 3ª colocação ficou Leonardo Santos, que esteve representado pelo pai Lourinho Santos.

Além dos classificados, também foram mencionados artistas que tiveram sua produções publicadas no livro, que são: Ana Lara, Jaqueline de Sousa, Letícia Luz, Luizmário Eremita e Maria Luiza na categoria Juvenil e, na categoria Adulto os produtores literários são: Alice Júlia, Aurilândia Leal, Edilberto Lima, Heloísa Ramos, Luzia de Jesus
Marcilene Luz e Maurício Delfino.


Conteúdo relacionado: IV Concurso de Poesia em Vila Nova do Piauí está com inscrições abertas. Veja!


A Biblioteca Patativa do Assaré em Vila Nova foi inaugurada em 28 de setembro de 2001, na gestão do prefeito Arinaldo Leal.

Publicidade

O ex-gestor do município fez uso da palavra e parabenizou a professora Marli que está na militância em prol das políticas culturais, assim como mencionou também os educadores da Secretaria Municipal de Educação e todos os agentes que contribuíram e contribuem.

“É gratificante para a gente estarmos à frente do município no início de tudo isso […]”, revelou.

Arinaldo falou um pouco sobre a história da biblioteca e algumas reivindicações feitas para melhoria do espaço. O ex-prefeito em sua fala disse que está à disposição para somar junto aos vereadores e ao prefeito Edilson para expansão das estruturas.

LIVE

A live teve a apresentação do Grupo de Aeróbica Mulher Rendeira, que tem como monitora Thalia Oliveira e além dela a Orquestra Sanfônica – Padim Oscar, coordenada pela ´professora Socorro Eremita.

Entre os ativistas culturais o neto de Patativa do Assaré, Daniel Gonçalves, em seu discurso agradeceu ao convite e incentivou os poetas locais a prosseguir fazendo poesia.

Publicidade

“Eu gostaria de agradecer pelo momento e dizer que hoje em dia a poesia tem um poder muito forte, de tocar as pessoas de maneiras diferentes, além disso, quero parabenizar os poetas daqui e dizer que vocês vão longe demais”, disse Daniel Gonçalves.

Durante os 20 anos de existência, a Biblioteca foi medalhista de ouro no ranking geral e da Região Nordeste na fase 2020 da Recode Biblioteca. A coordenadora da Biblioteca, Taynara Oliveira, em seu discurso falou acerca dessa conquista.

“Para nós foi uma conquista imensa, passamos por um longo processo de avaliação do Programa Recorde, no qual ganhamos muitas experiências, participamos de várias formações, firmamos parcerias, realizamos algumas atividades e o fruto de tudo isso foi a conquista, fomos selecionados em primeiro lugar”, disse Taynara Oliveira.


Conteúdo Relacionado: Biblioteca Patativa do Assaré de Vila Nova conquista o 1º lugar no programa Recode Bibliotecas

Em Vila Nova, Biblioteca Patativa do Assaré é selecionada pelo Programa Recode


A Live foi conduzida pela professora e ativista cultural Marli Veloso que relatou durante a transmissão que toda essa trajetória valeu a pena, apesar das dificuldades enfrentadas ao longo dos anos.

“Como diz o poeta Fernando Pessoa  ‘tudo vale a pena, se a alma não é pequena’. Então valeu a pena toda essa trajetória”, disse Marli Veloso.

A mesma falou sobre todo o desenvolvimento do Livro desde o volume 1 até chegar no volume 2, sobre as dificuldades, a importância e o amor para com o mesmo. O livro foi organizado por Marli juntamente com a advogada e Núbia Rocha que esteve presente e falou de toda sua trajetória em Vila Nova, com Marli, com a Educação, Cultura e com o Livro Vila Nova Cidade Poesia.

Publicidade

Estiveram presentes o Secretário de Cultura, Miqueias Carvalho; a Secretária de Saúde, Almerinda Luz; representando o prefeito, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina; o secretário de Meio Ambiente, Adelino Oliveira; os vereadores, Dorgivaldo Lima, Eneas Abreu e Irmã Eliésia; a diretora da Escola Luiz Ubiraci de Carvalho, Ignez Silva; o ex-prefeito, Arinaldo Leal; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e presidente do CMDCA, Sandra Leal; a coordenadora da biblioteca, Taynara Oliveira; a professora e secretária de Administração e Planejamento Edinete Brito; os poetas, Vilebaldo Rocha, Daniel Gonçalves, Edvaldo Araújo, Apolônio Leal; a coordenadora da biblioteca, Taynara Oliveira; a advogada e professora Núbia Rocha.

Jailson Leal, Ricardo Veloso e Wesley Júnior, músicos integrantes do projeto “Música e Poesia em Tempos de Pandemia”, do Ponto de Cultura Cidade Poesia, finalizaram as duas noites de atividades literárias e culturais com um belo show que teve a participação especial de Daniel Gonçalves.

Veja as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS