Connect with us

MUNICÍPIOS

Vila Nova conquista, pela terceira vez, o Selo B do ICMS Ecológico de 2022

Publicado

em

O município de Vila Nova do Piauí conquistou, pela terceira vez, o Selo Ambiental na categoria B do ICMS Ecológico de 2022. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (07/12) pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR).

A gestão municipal de Vila Nova, que tem à frente o prefeito Edilson Brito, através da Secretaria de Meio Ambiente, gerida por Adelino Oliveira, alcançou 5 critérios dentre os exigidos na avaliação, obtendo 118 pontos mediante as ações de políticas públicas desenvolvidas em prol da preservação ambiental e melhoria na qualidade de vida.

O prefeito Edilson Brito externa a sua alegria e agradece aos envolvidos na conquista do selo.

“É motivo de muita alegria para nossa querida Vila Nova do Piauí receber, pela terceira vez, essa certificação do Selo Ambiental, onde o município irá receber mais recursos para darmos continuidade às ações já desenvolvidas. Assim vemos que estamos no caminho certo e sempre iremos trabalhar em prol do meio ambiente e da qualidade de vida da nossa população. Agradeço a todos os envolvidos que ajudaram e fizeram parte dessa conquista”, completou o gestor.

A bióloga do município, Genikelly Alencar, fala sobre o trabalho feito em prol da preservação ambiental e agradece a gestão pelo apoio.

“Pelo terceiro ano consecutivo logramos êxito na aquisição do selo ambiental, este ano com o selo B+. Resultado esse, que é fruto de muito trabalho e execução de diversas ações em diferentes eixos na preservação e combate à degradação ambiental. Em nome do secretário de Meio Ambiente, Adelino Oliveira, agradecemos a gestão do prefeito Edilson Brito por se colocar sempre à disposição para auxiliar na luta diária”, agradeceu.

O Selo Ambiental é o documento estadual de certificação de desempenho da gestão municipal de meio ambiente. A aquisição do Selo é condição para que os municípios possam ter acesso aos recursos oriundos do ICMS Ecológico, um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso à parcelas maiores do ICMS.

Publicidade

Os critérios de pontuação avaliados para que os municípios consigam o Selo Ambiental foram: Educação Ambiental; Índice de Desmatamento; Redução dos Riscos de Queimada; Conservação do Solo, Água e Biodiversidade; Identificação de Fonte de Poluição; Edificações Irregulares; Legislação sobre as Políticas Ambientais do Município.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS