Vila Nova do Piauí é destaque com 90% na alfabetização de crianças na idade certa avalia Unicef
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 11/04/15

Vila Nova do Piauí é destaque com 90% na alfabetização de crianças na idade certa avalia Unicef

O município de Vila Nova do Piauí, único da macrorregião de Picos, foi destaque no ano de 2013 com 90.9 % na alfabetização de crianças na idade certa (até os 8 anos de idade), somente uma criança não adquiriu as habilidades necessárias para ser alfabetizada. O resultado foi anunciado  durante apresentação dos resultados no prédio no II anexo do TCE.
A entrega da certificação está prevista para o mês de maio, momento em que será divulgado o resultado oficial. O programa tem o apoio do Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o Instituto Probem.

Estiveram presentes no evento a secretaria municipal de educação Gorete Leal e a coordenadora da educação infantil Eliene Luz.

Vila Nova ficou na 3ª colocação entre os municípios do Piauí que foram avaliados pelo Unicef. O município foi escolhido ainda para elaborar o plano de trabalho para a formação continuada do programa e mostrar para todos os municípios que participam da ação suas experiências, sendo espelho para todo o Piauí.

“A meta era atingir no mínimo 70%, e passamos de 90%, é motivo de orgulho para todos que fazem a educação municipal,” destacou Gorete leal, feliz pelo resultado.

meren.jpg

Para Arinaldo Leal, prefeito municipal, o município está de parabéns mais uma vez. “Vila Nova do Piauí está de parabéns conseguiu atingir a meta proposta pelo programa “Palavra da Criança”, alfabetizando 90.9% das crianças do 3º ano. Apenas uma criança não foi alfabetizada. Mas, o mérito é de todos, a secretária Municipal de Educação Gorete Leal pelo esforço, os diretores, os professores, coordenadores e as famílias assim como a professora Antonia Maria que desenvolveu um bom trabalho na coordenação do Programa em nosso município. Estamos de parabéns”, destacou o gestor.

DSC_0577.JPG

 

 

 

 

 

 

O “Palavra de Criança” é um programa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, que visa contribuir para a melhoria da gestão da educação nos municípios brasileiros com a finalidade de garantir a alfabetização das crianças na idade certa e tem como foco a criança do ciclo de alfabetização e pretende ao final do terceiro ano de escolaridade, dotar o educando de habilidades que o faça não só um leitor fluente, mas também usuário da escrita, capaz de produzir textos compreensíveis.

 

“A alfabetização dessas crianças na idade certa é uma grande vitória,” destacou o representante do Unicef no Piauí, Rui Aguiar.

Fotos: Arquivo da secretaria

DSC09439.JPG

Fonte: ASCOM-SEMED

 

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

MUNICÍPIOS

Estudantes fazem protesto para cobrar transporte escolar em cidade do Piauí

Os alunos da Escola Estadual Mário Coêlho Neto, em São Francisco do Piauí, realizaram um ato nesta quarta-feira, 17,   para cobrar a regularidade do transporte escolar. Os estudantes da cidade

MUNICÍPIOS

PM e PRF recuperam, em Monsenhor Hipólito, veículo roubado

Um veículo modelo Corolla GLI 1.8, Toyota, de cor preta, foi recuperado pela Polícia Militar e com apoio da Polícia Rodoviária Federal e GPM na cidade de Monsenhor Hipólito, na

NOTÍCIA DESTAQUE

Corpo de jovem é encontrado amarrado em lona plástica no interior do Piauí

O corpo de um jovem foi encontrado amarrado em uma lona plástica próximo ao Açude Caldeirão, na zona Rural de Piripiri, na tarde de terça-feira (10). Segundo a polícia, um