Connect with us

MUNICÍPIOS

VILA NOVA | Educação realiza culminância do projeto de leitura e escrita das escolas Professor Osvaldo e Plágida de França

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí, através da Secretaria de Educação, promoveu nesta segunda-feira (13), a culminância do projeto: “O mundo Mágico da Leitura e da Escrita” das Unidades Escolares Osvaldo José de Araújo “Professor Osvaldo” e Plágida de França, da Pré-escola II, do ano de 2021.

As professoras responsáveis pela formação educacional dos alunos, são: Maria Rivanilda de Sousa, Rozimar Maria de Sousa Silva, Marcillene Vilani de Sousa. Foram convidadas também as professoras Isabel Balbina de Brito, Josefa Joana de Sousa, Maria Filha de Sousa Nogueira, Maria Lúcia de Sousa Pereira, Sayonara Germano Gonçalves de Sousa, Percília Isabel de Araújo e Verônica Leal Bento, além das assistentes de turma: Sebastiana Joana de Sousa, Josefa Selioneide de Jesus Leal, Monaliza Maria Carvalho Sousa e Heloisa Ramos da Silva.

As mães Maria Filha de Sousa Nogueira e Jasmira Francisca Araújo Leal representaram a U.E Professor Osvaldo José de Araújo “Professor Osvaldo” e a U.E. Plágida de França, respectivamente.

A memória do Professor Osvaldo José de Araújo “Professor Osvaldo” foi representada por Joana Alzira de Sousa Araújo.

Após a menção das professoras e mães, aconteceu o momento de entrada dos 28 alunos: Ana Lívian Sousa Lima; Ana Rita Sousa Silva; Anita Lourrane Lima; Arthur Luz Paiva; Bianca de Jesus Leal; Dara Ruth Nogueira Silva; Davi Henrique Silva Medeiros; Davi Luccas Silva França; Eloane da Silva Hipólito; Emanuelly Leticia Silva Dias; Evelly Vitoria Rodrigues de Oliveira; Felix Jovelino da Silva Neto; Gleyce Esther Luz Brito; João Lucas Leal Brito; José Filho de Araújo Silva; Juliana de Lima Gomes; Kayky Rian de Brito Leal; Lara Emanuele Alencar Negreiros; Laura Beatriz Dias de Melo; Leidimário Leal Eremita; Liz Bezerra Barbosa; Lorrany Brito Santos; Maria Isis de Jesus Alencar; Maria Vitoria dos Santos; Mateus Leal Bezerra; Maysa Eloar Carvalho; Rair de Araújo Silva e Walter Wilton Mendes Sousa.

Em respeito a solenidade foi executado o Hino de Vila Nova do Piauí. Após o hino, as diretoras Alicinete Maria Bezerra e Luzia Francisca de Jesus, declararam aberto o momento solene aos alunos da Pré-escola II do ano de 2021.

Alicinete Bezerra, diretora da creche Professor Osvaldo em sua oratória desejou feliz natal a todos e declarou a alegria de conduzir a solenidade.

Publicidade

“É com imensa alegria que parabenizo a linda data que ora se inicia em suas vidas. Por este motivo nos educadores e toda equipe da escola professor Osvaldo desejamos que a partir de hoje vocês possam trilhar um mundo letrado, repleto de grandes desafios, Desafios este que envolvem a escrita, a leitura a intrepretação e o calculo. Que ao longo de todo esse tempo aprenderam com muito afinco, responsabilidade amor e muita dedicação […] a partir de hoje, cada um irá seguir o seu caminho, alguns irão com outros colegas para a mesma escola, outros não, mas este ano que passaram nesta escola não serão esquecidos. Lembrem sempre do que aqui aprenderam, sigam em frente e sejam muito felizes. Desejo a cada família do professor Osvaldo, amigos, convidados um feliz natal cheio de benção e muitas realizações”, concluiu Alicinete.

A diretora, Luzia Francisca, da Unidade Escolar Plágida de França, revelou durante seu pronunciamento que a solenidade representa bastante alegria.

“Este é um momento muito especial. Inesquecível. Não podemos sentir o que vocês, crianças do PRÉ II estão sentindo neste momento, porém podemos imaginar o que este momento representa para vocês. Para muitos a realização de um sonho, para outros a conquista de uma vitória cheia de obstáculos. Neste momento vocês estão proporcionando muita alegria, orgulho e emoção para os seus pais e pessoas queridas aqui presentes. Eu me sinto honrada em iniciar a etapa de suas vidas estudantis como gestora. Cabe a mim a responsabilidade de transmitir uma mensagem que traduza o sentimento de todos os professores e equipe escolar aqui representados”, declarou.

A coordenadora da Educação Infantil, professora Ana Maria, na solenidade deu boas-vindas as crianças, pais e/ou responsáveis por prestigiarem culminância do Projeto “O mundo mágico da leitura e da escrita”.

“Aqui saúdo a mesa de Honra na pessoa do gestor municipal Edilson Edmundo de Brito, juntamente com a secretária municipal de Educação, a professora Antônia Maria Alencar Silva, a qual saúdo todos os presentes nessa noite tão especial. Quero aqui falar um pouco do trabalho que foi desenvolvido, durante esse 03 meses, sobre leitura e escrita com as nossas crianças da Pré-escola II. Foram trabalhados os portfólios “os cantinhos de leitura” tudo desenvolvido com as mãos dos nossos queridos professores. Foi um compromisso e dedicação que eles têm em se preocupar com o ensino e aprendizagem de nossas crianças de Vila Nova do Piauí. Gostaria também de agradecer as diretoras Alicinete Maria Bezerra e Luzia Francisca de Jesus pelo compromisso que têm com a educação e com o futuro de nossos pequenos. Deixo aqui a frase que diz assim: leitura é se envolver em aventuras, contos e fantasias. Quero agradecer aos pais e professores que são peças fundamentais no ensino-aprendizagem. Muito obrigada e fiquem com Deus. Feliz Natal e um próspero ano novo cheio de muitas bênçãos e muitas conquistas. A palavra de hoje é apenas gratidão. Eu faço parte dessa história”, disse a coordenadora.

No pronunciamento do prefeito Edilson Brito, ele saudou a mesa de honra, professores, diretores, secretários, coordenadores escolares e parabenizou os professores pelo trabalho e dedicação.

“Quero parabenizar os professores, a Alicinete que é diretora da escola pelo seu trabalho, dedicação e competência que ela tem. Minha gratidão e parabéns pelo que ela tem feito. Parabenizar os pais presentes e os nossos queridos alunos que estão concluindo essa etapa muito importante na vida, que já estão crescendo na leitura e no saber, e junto com a família que é a base de tudo. Só agradecer aos professores e toda equipe que faz parte da educação”, disse o prefeito Edilson.

Na solenidade, o vice-prefeito, Manoel Bernardo, o Belim, fez seu pronunciamento, deu boas-vindas a todo o corpo docente, aos pais e todos os presentes na formatura.

“Quero parabenizar e desejar sucesso e dizer que estamos à disposição para cada dia mais, contribuir com a educação de vocês. Quero desejar a todos um feliz natal e feliz ano novo. Que possamos ter 2022 com escola presencial para todos e que tudo volte ao normal”, falou o vice-prefeito.

A secretária de Educação, professora Antônia Maria, também fez uso da palavra. Na ocasião leu um texto e saudou as crianças.

Publicidade

“Foi muito bom conviver com vocês e sei que vocês também gostaram […] só tenho a agradecer a todos os funcionários dessa escola. Aos serviços gerais que tem maior dedicação, aos professores, aos pais de alunos, equipe da secretaria da escola, a diretora, coordenadora, tanto daqui como a do São João Batista e todos da Secretaria Municipal de Educação de Vila Nova do Piauí”, disse mencionando a diretora Luzia da Unidade Escolar Plágida de França, pelo empenho e dedicação. “Quero parabenizar a gestão de Edilson [… ] a Alicinete que é muito empenhada com essa escola […]”, concluiu o pronunciamento a secretária, Antônia Maria.

Ao final do evento o público apreciou a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos da Pré-escola II das Unidades Escolares Osvaldo José de Araújo “Professor Osvaldo” e Plágida de França.

A mesa de honra foi composta pelo prefeito municipal Edilson Edmundo de Brito; o vice-prefeito, Manoel Bernardo Leal; a secretária de Educação, Antônia Maria de Alencar Silva; a coordenadora, Ana Maria de Alencar; as diretoras Alicinete Maria Bezerra, Luzia Francisca de Jesus e as secretárias: Medianeyre da Silva Abreu (Mayra Ravenny Silva Abreu), Marcos Antônio da Silva Leal e Maria Ireneide Leal Luz.

Confira as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS