MUNICÍPIOS

VILA NOVA | Educação realiza o 1º Percurso Formativo do Programa PRO Alfabetização na Idade Certa; fotos

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí, na gestão do prefeito Edilson Brito, por meio da Secretaria de Educação do município que tem à frente a secretária Antônia Maria, realizou o 1º Percurso Formativo do Programa PRO Alfabetização na Idade Certa (PPAIC). O programa é coordenado em Vila Nova pela professora Jasmira Leal.

O PRO Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí para implementar, em regime de colaboração com os municípios, uma política de Estado para a Alfabetização na Idade Certa, com o propósito de assegurar as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático e, consequentemente, com habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma.

Secretária de Educação de Vila Nova, professora Antônia Maria.
Coordenadora do programa em Vila Nova, professora Jasmira Leal.

O 1º Percurso Formativo teve duração de três dias. O primeiro encontro aconteceu na sala de reunião da Secretaria de Educação, na última sexta-feira (1º), tendo como público-alvo os gestores escolares.

Em continuidade com o evento, na última segunda-feira, dia 4, pela manhã, também na sala de reunião da secretaria, aconteceu a formação com professores da Educação Infantil lotados nas turmas de Pré-escola I e II. A formadora da Educação Infantil é a professora Ana Maria.

Formadora da Educação Infantil, professora Ana Maria.

O encerramento do percurso aconteceu nesta terça-feira, dia 5, durante manhã e tarde, também na sala de reunião da Semede. O encontro teve como público-alvo professores do Ciclo de Alfabetização de 1º e 2º ano.

Na ocasião a formadora regional do PPAIC, Valdívia, técnica de ensino da 16ª Gerência Regional Educação (GRE), explica que a formadora municipal Marciana ficará a frente ao longo do ano da formação dos professores do Ciclo de Alfabetização.

Formadora regional da 16º GRE, Valdívia.

“Pude perceber que os professores daqui do município são engajados. Muitos já colocam em prática em sala de aula. Estou vendo uma excelente participação da secretária de Educação e de toda equipe do pro alfabetização aqui no município”, enfatizou a formadora.  

De acordo com Valdívia, o programa PRO Alfabetização na Idade Certa dispõe de suporte para os professores em relação ao componente curricular de Língua Portuguesa.

“Teremos material didático de apoio. Os professores vão receber esse material ainda nesse primeiro semestre para dar suporte para a prática deles em sala de aula nesse retorno após dois anos de pandemia, visando o desenvolvimento do aluno no que se refere à questão do letramento”, explicou a formadora regional.  

Veja abaixo fotos do 1º, 2º e 3º dia.

Publicidade

1º dia

2º dia

3º dia

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile