Vila Nova do Piauí

Açude do Bom Jardim é reformado, ampliado e inaugurado em Vila Nova do Piauí

Publicado

em

Promover melhorias e desenvolvimento para Vila Nova do Piauí é um dos maiores objetivos da gestão ‘Trabalho e Compromisso’ do prefeito Edilson Brito. Desta vez, através do Governo do Estado, a população vila-novense foi beneficiada com uma importante obra que irá contribuir significativamente com a comunidade e o trabalho do homem do campo, em especial com a pecuária.

No fim da tarde deste último sábado (10) o prefeito Edilson, o vice-prefeito Belim, vereadores, secretários, autoridades locais e a população em geral receberam o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico SDE/PI, Igor Neri, para inauguração da reforma e ampliação do Açude Bom Jardim, localizado na zona rural do município.

Além do Bom Jardim, o açude quando capta água no período de chuvas, abastece as localidades Algodões, Abaixado e Alto Alegre.

Um Indicativo de Projeto de Lei nº 005 de iniciativa do Vereador José Demervaldo de França – o Crégio França, que dispõe sobre a criação do nome do Açude da localidade Bom Jardim foi enviado para a Câmara Municipal, e será votado na próxima sessão, dia 22 de setembro. Se o PL for aprovado, o Açude receberá o nome de Francisco Josias de Sousa, uma homenagem ao pai do ex-vereador Severo Sousa.

“O seu Francisco Josias dedicou a sua vida a agricultura e a pecuária nas terras vila-novenses, exatamente na localidade Bom Jardim, viveu 70 anos e construiu uma grande família. Pai do ex-vereador Severo Francisco de Sousa e de mais 2 filhos, faleceu em 1989, mas deixou um grande legado e uma grande história de vida e honestidade que deverá ser eternizado na história do município”, justificou o vereador Crégio França.

O ex-vereador Severo Sousa, agradece a Gestão Municipal pelo reconhecimento, bem como pela reforma e ampliação em nome de toda família Josias.

“É de muita importância esse açude porque atende todas as comunidades circunvizinhas, então o Edilson fez essa reforma muito bem feita e estamos todos prazerosos e satisfeitos com a reforma que foi feita no Bom Jardim”, disse.

O jovem Erisvaldo, que trabalha na Rede Municipal de Educação e mora em uma localidade vizinha do Bom Jardim fala da importância da obra para a população.

“Estamos na inauguração desta obra de uma grandeza tão importante porque serve tanto para o consumo de água dos bovinos, quando para a piscicultura. É uma obra muito bem organizada pelo prefeito Edilson Brito que só tem a acrescentar para a população da região”, disse o professor.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Igor Neri, um dos maiores responsáveis pela realização da obra, reafirmou o seu compromisso com o povo vila-novense e parabenizou a gestão por se preocupar além da sede com as comunidades da zona rural.

Publicidade

“A única reforma que foi feita neste açude foi em 83, então quero parabenizar mais uma vez o Edilson e o Belim porque sempre são preocupados não só com aquelas obras rotineiras da administração que é o calçamento e a estrada. Este já é segundo que a gente faz e eu como secretário de desenvolvimento estou muito feliz por poder vir aqui entregar o recurso para aquele que mais precisa que é o pequeno agricultor”, pontuou.

Encerrando os pronunciamentos, o prefeito Edilson Brito junto ao vice-prefeito, Belim reafirmaram o compromisso com a população e agradeceram ao secretário do SDE/PI, Igor Neri, por mais um pedido atendido.  

“Em toda a minha gestão uma das coisas que mais lutei foi em relação a açudes e barreiros abandonados. Conseguimos fazer o do Retiro com recursos da secretaria do Igor, conseguimos agora o do Bom Jardim. Então, temos que lutar e buscar porque quando a gente corre atrás dessas melhorias para nossa região, nós conseguimos captar água e as pessoas podem trazer seus rebanhos de gado e ovinos, então é algo que vai ser útil e é um esforço que sempre tive na minha gestão e vou continuar”, disse Edilson.

Por fim, o cerimonialista Iago Sousa relembrou algumas obras importantes construídas, reformadas e/ou ampliadas na zona rural, como: a conclusão da UBAS do São João Batista, que além de médico conta com atendimento de dentista, fisioterapeuta e ambulância própria; a reforma do cemitério; mercado público e academia de saúde; obras de calçamento e asfalto; adutora de Mocos e Algodões, e recuperação de estradas vicinais.

Além das presenças já citadas, prestigiaram a solenidade a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina; o secretário de Governo, Erivan Brito e sua esposa, Almerinda Luz; a secretária de Saúde, Kátia Leila; a secretária de Educação, Antônia Maria e o chefe do departamento de obras, Reinaldo Jovelino; o secretário de Agricultura, Antônio Tiago; o secretário de Cultura, Miqueias Carvalho; o secretário de Meio Ambiente, Adelino Oliveira; os vereadores Adonelys Araújo, Cregio França e Flávio Sousa; as lideranças Sandra Leal (presidente do STTR), Adão Frutuoso, a professora Ignez Silva, Luiz Acelino, Dadá Tiago, o ex-vereador Nena, Dr. Tássio Barbosa e o empresário Geraldinho.

Confira as imagens:

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile