Connect with us

Vila Nova do Piauí

AGOSTO DOURADO | Saúde de Vila Nova promove roda de conversa e incentiva a amamentação

Publicado

em

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu no fim da tarde desta última quinta-feira, 19 de agosto, uma Roda de Conversa em alusão ao “Agosto Dourado”, mês que simboliza a promoção do aleitamento materno e tem como foco orientar toda a sociedade para este assunto.

O encontro aconteceu no Ponto de Cultura Cidade Poesia, designado para gestantes, puérperas e mães de crianças com idade entre 0 a 6 meses.

Roda de Conversa: Agosto Dourado

A abertura do evento foi realizada pelo enfermeiro, Dayro Coutinho, que explicou sobre a objetividade da ação, e destacou: “Agosto é considerado o mês oficial para a promoção e defesa da amamentação através de ações de conscientização sobre a importância do aleitamento materno”.

Enfermeiro Dayro Coutinho

Em seguida, Dayro Coutinho apresentou a composição da mesa de honra compostas pelo prefeito Edilson Brito, vice-prefeito Belim, Secretária de Saúde, Almerinda Luz, vereadores Cregio França e Enéas Abreu, e os mediadores da roda de conversa, que são: o pediatra, Dr. Diogenes Policarpo, a nutricionista Auriléia Paiva e a fisioterapeuta Samanda Benevides.

Na ocasião a secretária municipal de saúde, Almerinda Luz, saudou todos os participantes com boas-vindas enaltecendo a campanha a importância do “Agosto Dourado” como forma de incentivo à amamentação.

Secretária de Saúde, Almerinda Luz e gestante

“Agradeço a todos pela presença e quero dizer que é um momento importante, pois, vamos falar sobre o Agosto Dourado que é um mês de incentivo à amamentação. Amamentar é ouro”, acolheu a secretária de saúde de Vila Nova do Piauí.

O pediatra, Dr. Diogenes Policarpo, que iniciou a conversação, mediou sobre a importância do aleitamento materno para o bebe nos primeiros 6 meses de vida, ainda chamou a atenção dos presentes, explicando que além do valor nutricional, o leite é um alimento completo que funciona como vacina, antibiótico e medicamento para todos os tipos de doenças que a criança pode apresentar.

Pediatra, Dr. Diogenes Policarpo

“Primeiramente quero dizer que é um prazer retornar a querida Vila Nova a convite do nosso amigo, o prefeito Edilson e da secretária Almerinda. Para mim na condição de pediatra, o tema aleitamento materno é muito importante porque o aleitamento hoje é um dos alimentos mais completos que a mãe pode prover para o seu filho. Então, consideramos o leite como um alimento extremamente completo, pois, ele evita muitos problemas na infância como, infecções e ajuda a mãe no tocante ao laço com o bebê. Sem dúvida alguma é o elixir da vida porque assegura uma vida mais saudável para os dois”, explica o pediatra.

Em continuidade, a fisioterapeuta Samanda Benevides, mediou explicando como a criança deve ser amamentada, o posicionamento correto, a pega, a sucção, ou seja, formas que possam ajudar as mães a conseguirem amamentar sem passarem por alterações que ocasionem a interrupção do aleitamento materno através de cuidados e prevenção.

Fisioterapeuta Samanda Benevides

“No encontro irei abordar sobre os problemas que as mães enfrentam no período de amamentação, proporcionar uma ajuda como se fosse uma consultoria na forma como a criança deve ser amamentada, o posicionamento, a pega, a sucção, ou seja, formas que possam ajudar as mães a conseguirem amamentar sem passar pelo sofrimento inicial que são normalmente as alterações que acontecem no primeiro mês após o nascimento do bebê por conta de mau posicionamento ou de uma pega errada da criança, e elas acabam sofrendo algum tipo de alteração como fissuras ou bolhas, e interrompem a amamentação. São coisas que podem ser prevenidas com orientações prévias”, explica a fisioterapeuta.   

A nutricionista do NASF e mediadora do encontro, Aurileia Paiva, enfatizou como irá contribuir com as gestantes e puérperas durante a roda de conversa, falou sobre a importância dos municípios desenvolverem ações sobre o tema, bem como a importância da promoção de encontros alternativos para incentivar o público e promover novos conhecimentos.

Publicidade
Nutricionista Aurileia Paiva

“Eu como nutricionista estarei enfatizando sobre a importância de amamentar, e desmistificar os mitos e verdades sobre a questão da amamentação. É uma ação louvável incentivada pelo Ministério da Saúde que prioriza a Campanha Agosto Dourado, mas infelizmente nem todos os municípios pensam assim, alguns acham que já é rotina. Sendo que é extremamente necessário chamar a atenção das gestantes e puérperas para que elas possam a cada dia ficar sabendo mais sobre a importância da amamentação, não só nas consultas de rotina nos Postos de Saúde, mas através de eventos com brincadeiras, dinâmicas e premiações para que elas possam se sentir mais importantes neste dia”, pontuou a nutricionista.  

O prefeito Edilson Brito e o vice-prefeito Belim, que participaram do encontro, parabenizaram a Secretaria de Saúde pela iniciativa, agradeceu pela disponibilidade e contribuições dos mediadores, bem como a todos que atenderam o convite e participaram da roda de conversa.

Prefeito Edilson Brito

Ao final do pronunciamento, o gestor Edilson Brito aproveitou a oportunidade para anunciar que o município irá realizar uma licitação para contratar os serviços do pediatra Dr. Diógenes, para atender a cada quinze dias as crianças vila-novenses.

“Quero dizer que nossa gestão apoia essas ações e parabeniza a Secretaria pela iniciativa. Vila Nova é um dos municípios que mais investe em saúde, dessa forma, temos seis profissionais que integram a equipe médica e atendem desde o recém-nascido até outras idades que necessitam de atendimento, em diversas áreas. Aproveito a oportunidade para anunciar que conversei com o Dr. Diógenes e iremos fazer a licitação para que ele venha atender no município. Vamos preparar a documentação para que no próximo mês ele inicie os atendimentos com as nossas crianças, e a nossa grade passará a ter sete médicos”, destacou Edilson.

Prefeito Edilson Brito e pediatra Dr. Diógenes

Ao final do encontro, houve a entrega de lembrancinhas e foi ofertado um lanche para todos os presentes.

Além das presenças já citadas e do público-alvo que atendeu o convite e se fizeram presentes, participaram ainda, a Secretária de Administração, Edinete Brito; o secretário de Cultura, Miqueias Carvalho; a odontóloga Dra. Taíse; a diretora da UBAS, Katia Leyla; Agentes de Saúde e demais profissionais da Saúde.

Fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS