Connect with us

DESTAQUES

Agricultor de Vila Nova do Piauí colhe 10 mil melancias e supera safra de 2022; expectativa é para mais toneladas

Publicado

em

O agricultor, Marciano Ramos de Carvalho, da cidade de Vila Nova do Piauí, já colheu em 2023, dez mil melancias. A expectativa para a safra é que pelo menos 2 toneladas sejam colhidas ainda nos próximos dias.

Marciano durante entrevista lembrou da trajetória de seu pai Nicolau Francisco de Carvalho (in memoriam) que produzia melancias em Vila Nova.

Hoje Marciano é considerado um dos maiores produtores do município. “Estou feliz em retirar essas melancias. Tenho prazer muito grande”.

O fruticultor disse ainda que uma das melancias chegou a pesar 24 quilos, medir 1 metro e 05 centímetros de comprimento e 28 centímetros de largura. Para ele foi maior gerada em seu campo.

Melancia chegou ao peso de 24 kg

“Essa foi a maior melancia que tirei na vida”, relevou.

O produtor destacou que fez o plantio no dia 08 de dezembro de 2022. Uma das espécies é conhecida como Charleston (sem listras). A outra é listrada.

Marciano Ramos com melancia de 18 kg na sede do STTR de Vila Nova do Piauí

Marciano já fez vendas para Campos Sales e de lá os frutos seguiram abastecendo demais cidades do Ceará.

O agricultor disse que esse ano de 2023 superou a safra anterior. Em 2022 foram retiradas 8 mil unidades.

Publicidade

“Esse ano bateu o recorde a safra de minha melancias. Em vista outros anos atrás nunca deu melancia desse tanto”, contou.

Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) revelam que a melancia fica pronta para a colheita de 80 a 110 dias depois do plantio. Quando ela está madura, a parte em contato com o chão fica amarelada.

As melancias alongadas chegam a pesar entre 09 e 22 quilos. A Embrapa revela alguns cuidados que devem ser adotados. Ao colher a melancia é importante deixar o talo na fruta para evitar a podridão depois da colheita.

De acordo com a empresa pesquisadora cada pé pode produzir até 30 quilos de melancia. Na extensão de 1 Ha é possível produzir de 20.000 a 50.000 quilos.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS