Connect with us

Vila Nova do Piauí

Alunos da rede municipal de Vila Nova debatem enfrentamento ao racismo com o Cine Consciência Negra

Publicado

em

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí através da Secretaria Municipal de Cultura, e Comissão Intersetorial do Selo Unicef, promoveu nesta sexta-feira (25), uma atividade de conscientização sobre o enfrentamento ao racismo e em alusão à passagem do Dia da Consciência Negra (20 de novembro) com estudantes da rede municipal de ensino.

O Cine Consciência Negra foi apreciado pelos alunos do ensino fundamental e médio das Unidades Escolares, Luiz Ubiraci de Carvalho, Zacarias Manoel da Silva e Sabino Gomes de Lima que assistiram à exibição do filme “Monstro”.

O produto cinematográfico conta a história de um adolescente negro que se envolve em um roubo que termina em tragédia, a partir daí, ele precisa lutar para provar sua inocência perante um sistema de justiça que já o condenou enquanto é considerado um monstro pela sociedade.

Ao professora Maria Cândida foi quem acompanhou os estudantes durante o cinema. Ao fim da exibição ela os convidou para debaterem sobre a temática central do filme: o racismo.

A professora levantou questionamentos acerca do tema principal incluindo a discussão sobre preconceito, preconceito racial, esteriótipos, privilégios e discriminação contra pessoas negras.

Maria Cândida explicou à nossa redação que esta atividade faz parte das várias outras já desenvolvidas em sala de aula que abordam a cultura africana.

“Nós trabalhamos essa temática não só no mês de novembro em razão do Dia da Consciência Negra, afinal, a Lei 10639 já aborda que o professor tem que trabalhar em sala de aula a cultura afro-brasileira e africana. A gente trabalha também com a questão do pertencimento que temos em relação à África e a contribuição da histórica africana, afinal, o Brasil é o país que tem mais afrodescendentes no mundo”.

A docente também destacou que nosso país é um dos que mais guradam as sequelas da escravidão e do racismo ao longo de sua história, e que por isso, a temática se torna relevante de ser trabalhada com os alunos.

O secretário de cultura e articulador do Selo Unicef, Miqueias Carvalho, participou do Cine, em entrevista, ele falou da alegria com o evento, explicou o objetivo e fez seus agradecimentos.

Publicidade

“É motivo de grande alegria estarmos hoje aqui nesse evento que é uma realização da comissão intersetorial do selo UNICEF. Uma ação sobre o enfrentamento ao racismo e outras violências. Daí a gente fez uma parceria com as escolas Sabino Gomes de Lima, Luiz Ubiraci de Carvalho e Zacarias Manuel. Quero agradecer também as diretoras que se empenharam e toda a comissão e Maria Cândida por aceitar o convite de acompanhar os estudantes. O objetivo principal é fazer menção sobre o dia 20 de novembro, Dia da Consciência negra, ao enfrentamento ao racismo estrutural, ao preconceito e o enfrentamento de todas essas violências”.

Apesar de a escravidão ter sido abolida em 1888, de acordo com o “Atlas da Violência” no Brasil em 2019, 75,5% das vítimas de assassinato no país eram negras e, na década compreendida entre 2007 a 2017, o percentual de negros vítimas de homicídio cresceram 33,1%, sendo essa proporção maior nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, e Alagoas.

Mais imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS