DESTAQUES

Após enfrentar grandes desafios, jovem conclui graduação e ser torna o 1⁰ engenheiro civil de Vila Nova do Piauí. Confira!

Publicado

em

A graduação acadêmica é um sonho almejado por muitos jovens no Brasil, que desejam trilhar o caminho para um futuro melhor. Essa conquista requer sacrifícios, resiliência e árduo trabalho para conseguir concluir uma jornada de grandes desafios.

Dessa vez, o portal Cidades na Net conta a história de Laiânderson da Silva Leal, um jovem de 24 anos da cidade de Vila Nova do Piauí, que como tantos outros, sempre teve objetivos em relação aos estudos e após passar por tudo que lhe desafiava, finalmente concluiu sua graduação e formou-se em Engenharia Civil.

Sua história

Filho de Leonardo Leal e Irma Silva, ambos agricultores do município de Vila Nova, Laiânderson estudou durante toda sua vida em escolas públicas, cursando o ensino fundamental na Unidade Escolar Sabino Gomes de Lima, na referida cidade.

Ao concluir o 9⁰ ano, realizou o classificatório no Instituto Federal do Piauí – Campus Picos, obtendo 45 pontos, sendo a maior nota entre todos os concorrentes. Este resultado classificou Laiânderson em primeiro lugar para o curso de Eletrotécnica integrado ao ensino médio.

Ao decorrer do estudos, o jovem conta que sempre teve uma certa admiração por uma matéria específica.

“A matemática sempre foi uma paixão; outras disciplinas sempre necessitavam de mais atenção, enquanto em matemática, eu lembrava até o lado do quadro onde o cálculo foi feito”, contou.

Publicidade

Alinhado a esse amor pela matemática, o rapaz revelou também que pelo fato de ter trabalhado e gostado de construções, escolheu o curso de Engenharia Civil para cursar.

Graduação

No ano de 2019, o vila-novense realizou a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), conseguiu uma vaga na Universidade de Campina Grande, no estado da Paraíba.

“O apoio da minha família, amigos e mentores foi crucial durante essa transição. Eles me ajudaram a superar obstáculos e a adaptar-se ao novo ambiente acadêmico”, destacou.

A partir desse momento, após ingressar na Universidade, Laiânderson revela que os primeiros anos do curso foram desafiadores. Matérias complexas, dividir o apartamento com outros estudantes, necessidade de adaptação ao novo ambiente e a pressão para manter um bom desempenho testaram sua resiliência.

No decorrer da graduação, programas assistenciais da Universidade, a exemplo do auxílio-moradia e restaurante universitário (RU), ajudavam com os custos, necessitando de boas notas para manter o benefício, pagar as contas e continuar estudando.

Faltando dois anos para concluir o curso, o então estudante acadêmico disse que para buscar evolução profissional, aproveitou ao máximo o que os estágios tinham a oferecer.

Publicidade

“Foram dias difíceis, conciliando o dia a dia nas obras, as atividades domésticas e as disciplinas na Universidade. Os estágios traziam grandes aprendizados, mas, em troca, tomavam muito tempo. As férias deixaram de existir; por meio de acordos com engenheiros, eu conseguia uma ou duas semanas para visitar meus familiares”, comentou ao falar da fase dos estágios.

Nesses dois últimos anos do curso, Laiânderson também contou que passou por quatro construtoras e cinco obras diferentes, buscando extrair todo conhecimento que pudesse.

Formatura

Ao passar por essa grande jornada acadêmica, o jovem Laiânderson recebeu o diploma e se tornou o primeiro engenheiro civil da cidade de Vila Nova, acumulando uma longa história de superação e trabalho duro até conquistar o seu sonho.

A formatura de Laiânderson aconteceu no dia 02 de julho, em um Centro de Eventos em Campina Grande (PB), com a presença dos seus pais, Leonardo e Irma; sua namorada, Adjanira; seus padrinhos, o prefeito de Vila Nova e empresário Belim Leal e a advogada e professora Núbia Rocha; e os amigos Arinaldo Leal (ex-prefeito de Vila Nova) e Dorgivaldo Lima (presidente da Câmara Municipal de Vila Nova). Outros colegas também participaram da comemoração após o evento de formatura.

O mais novo engenheiro civil afirma estar preparado para seguir em sua carreira profissional.

“Com o diploma em mãos e a experiência adquirida, sinto-me confiante para enfrentar novos desafios. Sou imensamente grato a Deus por toda a inteligência e discernimento que me foram dados”, falou em tom de agradecimento.

Publicidade

Em sua fala final, Laiânderson agradeceu a todos que estiveram com ele no decorrer desse tempo.

“Agradeço aos meus pais, Leonardo Leal e Irma Silva, por todo o amor, dedicação, incentivo e cuidado ao longo da minha vida. Aos meus padrinhos, Manoel Bernardo e Núbia Rocha, pelo incentivo na carreira, aos amigos Arinaldo Leal e Dorgivaldo Lima, por sempre estarem dispostos e solícitos a ajudar, a minha namorada Adjanira Leal por todo apoio e organização da comemoração e a todos os meus amigos que me acompanharam durante minha jornada estudantil, quero dedicar um agradecimento especial. Isso inclui meus colegas de apartamento, tanto aqueles do ensino médio integrado ao técnico, como aqueles que compartilharam a mesma residência comigo ao longo da graduação. Todos vocês desempenharam um papel fundamental em minha vida acadêmica. Essa conquista não é somente minha; é de todos vocês. Muito obrigado”, finalizou.

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile