Connect with us

Legislativo em Foco

Câmara de Vila Nova realiza última sessão do ano e homenageia vereadores; fotos

Publicado

em

Nesta sexta-feira, 11 de dezembro, a Câmara de Vereadores de Vila Nova do Piauí realizou a 12ª Sessão Ordinária do 4º período da 6ª legislatura.

A última sessão do ano de 2020 foi marcada pela aprovação do PL que institui no calendário do município da data de 13 de dezembro como o Dia do Vaqueiro. De autoria do vereador Francisco Dantas, o Nena, (PSD), o Projeto de Lei nº 015, foi encaminhado e aprovado pela Casa Legislativa por unanimidade.

Na sessão, o autor do PL justificou como sendo um reconhecimento e resgate da cultura nordestina que simboliza a bravura do vaqueiro. “Essas pessoas já se foram, mas hoje o trabalho ficou e serviu para que Vila Nova esteja com retrato”, disse.

O parlamentar também encerra o mandato no próximo dia 31 do corrente mês. “Com todos os trabalhos e dificuldades fiz o papel de um vereador atuante e fiquei muito feliz com esse grupo que trabalhei. Obrigado a todos os meus colegas e ao público que me deu essa oportunidade de aqui estar. Quero agradecer a Deus e as pessoas pela votação nas últimas eleições”, agradeceu Nena.

A Lei nº 206 aprovada pela Câmara de Vereadores segue para sanção do prefeito Edilson Brito.

Publicidade

A sessão foi marcada também por homenagens aos vereadores que encerram o mandato neste ano, bem como foi apresentado o balanço de ações do presidente Flávio Adão de Sousa à frente da Mesa Diretora.

Pronunciamentos

O vereador Severo Sousa no uso da palavra fez agradecimentos a Deus e a família bem como ao povo de Vila Nova. “Hoje é a última sessão do meu mandato. Quero pedir desculpas e fazer meus agradecimentos aos ex-prefeitos, ao prefeito, aos vereadores e ao povo”, agradeceu citando também os nomes dos vereadores que já passaram pela casa e presidiram o legislativo. “Agradeço ao povo de Vila Nova que confiou e voltou em mim durante os seis mandatos. Minha mensagem é de paz e que os nobres vereadores eleitos continuem trabalhando para Vila Nova”, concluiu.

O vereador de Deijano Lima, que foi reeleito em Vila Nova também fez uso da palavra para proferir agradecimentos ao povo, à família e ao prefeito Edilson Brito.

“Vila Nova é um lugar que existem muitas obras feitas e também em andamento. É lugar de um povo que corre atrás para cada vez melhorar. Muito obrigado às pessoas que depositaram voto de confiança em mim. Estarei sempre à disposição. Nesta última sessão aproveito para desejar um feliz Natal cheio de paz e harmonia para as pessoas. Um feliz ano novo e se Deus quiser que venha melhor. Peço a população que tenha muito cuidado nesses últimos dias do ano, pois é o período que haverá festas para que assim não tenhamos mais perdas no nosso município”, disse. “Que a gente possa se livrar dessa doença que é a Covid-19. Essas são minhas palavras por essa gente que tenho carinho e estou à disposição para ajudar  no que for possível”, concluiu.

Publicidade

O vereador Roberto Moura do PSD agradeceu a todos. “É o momento de agradecer aos vereadores pelos trabalhos desenvolvidos aqui na casa onde foram aprovados requerimentos e projetos de lei. Esse é o nosso trabalho […] Peço desculpas aos vereadores e ao povo de Vila Nova. Agradeço pelos 173 votos e quero agradecer aqui ao Prefeito Municipal que vem trabalhando em plena pandemia. Parabéns ao prefeito reeleito Edilson Brito e o vice Belim. Dia 1°de janeiro de cabeça erguida vamos seguir na luta. Um Feliz Natal para todos os vila-novenses e aos meus colegas vereadores”, pronunciou Roberto.

À frente por 08 anos, a vereadora Maria das Dores, a Bibia de Benício, que encerra o mandato no próximo dia 31 também fez uso da palavra para reconhecer o trabalho e prestatividade dos colegas durante seus dois mandatos.

“Agradeço a Deus pelos 08 anos de mandato. Deixarei a casa, mas em meu lugar estará assumindo o meu filho e o que eu não fiz ele vai fazer. Agradeço ao prefeito Edilson Brito e ao ex-prefeito Arinaldo. Peço a Deus que logo acabe com essa pandemia […] Agradeço a todas as pessoas que confiaram os 164 votos em mim. Vou deixar a casa, mas não vou deixar os vila-novenses não. Sempre serei a mesma e o que puder fazer por cada um de vocês eu farei. Deixo um forte abraço a todos povo de Vila Nova”, concluiu a vereadora Bibia de Benício. “Quero agradecer a cada vereador aqui presente pela confiança em eu ser tesoureira dessa casa durante 8 anos. Agradeço de todo coração”, concluiu.

O assessor de comunicação da Casa Legislativa, Iago Sousa, também fez os agradecimentos em nome de todos. Em suas palavras destacou um novo momento na política de Vila Nova e mencionou os parlamentares, ex-parlamentares, servidores, equipe técnica.

“Vila Nova sempre me acolheu muito bem. Chegamos nessa casa no mandato do vereador Roberto, passando posteriormente ao mandato do vereador Adonelys e do Flávio Sousa. A vocês nossa gratidão”, agradeceu.  “Saúdo todos aqui da câmara: o assessor jurídico Felipe, contador Jailton, a Thalyta e toda equipe de comunicação, o Ailton e Klebim que comanda o rádio e as artes visuais e tem levado as sessões até o povo. Saúdo o vice-prefeito Antônio Tiago que marca presença e o vice-prefeito eleito Manoel Bernardes, juntamente com o prefeito reeleito Edilson. Desejo que façam um bom mandato e que continuem a trabalhar pelo desenvolvimento e pelo povo e que Vila Nova continue sendo referência no Ideb, na Saúde”, concluiu Iago Sousa

Publicidade

O vice-prefeito em exercício, Antônio Tiago, fez saudações aos nobres vereadores e no momento de sua fala destacou o bom trabalho do contador Jailton. Na ocasião o vice-prefeito teceu elogios destacando todos os trabalhos realizados pelo profissional da contabilidade que surtiram efeitos positivos e assim nenhum dos presidentes tiveram suas contas reprovadas perante ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

“Após o Jailton assumir não tivemos nenhuma conta reprovada por parte de nenhum presidente. Isso significa que ele está fazendo o dever de casa”, enfatizou. “Quero aqui dizer que o nosso prefeito Edilson Brito fez o mandato com responsabilidade onde trouxe desenvolvimento para nosso município, pagou tudo em dia e continua organizada a prefeitura. Parabenizo a gestão do prefeito Edilson pelo seu trabalho e dedicação que teve pelo nosso município e dessa forma ele conseguiu a sua reeleição juntamente com o vice-prefeito eleito Belim”, disse.

Antônio Tiago falou de sua trajetória na política em Vila Nova do Piauí. Em 2003 assumiu o cargo de vereador pelo partido dos trabalhadores PT e foi eleito por mais dois mandatos. Nas eleições em 2016 foi representado por quatro candidatos à vereador: Dadá, Antenor, Marlene e Toinha.

Os quatro candidatos citados que pleitearam pelo Partido dos Trabalhadores somaram o total de 243 votos nas eleições 2020 equivalente a 10% do total de votos válidos no município.

“Mesmo não conseguindo eleger nenhum dos vereadores nas últimas eleições, estamos aqui para servir nosso povo, indo buscar benefícios. Estamos com emenda de 5.000 metros de calçamento através do deputado João de Deus. O trabalho continua. Quero parabenizar todos os vereadores eleitos e reeleitos e desejo bom êxito, que possam assim continuar com o prefeito Edilson e o vice-prefeito de Belim para que o nosso município continue dando certo. Parabenizo o prefeito Edilson pela sua reeleição e o Belim pela sua eleição. Sucesso e bons êxitos para que continuem a trabalhar por nosso povo”, parabenizou elencando algumas benfeitorias requeridas por seu grupo. “Temos aqui uma delegacia modelo para região”, disse destacando o prédio da nova sede do GPM, casas da Cohab, viatura para polícia, entre outras.

Publicidade

Antônio Tiago permaneceu na política em Vila Nova por 12 anos exercendo o cargo de vereador e 4 anos como vice-prefeito.

Na última sessão do ano, o assessor jurídico do município, advogado Felipe Navez esteve representando o prefeito Edilson Brito, onde  na oportunidade proferiu palavras deixadas pelo gestor que não pode comparecer à sessão devido cumprir agenda administrativa em Teresina.

“Vila Nova é um município com gestão de excelência. Edison vai governar por mais quatro anos juntamente com Belim e se Deus quiser vai ser de grandes realizações. Tivemos conquistas recentes como ICMS Ecológico e a conquista do quarto Selo Unicef. Isso demonstra que as políticas públicas são exercidas com zelo e com excelência no nosso município […] trabalhamos sempre agregando”, destacou Felipe.

O prefeito Edilson Brito esteve na manhã desta sexta-feira, 11,  em Teresina, juntamente com engenheiros ambientais e florestais na Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos para tratar da logística e procedimentos legais tendo em vista que ganhou o selo B no ICMS Ecológico

“Política se faz mostrando resultados. Estamos de parabéns pelo município e nossos representantes”, ressaltou o advogado.

Publicidade

Por conta da pandemia do novo coronavirus não haverá festividades de celebração no próximo dia 14, do aniversário de 25 anos de emancipação política de Vila Nova do Piauí. De acordo com o advogado Felipe que fez uso da palavra representando o prefeito, será organizado uma agenda para o calendário de inaugurações de várias obras como a reforma do Mercado Público e Cemitério do povoado São João Batista, a construção da praça do povoado Retiro, entrega de ônibus, entre outras obras que serão entregues à população.

“Deixo aqui a mensagem do nosso prefeito que é de renovar as esperanças e trabalhar muito mais nesses quatro anos atendendo os anseios da população, buscando cada vez mais desenvolver e trazer melhorias para nosso povo”, finalizou o assessor jurídico, advogado Felipe Navez, que representou o prefeito Edilson na 12ª Sessão Ordinária.

O vice-prefeito, Manoel Bernardes, o Belim, eleito no último dia 15 de novembro, fez uso da palavra para agradecer o povo. “Graças a Deus logramos êxito nas eleições. Quero parabenizar a atual gestão. A partir de 1º de janeiro começaremos uma nova gestão e se Deus quiser vamos para o próximo mandato de quatro anos com muitas realizações para Vila Nova”, disse convidando a população para a solenidade de posse.

Homenagens aos vereadores que encerram mandato

A Câmara de Vila Nova do Piauí na 12ª sessão ordinária do 4º período da 6ª legislatura homenageou os vereadores que legislam pelo último ano e deixarão o mandato no próximo dia 31 de dezembro. Foram homenageados os vereadores: Luis Acelino da Luz, Maria das Dores, Francisco Dantas – Nena e o parlamentar Severo Sousa. Este último, sendo o decano, exerceu por seis mandatos consecutivos.

Publicidade

Ao final da cerimônia a ex-vereadora, Josefina Leal, fez uso da palavra para tecer elogios e agradecimentos ao decano da casa.

“Neste momento quero agradecer a Deus pela oportunidade de trabalhar junto com Severo que é uma pessoa especial para mim e para população de Vila Nova. Você foi uma pessoa que ensinou a nós todos. Muito obrigado”, agradeceu a ex-vereadora Josefina Leal proferindo orações.

Ações na Câmara de Vereadores

O discurso final foi do presidente da Câmara Municipal, vereador Flávio Adão de Sousa, que apresentou balanço de ações no período da gestão.  O parlamentar destacou a realização de 102 atos normativos na Casa Legislativa, sendo eles: 15 projetos de leis, quatro atos da mesa, um projeto de resolução, dois decretos, sete portarias, um protocolo de retomada, 21 requerimento escritos, fora os verbais. Dois convênios, 12 sessões ordinárias, três sessões extraordinárias e a primeira sessão solene em homenagem a mulher.

Segundo mencionou Flávio, todos os documentos e processos da casa legislativa estão digitalizados. “Falta ainda alguns processos, mas logo serão digitalizados também, além dos arquivos em pastas, no gabinete da Casa Legislativa. Todas as leis, desde o início da emancipação política de Vila Nova estão digitalizadas”, pontuou.

“Fizemos também junto ao contador, a questão das finanças, que estão em obediência com relação a Lei de Responsabilidade Fiscal, que pode atingir gasto por pessoa em até 70% e nós estamos em 54%, estamos dentro do padrão. Entre outras coisas que realizamos neste ano de 2020”, ressaltou.

Publicidade

“Gostaria de desejar um bom dia a todos que estão aqui presentes. A todos que estão nos ouvindo através do Facebook, da rádio vila-novense. Gostaria de saudar os colegas vereadores, em nome do nosso ‘Decano’, da Casa Legislativa, por mais um ciclo que está se encerrando aqui hoje. Gostaria de fazer um balanço geral da nossa trajetória como presidente da Casa Legislativa aqui na câmara, a qual tive o prazer de ser presidente da casa, durante esse ano, que com a ajuda dos colegas vereadores, trabalhamos muito na Casa Legislativa. Uma das coisas que a gente fez foi, além da estrutura administrativa da câmara, criamos cargos e deixamos tudo organizado. Fizemos também, a reforma na Casa Legislativa com todo carinho, todo amor. Nosso objetivo maior era construir um prédio próprio, mas devido a pandemia, infelizmente os projetos que foram feitos no ano do vereador Deijano Lima, para construção da casa Legislativa, não puderam ter continuidade”, disse.

“Mas vamos correr atrás para que seja feita a construção da Casa Legislativa, tanto para os vereadores como para o povo, pois aqui é a casa do povo e o povo merece ser bem acolhido. Gostaria aqui também de falar do Selo Unicef que foi conquistado pela quarta vez no nosso município que mostra o trabalho com as políticas públicas e o avanço. Poucos municípios tem esse privilégio e Vila Nova é reconhecida internacionalmente. Recentemente tivemos também o reconhecimento do ICMS Ecológico, que foi uma conquista através dos trabalhos realizados tanto na Casa Legislativa como pela Prefeitura, na gestão atual”, frisou.

Aos vereadores, Flávio direcionou agradecimentos. “Gostaria de agradecer as palavras dos vereadores, e a todos os outros. Pedir desculpas pelas falhas, mas dizer que nos esforçamos para fazer um trabalho responsável, competente e juntamente com todo os demais vereadores. Agradeço ao vereador Severo Sousa, esse decano da Casa Legislativa que esteve com a gente. Aprendi muito com ele, um exemplo para todos os jovens que querem ingressar na política. Ao vereador Francisco Dantas que esteve com a gente durante esse ano, o vereador que mais trouxe requerimentos em prol de leis. Ao vereador, Deijano, que sempre me apoiou na Casa Legislativa, me repassou tudo que poderia ser feito, onde poderíamos melhorar. Sou grato por ter nos ajudado e continuar ajudando. Ao vereador Roberto Moura que sempre esteve com a gente, nos atendendo quando precisávamos, a vereadora Bibia, nossa mãezona, sempre nos ajudando. Vereador Luís Acelino muito obrigado por tudo, você deixa seu trabalho prestado para o povo e nosso município. Justifico aqui a ausência do vereador Adonelys, que está viajando”, mencionou Flávio Sousa fazendo agradecimentos aos parlamentares.

A Câmara de Vila Nova do Piauí realizou o total de quatro sessões virtuais devido a pandemia do novo coronavírus. “Esse ano foi um ano complicado, devido a pandemia do covid-19. Foi um ano difícil e houve poucas sessões, mas nós fizemos algumas, com todo carinho e responsabilidade. Tivemos quatro sessões virtuais, um novo jeito de lidar com a tecnologia para a segurança de todos. Tivemos algumas dificuldades com a internet mas demos o nosso melhor”, concluiu o presidente da Câmara de Vereadores.

A sessão desta sexta-feira, 11 de dezembro, foi a última do ano de 2020 e contou com a presença dos vereadores: Deijano Lima, Roberto Moura, Flávio Sousa presidente da Casa Legislativa, Luís Acelino, Severo Sousa, Maria das Dores – Bibia de Benício, Francisco Dantas, Nena. Participaram também da 12ª sessão: o vice-prefeito em exercício, Antônio Tiago; o vice-prefeito eleito, Manoel Bernardes – Belim; o assessor jurídico Felipe Navez; os profissionais da Assessoria de Comunicação, Iago Sousa e Thalyta Oliveira; os técnicos de transmissão Klebim e Ailton; o contador da Casa, Jailton; ex-vereadores, entre outras autoridades e representantes da sociedade em geral.

Publicidade

 

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS