Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Cantor e poeta, Pedro Munhoz estará nesta quinta (19), na Biblioteca Patativa do Assaré em Vila Nova; veja vídeo

Publicado

em

Nesta quinta-feira (19) seis importantes nomes da artes e da militância social estarão presentes, juntos em mais uma comemoração do aniversário de 18 anos da Biblioteca Municipal Patativa do Assaré, em Vila Nova do Piauí. Entre os destaques o cantor, poeta e escritor Pedro Munhoz, acompanhado dos literatos Samuel Nascimento, Honorato Lima, Regivalda Sousa e Ilza Bezerra. Ocasião em que será realizado um bate-papo intermediado pela professora Marli Veloso.

As atividades de quinta-feira iniciam às 19h, na sede da biblioteca com apresentação do grupo AJA. Logo em seguida haverá palestra que será ministrada pela sindicalista Sandra Leal e trará como tema “Mulheres na luta pela superação das desigualdades”. Após palestra com Sandra Leal haverá o bate-papo.

Dentre as diversas composições musicais e poéticas de Pedro Munhoz está a poesia “Quando matam um sem terra” e “Canção da terra” que narram a labuta diária do homem do campo que luta por um pedaço de chão produtivo e acaba tornando-se vítima da violência pagando o preço com a própria vida.

Conheça Pedro Munhoz – Um trovador por excelência!

Pedro Munhoz  nasceu em Barra do Ribeiro, em 16 de fevereiro de 1961. Com mais de trinta anos de carreira o músico, poeta, compositor, pesquisador, trovador como gosta de ser chamado, inquieto, reflexivo, questionador sempre, possui trajetória que já levou a dividir palco com importantes nomes do cenário musical brasileiro, tais como: Belchior, Xangai, Daniel Viglietti, Numa Moraes, Raul Ellwanger, Vicente Feliú, Chico Cesar, entre outros.

Publicidade

Munhoz é autor de músicas gravadas na voz de Vital Farias, do grupo O Teatro Mágico, Mônica Albuquerque entre outros. Suas canções estão também nas trilhas sonoras de cinemas, documentários e videos. Com seis álbuns e duas coletâneas gravadas, também possui participações em trabalhos fonográficos produzidos em Cuba, Colômbia e Espanha. Além de trovador, Pedro Munhoz é produtor fonográfico e tem participações em livros como convidado.

Pedro Munhoz é conhecido por sua irreverência e posicionamento firme, de não fazer concessões, o que lhe custa bastante caro para bancar o que escreve e o que canta. Tudo isso lhe faz andar por caminhos independentes como se autodefine. O recital vem no formato habitual que costuma apresentar-se apenas com a voz e o violão onde traz algumas canções e poemas que estão no livro e no DVD com a duração de uma hora de espetáculo.

Com uma itinerância permanente, o Trocador Por Excelência percorre o Brasil e o exterior levando seu canto e suas composições munido somente de sua voz e seu violão, resistindo ao tempo com suas canções de amor à vida, às pessoas e ao Planeta.

Destaques na carreira

Publicidade

Em 1999, a canção Procissão dos Retirantes foi a vencedora do 1° Festival Nacional da Reforma Agrária, realizado em Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul. No ano de 2012 criou o jingle de apoio do Movimento Sem Terra brasileiro à campanha de reeleição de Hugo Chavez à presidência da Venezuela, nas eleições daquele ano.

Em 2013, a música Canção da Terra de sua autoria e regravada pelo grupo O Teatro Mágico tornou-se a primeira música de livre distribuição e gestão de obra feita pelo autor a fazer parte de uma trilha sonora da telenovela  Flor do Caribe, transmitida pela Rede Globo.


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS