Connect with us

Vila Nova do Piauí

Com realização de exames, Saúde de Vila Nova reforça cuidados com a saúde do homem no Novembro Azul

Publicado

em

Chegado o mês de novembro, os olhares se voltam para os cuidados com a saúde do homem através da intensificação da campanha novembro azul, que visa a conscientizão e prevenção do câncer de próstata.

Dentro deste contexto, a Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí através da Secretaria de Saúde, promoveu dois dias de ações preventivas para o público masculino.

Na quarta-feira (30), foi feita a coleta de material para realização dos exames de PSA Livre e PSA Total, na UBAS para homens de 50 a 54 anos. O exame de PSA serve para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite.

Nesta quinta-feira (01), também na UBAS, foram disponiblizadas consultas e atendimentos para a realização do exame de ultrassom, que avalia a condição da próstata. Os procedimentos foram feitos pelo médico Dr. Ryan Lacerda e englobou homens de 55 a 64 anos.

Em entrevista, a secretária de saúde Kátia Leila pontuou que a campanha novembro azul e os exames preventivos são importantes para o cuidado com a saúde do homem. Ela também destacou que os dois dias de ação tiveram bons resultados.

“Sabemos a importância da campanha novembro azul, então, trouxemos ações de moblização preventiva para o público masculino do nosso município. Os homens não são tão atentos aos cuidados com sua saúde, por isso intensificamos muito a campanha para que tivéssemos o máximo de adesão. Nós da Sáude estamos felizes com o resultado dos dois dias de exames, muitos homens compareceram e isso mostra que nossos esforços surtiram efeito”.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é MG_7112.jpg

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Dados do INCA apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença. 

Mais imagens

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS