Connect with us

Vila Nova do Piauí

Educação de Vila Nova lança programa PRO Alfabetização na Idade Certa e realiza formação

Publicado

em

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, promoveu na manhã desta última quarta-feira (03/11), o lançamento e formação do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PRO Alfabetização na Idade Certa).

A solenidade aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação e teve como público-alvo, professores dos anos iniciais (1º e 2º ano), diretores e coordenadores.

Em Vila Nova do Piauí, o PRO Alfabetização é coordenado pela professora Jasmira Leal e tem as professoras Eliene Luz e Ana Maria Alencar como Formadoras do programa.

Iniciando os pronunciamentos, a secretária de Educação, Antônia Maria de Alencar Silva, fez a apresentação da equipe, falou da satisfação em poder participar do PRO Alfabetização na Idade Certa, pois acredita que o programa irá melhorar ainda mais nas turmas. Além de levantar as estimas dos profissionais, pois através das formações a equipe se qualifica cada vez mais.

“Hoje é o nosso lançamento do PRO Alfabetização na Idade Certa, e a primeira formação, de início para os professores do 1º e 2º ano. No próximo ano, iremos incluir a educação infantil. A cada ano, o Governo está adiantando a alfabetização, ou seja, quanto menor as crianças, maior o aproveitamento. Através deste programa, o Governo almeja que os alunos ao chegar no 2º ano já estejam com a alfabetização consolidada. É mais uma responsabilidade que iremos aderir, e tenho certeza que através do trabalho em equipe, dedicação e compromisso iremos atingir as metas. Sejam todos bem-vindos e vamos iniciar a apresentação!”, disse a secretária.

A coordenadora do PRO Alfabetização na Idade Certa, professora Jasmira Leal, falou sobre o programa e explicou que o mesmo foi instituído pela Lei 7.453 de 2021, através de iniciativa do governo do Piauí, em regime de colaboração com os municípios para garantir alfabetização na idade certa, ou seja, até o 2º ano do Ensino Fundamental.

“As crianças tem que começar a ser alfabetizadas desde a educação infantil porque se não, quando elas chegarem no 2º ano, elas não vão conseguir se alfabetizar em dois anos. Dessa forma, o Pro Alfabetização vai vir desde a Educação Infantil até o 1º e 2º ano”, explica à coordenadora.

Seguindo a programação, as formadoras Ana Maria e Eliene Luz, falaram a cerca da formação que compreende os cinco eixos que compõem o programa, que são: Fortalecimento da Aprendizagem; Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar; Cooperação, Articulação e Incentivo; Comunicação e Engajamento; e Avaliação Externa e Monitoramento.

Formadora Eliene Luz

Reforçaram que o programa deve assegurar o domínio de três competências: Leitura, Escrita, Letramento Matemático e Habilidade para avanço nos estudos de forma autônoma.

Secretária de Educação Antônia Maria e Formadora Ana Maria

No Pro Alfabetização, as principais ações e incentivos são: Formação continuada de professores e gestores municipais escolares; Material didático complementar para todos os professores e alunos do ciclo de alfabetização; Avaliação do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI) para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.

O vice-prefeito Belim Leal, falou sobre o ICMS Educação que será um novo índice que o município buscará alcançar e reforçou que a gestão municipal segue comprometida, pois a educação é uma das prioridades.

Publicidade

“Como foi explicado no encontro, em 2023, começa o retorno do ICMS Educação, dentro da medida do possível o que estiver ao nosso alcance daremos o incentivo necessário para que os nossos índices continuem a subir. A educação é à base de tudo e os nossos alunos merecem um ensino de qualidade, e é isso que oferecemos!”, disse.

Por fim, o prefeito Edilson Brito, falou sobre a importância do programa, destacou que ele irá contribuir no ensino aprendizagem dos alunos e reforçou que o município irá continuar fazendo o seu trabalho e irá se adequar a todas as modalidades exigidas, dessa forma, a educação vila-novense continuará alcançando índices satisfatórios.

“O Pro Alfabetização é um programa muito importante e mais importante será a questão do ICMS Educação que será implantado a partir de 2023, ou seja, o município irá se adequar a todas as condições para que possamos conseguir esse recurso, e com certeza ele irá melhorar tanto o ensino quanto a questão dos profissionais da educação. Vamos buscar cumprir as modalidades, continuar subindo os índices do município, dessa forma, aproveito para parabenizar a todos pelos nossos resultados. Iremos fornecer todo o apoio necessário,  e vamos buscar e tentar fazer esse ensino aprendizagem na idade certa, buscando todos os mecanismos”, disse o gestor.

Além do prefeito Edilson Brito, o vice-prefeito Belim Leal e a secretária de Educação, Antônia Maria de Alencar Silva, o encontro contou com a participação da presidente do Conselho Municipal de Educação, Marlene Hosana; as diretoras das escolas Sabino Gomes, Evinha, e Zacarias Manoel da Silva, Luzia; as professoras de 1º e 2º ano das respectivas escolas Lucimar, Cesaria, Marlene Leal e Matilde, e as Coordenadoras Gorete Leal e Esmeralda.

SOBRE O PROGRAMA 

O PRO Alfabetização na Idade Certa é o maior projeto de alfabetização já criado na história do Piauí e surge com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e dos resultados de aprendizagem dos estudantes. Com investimentos na ordem de 75 milhões de reais, a iniciativa visa apoiar os 224 municípios piauienses na busca pela alfabetização de todas as crianças até os 07 anos de idade, matriculadas na rede pública de ensino. A expectativa é beneficiar mais de 200 mil crianças nas escolas públicas de ensino fundamental. 

O programa prevê em breve uma assessoria técnica e pedagógica aos municípios e escolas; seleção para coordenadores e formadores estaduais, regionais e municipais por meio de edital; premiação e contribuição financeira para escolas conforme resultados obtidos no SAEPI.

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS