Connect with us

Vila Nova do Piauí

Educação de Vila Nova realiza 2° Percurso Formativo do Pro Alfabetização na Idade Certa

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí, na gestão do prefeito Edilson Brito, por meio da Secretaria de Educação do município que tem à frente a secretária Antônia Maria, realizou o 2º Percurso Formativo do Programa PRO Alfabetização na Idade Certa (PPAIC).

Em Vila Nova do Piauí, o programa é coordenado pela professora Jasmira Leal, que conduziu o primeiro encontro na sala de reuniões da Secretaria de Educação, na última segunda-feira (04), tendo como público-alvo os gestores escolares.

Coordenadora Jasmira Leal – Foto Arquivo Cidades na Net

“O nosso encontro foi voltado para a importância de realizar o monitoramento e a avaliação da equipe de acordo com o que é solicitado pelo PPAIC. A formação foi muito proveitosa e contou com a participação de todas as gestoras”, EXPLICA.

A segunda formação aconteceu na terça-feira (05) com professores da Educação Infantil lotados nas turmas de Pré-escola I e II e os respectivos coordenadores pedagógicos. A formadora da Educação Infantil é a professora Ana Maria.

Professora Ana Maria – Foto Arquivo Cidades na Net

“Durante o encontro trabalhamos o tema: Planejamento dos tempos, dos materiais e dos ambientes da Educação Infantil, que segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação infantil, no item 7: Organização de tempo, espaço e materiais, destacam que, para efetivação de seus objetivos, as propostas pedagógicas das instituições de educação infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos”, explica a formadora.

O encerramento do percurso aconteceu nesta sexta-feira, dia 16 de julho. O encontro teve como público-alvo professores do Ciclo de Alfabetização de 1º e 2º ano.

Marciana Brito – Formadora PPAIC

“O nosso encerramento contou com a participação de professores do Ciclo de Alfabetização das Unidades Escolares Sabino Gomes de Lima e Zacarias Manoel da Silva. Foi um encontro de muito aprendizado e troca de experiências, visto que o foco principal era o estudo dos gêneros textuais  com as metodologias ativas e a rotina escolar”, explica a formadora municipal do Pro Alfabetização, Marciana Brito.

Para a secretária de Educação, Antônia Maria, as formações e o referido programa têm trazido importantes contribuições no âmbito escolar.

Publicidade
Secretária de Educação, Antônia Maria. Foto: Arquivo Cidades ne Net

“O PRO Alfabetização além de fortalecer o processo de ensino por meio de formação continuada oferecida aos professores, o programa também oferece apoio aos coordenadores e diretores de escolas, o que caracteriza um diferencial de grande importância ao quadro educacional do município”, pontuou a secretária.

Durante as formações, os gestores e professores do Pro Alfabetização na Idade Certa receberam a camisa (fardamento) do programa.

_Sobre o PRO Alfabetização

O PRO Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí para implementar, em regime de colaboração com os municípios, uma política de Estado para a Alfabetização na Idade Certa, com o propósito de assegurar as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático e, consequentemente, com habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma.

Veja imagens do 1º, 2º e 3º dia

Fotos do 1º dia

Fotos do 2º dia

Fotos do 3º dia

Facebook

MAIS ACESSADAS