Connect with us

Vila Nova do Piauí

Educação de Vila Nova realiza 3° Percurso Formativo do Pro Alfabetização na Idade Certa

Publicado

em

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou o 3º Percurso Formativo do Programa PRO Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), que contou com três dias de encontros de formação.

O Programa é resultado da parceria entre Estado e Município, que buscam preencher as principais lacunas identificadas no processo de ensino aprendizagem no Ciclo de Alfabetização. As ações do referido Programa consistem em formação continuada para professores e gestores escolares da rede municipal de ensino.

A coordenadora municipal do PPAIC, professora Jasmira Leal, conduziu o primeiro encontro no dia 31 de agosto, na sala de reuniões da Secretaria de Educação, tendo como público-alvo os gestores escolares.

“O nosso encontro teve como objetivo reforçar a questão do acompanhamento e monitoramento das avaliações internas e externas. Em outubro será realizado o SAEPI, uma avaliação a nível estadual para medir como está a alfabetização do município”, explica a professora Jasmira.

O segundo dia do percurso aconteceu na quinta-feira, 01 de setembro, e foi conduzido pela formadora Marciana Brito, tendo como público-alvo professores do Ciclo de Alfabetização de 1º e 2º ano. Na mesma ocasião aconteceu também o planejamento mensal.

“Enquanto Formadora Municipal do Programa, eu fiquei muito feliz com a participação e envolvimento de todos, onde foram discutidos vários temas importantes dentre eles o foco maior foi no resultado dos diagnósticos aplicados, onde podemos perceber qual a maior dificuldade dos alunos e quais estratégias podemos adotar para que eles consigam obter maior êxito”, disse Marciana.

A finalização do III Percurso foi realizado na sexta-feira, 02 de setembro, com a formadora Ana Maria para os professores da Educação Infantil lotados nas turmas de Pré-escola I e II e os respectivos coordenadores pedagógicos.

“O objetivo do programa é proporcionar a proficiência e assegurar as condições necessárias para que todos os alunos cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático e, consequentemente, com habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma. Por isso, nós que integramos a Educação nos esforçamos para alcançar bons índices para que os nossos alunos sejam os mais beneficiados, com ensino de qualidade”, disse Ana Maria.

Na abertura da formação do PPAIC foi trabalhado sobre o material do programa, como utilizar o livro, orientações pedagógicas e metodológicas para Educação Infantil. “Dentre eles, as avaliações, as mini histórias e também a nossa rotina, bem como os registros na escola, como organização pedagógica interna e dos alunos. Foi muito gratificante!”, explica Ana Maria.

Na oportunidade também foi realizado o planejamento mensal da Educação Infantil.

A secretária de Educação, Antônia Maria, fala sobre a importância do programa e fez agradecimentos.

Publicidade

“O nosso intuito é que com o programa, o desenvolvimento do ensino aprendizagem em Vila Nova continue sendo impactado positivamente, assegurando a aprendizagem dos nossos alunos. Nós abraçamos o PPAIC, as formações estão sendo realizadas dentro do cronograma e estamos fazendo com que as ações aconteçam. Por fim, agradeço a participação de todos os profissionais, a equipe da SEMEDE, e a colaboração da gestão municipal na pessoa do prefeito Edilson Brito, que sempre nos apoia com os projetos da Educação”, pontuou.

Confira as imagens do 1º, 2º e 3º dia:

Formadora Marciana:

Formação com a formadora Ana Maria:

Coordenadora Jasmira:

Facebook

MAIS ACESSADAS