Connect with us

Vila Nova do Piauí

Educação de Vila Nova realiza Encontro Pedagógico 2022.2; merendeiras participam de formação

Publicado

em

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí, através da Secretaria Municipal de Educação pasta administrada pela secretária, Antônia Maria de Alencar Silva, realizou nesta última segunda-feira, 01 de agosto, o Encontro Pedagógico 2022.2 da Rede Municipal de Ensino, no Ponto de Cultura Cidade Poesia.

O Encontro Pedagógico foi destinado para todos os profissionais da Educação, com a palestra sobre “Planejar com foco nos resultados das avaliações externas”, ministrada pelo professor Frâncio Charlidon Sobreira.

Avaliações de aprendizagem; resultado do SAEPI; matriz de referencia SAEB e SAEPI; planejamento de intervenções; oficinas; momentos de debate e sugestões fizeram parte da pauta da formação.

De acordo com o palestrante, Frâncio Sobreira, o encontro teve como objetivo: “Compreender a avaliação como um processo educacional que envolve coleta de informação relevante, organização e interpretação de resultados, análise, comunicação e tomada de decisão, explorando diferentes abordagens avaliativas e ampliando o olhar para os distintos instrumentos que podem ter caráter diagnóstico, formativo e avaliativo”, explica.

No Encontro Pedagógico, a assistente social Eliésia, ainda falou sobre as ações que irão ser desenvolvidas de dentro da Secretaria de Educação: orientações sobre o bulling em agosto, em setembro sobre as drogas e em outubro sobre gravidez na adolescência.

A coordenadora dos anos finais, Goretti de Deus, falou da importância do acompanhamento dos alunos durante avaliações externas, a questão de notas, pendências e tudo que não foi realizado no primeiro semestre, para ser posto em prática no segundo semestre.

Após estas falas, houve um momento com os professores, separado por segmentos: educação infantil, anos iniciais e finais, acompanhados de cada coordenador conversando com seus professores sobre o retorno das aulas, planejamento e projetos.

Publicidade

A secretária de Educação, Antônia Maria de Alencar Silva, agradeceu a presença de todo corpo docente e a colaboração da gestão municipal.

“Agradeço a participação de todos os profissionais, da equipe da SEMEDE, da colaboração da gestão municipal na pessoa do prefeito Edilson Brito, que sempre nos apoia, e está atento com os projetos da Educação. Desejo a todos os professores, alunos e demais profissionais, um segundo semestre bastante proveitoso, de muito aprendizado e conquistas. Que Deus abençoe a todos para que a gente possa trabalhar redobrando os cuidados em relação à segurança contra o vírus da Covid-19, para que dessa forma possamos trabalhar com mais tranquilidade. A todos, minha gratidão!”, disse a gestora. 

_Formação dos Auxiliares de Serviços Gerais (Merendeiras).

Paralelo ao Encontro Pedagógico, a Secretaria Municipal de Educação também promoveu uma reunião e formação com os auxiliares de serviços gerais – MERENDEIRAS, onde foi abordada a importância dos manipuladores de alimentos, como também as boas Práticas de manipulação da alimentação escolar.

“No encontro falou-se também dos pontos positivos e negativos do primeiro semestre do ano letivo e quais os desafios e objetivos a se alcançar no segundo semestre do corrente ano”, explica o nutricionista José Filho.

Por fim houve a entrega de aventais e touca para todas as merendeiras. O encontro contou com a presença da secretária de Educação, Antônia Maria, do nutricionista José Filho, que conduziu a formação, e de todas as auxiliares de serviços gerais – merendeiras.

Em Vila Nova do Piauí, as aulas do segundo semestre da rede municipal retornaram nesta terça-feira, 02 de agosto, de forma presencial, abrangendo Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA.

Confira as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS