Vila Nova do Piauí

Em Vila Nova, 3ª Cavalgada e Missa resgatam a cultura local e homenageiam a figura do vaqueiro

Publicado

em

Resgatando a cultura local e com o objetivo de manter viva a tradição que é tão importante no município, na tarde da última sexta-feira, 13 de dezembro, Vila Nova do Piauí foi palco da 3ª Cavalgada e Missa do Vaqueiro.

O evento que faz parte da vasta programação preparada em alusão aos 24 anos de emancipação política do município recebe vaqueiros locais e de toda a região.

Durante todo o dia, os vaqueiros foram recepcionados na casa do organizador do evento, Nena, na Lagoa do Provísio. Local em que foi iniciada a Cavalgada que percorreu até o centro da cidade e contou com a participação de Chico da Luz Aboiador.

A Cavalgada que acontece pelo terceiro ano consecutivo, é promovida pela Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí, na gestão “Trabalho e Compromisso” do prefeito Edílson Brito, com a organização do Nena, tem o intuito de repassar a tradição e a importância do vaqueiro e do agricultor para as novas gerações. O encontro contou com vaqueiros de todas as idades que foram calorosamente recebidos pela população, que se aglomerou em vários pontos por onde a cavalgada passou.

O percurso foi encerrado na Igreja Matriz, onde uma multidão se reuniu para acompanhar a tradicional Missa do Vaqueiros, que foi celebrada pelo padre Fernando Amando, pároco da Paróquia Santo Antônio da cidade Padre Marcos, com animação do coral Estrela de Maria.

Publicidade

Veja fotos: VILA NOVA 24 ANOS | Fotos da III Cavalgada e Missa do Vaqueiro

_Presenças

Prestigiaram o evento, o prefeito municipal, Edílson Edmundo de Brito, a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Ana Carolina, o vice-prefeito, Antônio Tiago e a sua esposa Kátia Leila, o empresário Manoel Bernardes, o Belim, a Assessora Jurídica, Núbia Rocha, a secretária de Saúde, Almerinda Luz, o secretário de Governo, Erivan Brito, a secretária de Educação, Antônia Maria, o secretário de Agricultura, Luiz Gonzaga Leal, a secretária de Administração, Edinete Brito, o secretário de Finanças, Raynere Abreu, o Controlador Interno, Erasmo Navez, e os ex-prefeitos Arinaldo Leal, Totonho e Zé Navez.

Representando o poder legislativo municipal, estiveram presentes: o vereador e presidente da Câmara, Adonelys Araújo, e os vereadores Deijano Raimundo de Lima, Flávio Adão de Sousa, Adelino Oliveira, Maria das Dores, Severo Sousa e Roberto Moura. Também participaram da solenidade as lideranças comunitárias e/ou educacionais: Miqueias, Enéas Abreu, Ignez, Nena, Dorgival, Eliezia, Cregio França, Iracema, Dadá Tiago e Antônia Leal.

_Missa do Vaqueiro

Publicidade

Durante a celebração, o Pe. Fernando Amando, que realizou a missa solene, falou sobre a Santa Luzia, padroeira dos vaqueiros e ensinou que devemos sair da missa pelo menos com um ensinamento e que a padroeira nos ensina que devemos buscar as graças que evitam o pecado. Em sua fala, ele ainda relatou que em ‘São Matheus’, Jesus revela 03 pecados, o pecado da indiferença, do pessimismo e da preguiça.

“Quando dizemos sim aos nossos filhos e aceitamos tudo, quando eles saírem de casa em busca de trabalho, e ao chegarem a uma repartição e receberam um “Não!”, eles não aceitam por causa da nossa criação causada pela indiferença. Devemos sempre olhar para nós mesmos e as pessoa que se emocionam com o facilidade tem um coração sensível, a que não se alegra com a alegria do outro, e não se entristece com a tristeza do outro, o pecado da indiferença já tomou conta. O outro pecado condenado é o do pessimismo e todos estamos sujeitos a passar por isso, mas não devemos deixar nos abater e sim procurar novas soluções, motivos e pensarmos positivo. O último pecado condenado por Jesus, é a preguiça, devemos realizar tudo com intensidade e prazer, e é isso que viemos a aprender aqui hoje, a nos livras dos pecados que enchem o nosso jacá e nos tira do caminho certo” relatou o padre.

_Discursos e Agradecimentos

O prefeito, Edílson Brito, em seu discurso saudou a todos e agradeceu a cada um que contribuiu com a realização do evento, em especial ao organizador, Nena, que se dispõe a cada ano na realização da cavalgada e ao padre Fernando que realizou a missa solene e trouxe o seu coral para abrilhantar o evento. Em seguida, falou do sentimento em poder realizar a festividade, destacou a importância da sua família e convidou a todos a continuarem participando da programação das festas dos 24 anos de emancipação política de Vila Nova do Piauí.

“Só tenho agradecer a todos que contribuíra para que esta festa tão linda acontecesse. Quero agradecer a todos os presentes, aos vereadores, a dona Teresa por ter aberto as portas e recebido todos os vaqueiros a senhora é uma pessoa maravilhosa que nos acolhe e nos fornece uma maravilhosa refeição. Agradeço também ao Nena por sempre querer resgatar essa cultura dos vaqueiros e dos agricultores e pelo carinho e respeito que sempre demonstra. Agradeço a todos os vaqueiros locais e de outros municípios que vieram abrilhantar o nosso evento, em especial os vila-novenses que nos incentiva em realizar a cavalgada. Agradeço ao Pe. Por ter aceitado o nosso convite e pela linda missa realizada. Agradeço aos aboiadores, ao nosso ex-prefeito, Arinaldo, o empresário, Belim, e ao nosso vice-prefeito Antônio Tiago por toda ajuda e participação. Agradeço ao coral de Padre Marcos. Fico feliz em realizar essa cavalgada e o apoio de todos os secretários que participaram, colaboraram e patrocinaram esta cavalgada. Agradeço a minha família que me ajuda em todos os momentos, e são a minha base. Agradeço ao Dr. Vinícios e a dona Maria de Jesus que vieram de João Pessoa nos prestigiar. Quero aqui convidar vocês a participarem de todas as outras solenidades e festas que foram preparadas com muito carinho para vocês, sem esquecer que amanhã (14), ainda terá o corte do bolo de 24 metros, feito em alusão aos 24 anos de emancipação política de Vila Nova. Agradeço a todos vocês e recebam o nosso abraço em nome de toda a nossa gestão!”, disse o gestor.

Publicidade

O vice-prefeito, Antônio Tiago, em discurso saudou a todos os presentes e agradeceu ao Nena pela organização da cavalgada e a todos que participaram, contribuíram e patrocinaram o evento.

“Minhas palavras hoje são de agradecimentos. Agradeço primeiramente a Deus por nos permitir participar e realizar este evento, ao Padre Fernando que realizou esta linda missa e ao coral que cantou maravilhosamente. Agradeço ao Nena pela organização e compromisso com o evento que só cresce a cada ano. Agradeço a todos os vaqueiros que participaram da cavalgada. Agradeço a todos os secretários e vereadores em nome do presidente da casa, Adonelys. Parabenizo também ao nosso povo pela participação pelo grande público presente que aumenta a cada ano. Agradeço ao nosso prefeito e a todos os patrocinadores que acreditam na nossa gestão e contribuíram na nossa festa”, disse.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina, agradeceu a todos que participaram e contribuíram com a realização do evento e destacou: “Neste dia de muita alegria para o nosso município, são 24 anos de muita luta e nossa administração sempre vem dando certo desde o início que cresce a cada ano. Mesmo antes do nosso prefeito assumir a prefeitura era um sonho dele em realizar grandes eventos como este, e a cavalgada a Vila Nova. É o nosso terceiro ano consecutivo na gestão. Agradeço em nome de todos os vila-novenses, ao Nena que se dispôs e cumpre há todos os anos a realização da cavalgada. Agradeço em nome da gestão a todos que vieram abrilhantar o nosso evento ficamos muito felizes com a presença de todos. Agradeço a presença do Padre Fernando e do seu coral de Padre Marcos por abrilhantar a nossa missa. Agradeço a todos os secretários, vereadores, vaqueiros e a todos que contribuíram com a realização desta grande festa”, disse.

O organizador da cavalgada, Nena, iniciou o seu discurso solicitando um minuto de silencio em homenagem a todos os vaqueiros e agricultores locais já faleceram e contribuíram com a cultura, agradeceu ao incentivo e a todo amor que recebe da sua esposa, dona Teresa, e em seguida falou com emoção.

“Quero dividir com vocês o sentimento de gratidão a todos que nos acompanharam, em especial ao padre Fernando e que Deus nos permita que esta data seja sempre repetida. Estamos na terceira cavalgada e agradeço a todos que nos acompanham, pois vocês são a nossa mola principal. Esse trabalho é incansável, pois resgatamos a cultura e mostramos as novas gerações. Temos aqui em Vila Nova uma prefeitura completa e disposta, e com isso agradeço ao nosso prefeito, Edílson Brito, por ter acreditado na minha proposta e contribuído com a realização das cavalgadas, a todos os patrocinadores. Agradeço a todos os vereadores, em especial no nome da pessoa do nosso presidente da câmara, Adonelys Araújo, ao nosso ex-prefeito Arinaldo, ao empresário, Manoel Bernardes, e a todos os secretários. Agradeço aos meus amigos vaqueiros que aceitam o meu convite e agradeço de coração a cada um de vocês. Se vivo for irei lutar para no próximo ano realizarmos essa festa novamente!”, destacou com emoção.

Publicidade

O vereador e presidente da câmara, Adonelys Araújo, falou da importância de resgatar a cultura local e nordestina, parabenizou a gestão municipal e todos que participaram e contribuíram com a organização do evento.

“Agradeço a Deus pela oportunidade de estarmos aqui organizando um evento de tão grande importância para o município com a cultura local. Agradeço a todos vocês que se deslocaram de suas residências e de seus municípios para estarem aqui nos prestigiando. Parabenizo a administração em nome do prefeito, Edílson Brito, e as secretarias, em nome da primeira-dama, Ana Carolina, pela atenção em cumprir essa festividade que nos remete a cultura nordestina. Sabemos que as origens estão sendo esquecidas por falta de incentivo, mas o nosso objetivo é resgatar esses laços para que as pessoas mais jovens, crianças e adolescentes se sintam agraciados em conhecer essa bela realidade, a nossa cultura. Parabenizo aqui também o Nena que tem enfrentado essa luta que sabemos que não é fácil e envolve a questão de tempo e todos os vaqueiros, o padre, ao coral e a todos que contribuíram com a organização do evento”, disse.

O vereador, Flavio Sousa, durante o seu discurso, destacou: “Gostaria de cumprimentar a todos os vaqueiros que se disponibilizaram e vieram agraciar com a presença de cada um e saúdo a todos os presentes que estão aqui. Estamos realizando a nossa terceira cavalgada no município, é uma honra participar deste evento ao qual já é registrado em Vila Nova. Parabenizo o Nena pela iniciativa juntamente com a administração que dá total apoio na realização deste evento tão importante e que envolve tantas pessoas. Agradeço a Deus por estarmos aqui e que no próximo ano ele nos conceda uma nova cavalga. Vamos festejar juntos os 24 anos de emancipação política de Vila Nova”.

O vereador, Roberto Moura, em suas palavras destacou: “Agradeço a Deus e a Santa Luzia, protetora dos vaqueiros por nos conduzir. A nossa cavalgada resgata a tradição dos vaqueiros no sertão do nordeste, este evento que é tão importante no nosso município. Parabenizo a toda organização e todos os vaqueiros que participaram e fez parte de todo o evento. Fico muito feliz em fazer parte desta gestão que trabalha e pensa no nosso povo, no resgate da cultura e nas melhorias do nosso povo”.

_Programação

Publicidade

Em alusão aos 24 anos de emancipação política do município foram realizadas atividades esportivas, cívicas, religiosas, inaugurações de obras de infraestrutura do município, eventos educacionais, festivos e culturais.

Hoje, 16 de dezembro, a programação encerra com inaugurações de obras com as presenças dos deputados estaduais Georgiano Neto, Nerinho e Franzé Silva e do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Igor Neri . A noite, a partir das 22h será realizado shows musicais com João Veloso, o 1º Hitneiro do Brasil e Banda, Leonel do Acordeon, Banda Desejo de Menina e Zé Vaqueiro, em frente a Prefeitura. A entrada é apenas 1 kg de alimento não perecível.

Veja mais em: VILA NOVA 24 ANOS | Veteranos vence Lagoa e se consagra campeão do Campeonato de Futebol  e Maratonas, ato cívico, corte do bolo e missa celebram o 24º aniversário de Vila Nova do Piauí; fotos

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile