Connect with us

GERAL

Em Vila Nova, escolas levam crianças ao Cinema, celebram o Dia do Estudante e do Folclore

Publicado

em

O Folclore brasileiro é a junção de lendas, contos, mitos e histórias sobre criaturas e seres fantásticos que habitam o imaginário de povos tradicionais de diversas regiões do país, pensando nisto, a Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí, na gestão do prefeito Edilson Brito, através da Secretaria de Educação e as escolas Sabino Gomes de Lima e Zacarias Manoel da Silva,  promoveram na manhã desta quinta-feira (22), eventos em comemoração ao dia do folclore, celebrado na referida data.

Além do Folclore, durante o mês de agosto foram realizadas diversas outras comemorações nas escolas de Vila Nova do Piauí. As escolas Sabino Gomes de Lima e Zacarias Manoel da Silva se organizaram e planejaram uma maneira diferente de celebrar o dia do estudante com os alunos.  As duas escolas se uniram e levaram os alunos para assistir o filme Rei Leão no Piauí Shopping de Picos. As ações tem como objetivo,  incentivar e fomentar o aprendizado dos alunos, com atividades que envolvem a atividades  participação de todos. Além de levar lazer paras os alunos fazendo com que eles sintam-se motivados para ir a escola.

_ Unidade Escola Sabino Gomes de Lima:

A escola Sabino Gomes de Lima em comemoração ao Dia do Estudante preparou neste domingo (18), uma manha de lazer para os alunos na piscina do Joel em Vila Nova. Além do banho de piscina a escola levou os alunos para o cinema no Piauí shopping em Picos.

Nessa quinta-feira (22), foi realizada uma festa em comemoração ao dia do folclore. A comemoração contou com diversas apresentações culturais como exposição de lendas, contos, trava-língua, adivinhações, entre outros.

Publicidade

A Diretora da U.E Sabino Gomes de Lima Evinha Lima, fala sobre a comemoração e agradece o apoio da gestão escolar, da secretária de Educação e do prefeito Edilson Brito.

“Para mim é um prazer organizar esses eventos, porque nesse momento a gente sente a alegria de cada criança tanto no momento cultural, como esse da comemoração do folclore, da nossa história local e geral do Brasil. Tivemos um momento de lazer no dia 18 que recebeu apoio do prefeito Edilson Brito. Sabemos que é de grande importância para o aluno esses momentos de descontração, pois acredito que com tudo isso eles se sintam mais à vontade de vir à escola estudar. É uma forma de incentivo a cultura como também uma questão de lazer. Agradeço à parceria de todos os professores, da secretaria de Educação, como também da administração do nosso prefeito Edilson Brito, pois seu apoio é muito importante para a realização de eventos como esses”, informa.

A professora Marlene Leal fala a importância da comemoração do dia do folclore para os alunos.“É muito importante comemorar o folclore na escola que as crianças conheçam os personagens do folclore e estude a história de cada um. É um meio de resgatar também a questão das brincadeiras de rodas que estão ficando esquecidas, e que faz parte da nossa cultura. Além disso, é um momento de aprendizado para os alunos”, enfatiza.

A aluna Evelyn Leal relata o quanto gosta de comemorar datas especiais na escola em especial o dia do folclore.“É muito bom comemorar essas datas especiais na escola. Essa comemoração do folclore está sendo muito divertida, pois tiveram diversas apresentações ligadas ao folclore, e assim a gente aprende mais sobre a nossa cultura. Para mim é um prazer participar dessa comemoração, pois é um momento de aprendizado e de diversão para mim e os outros alunos da escola”, afirma.

_ Unidade Escolar Zacarias Manoel da Silva:

Publicidade

Em comemoração ao dia do estudante a escola Zacarias Manoel da Silva, planejou uma forma especial de comemorar. Ao alunos foram levados para assistir ao filme Rei Leão no Piauí Shopping em Picos.

A escola Zacarias Manoel da Silva realizou na Quadra de Esportes, um evento em comemoração ao dia do folclore, com o objetivo de celebrar a cultura e as manifestações populares que permeiam o folclore, oficialmente comemorado no dia 22 de agosto de cada ano. Durante as celebrações, várias brincadeiras e apresentações abordaram crenças, costumes, danças, canções e lendas. Além das apresentações citadas, a festa tinha um banquete de comidas típicas.

A diretora da U.E Zacarias Manoel da Silva, Luzia fala sobre o objetivo da festa e relata como foi comemorado o do dia do estudante na escola. “Nosso objetivo é mostrar para a comunidade e para todos os alunos, que o folclore é importante para nós, porque é a nossa Cultura, as nossas tradições e nossos costumes. Então a gente vivencia todos os dias o folclore e como hoje 22 de agosto comemora-se o dia do folclore, a gente preparou essa comemoração com o intuito de mostrar a importância que o folclore tem para nossa vida. Toda a equipe da escola trabalhou para que acontecesse esse evento, no qual duas escolas participaram. O dia do estudante a gente comemorou de forma diferenciada, planejarmos e colocamos em prática o plano de ação, levamos os estudantes para assistir o filme do Rei Leão no Piauí Shopping, o serviu de grande aprendizado, pois é uma história de vida que mostra a ética, os bons costumes e os valores da família”, descreve.

A professora Maria Eline de Moura, fala da importância de comemorar o dia do folclore e sobre como essa valorização contribuem no aprendizado dos alunos. “Essa valorização do folclore contribuem muito para os alunos, pois é uma forma de conhecerem a nossa cultura e de vivenciarem o mais próximo dela. Conhecer um pouco do folclore é muito importante para eles, por ser um momento de grande aprendizado, vivenciado tanto na teoria como também na prática através das apresentações realizadas”, ressalta.

O aluno Wilke Leal do 9º ano,  da escola Zacarias Manoel da Silva fala da importância do folclore e sobre sua felicidade em representar uma figura que está sendo esquecida no Reizado apresentado. “É muito importante, pois aprendemos mais sobre a nossa cultura e principalmente da cultura da região. Eu estou muito feliz, pois apresentei aqui algo que está sendo esquecido que é o reizado”, expõe.

Publicidade

O aluno do 6º ano, Fabrício, também comentou sobre o momento. “É muito bom. Estamos vivenciando a cultura e sendo homenageado através deste evento”, disse.

A secretária de Educação Antônia Maria,  parabenizou a equipe que organizou a festa, agradeceu a presença dos pais, e salientou a necessidade destes momentos para continuar o desenvolvimento da Educação.

“Foi um dia de festa para as escolas Sabino Gomes de Lima e Zacarias Manoel da Silva. Parabenizo toda a equipe que organizou as comemorações. E agradeço as famílias que vieram participar da festa conosco. Isso mostra que os pais estão engajados na educação dos filhos. A presença dos pais dá força e incentivo para que façam uma boa apresentação. Na verdade a gente comemorou durante essa semana outras datas comemorativas nas escolas. Como a festa dos Pais, o dia do estudante e agora o folclore, que foram realizados na escolas Sabino Gomes de Lima e  Zacarias Manoel da Silva e na Creche Proinfância Professor Osvaldo. São muitas atividades de recreação que ajudam no desempenho escolar das crianças e dos adolescentes. A pró-infância também teve comemoração do folclore ”, reforça.

_Creche Proinfância Professor Osvaldo:

A comemoração do folclore seguiu nesta sexta -feira, dia 23/08, quando a Creche Professor Osvaldo também realizou seu evento alusivo ao Folclore.

Publicidade

Para a Diretora Alicinete Bezerra, o Folclore permite as crianças vivenciar o mundo mágico da leitura, dos contos, das adivinhações e estimula o conhecimento que permeiam o tema. “É um momento ímpar na vida dos alunos, que se caracteriza pelo estimulo ao conhecimento das adivinhas, provérbios, trava – línguas. Foi uma tarde proveitosa que envolveu a todos”, disse.

Para a Coordenadora da Educação Infantil, Eliene Luz, a celebração do Folclore já é uma rotina na Creche. “O Folclore é uma data rica que envolve todo nosso alunado. Aqui tivemos apresentações, exposições. Um momento positivo de participação das famílias, das crianças e de todo corpo docente da escola”, ressaltou.

_Presenças:

Estiveram presentes nos eventos comemorativos, os coordenadores pedagógicos, diretores, professores, monitores do Novo Mais Educação, auxiliares de Serviços Diversos, pais de alunos e alunos.

_Dia de Lazer:

Publicidade

Fotos da Celebração do Folclore na Escola Sabino Gomes:

Zacarias Manoel:

Creche Prof. Osvaldo:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS