Connect with us

Legislativo em Foco

Empossado para seu 2º mandato, vereador Flávio Sousa é reeleito presidente da Câmara de Vila Nova do Piauí; fotos

Publicado

em

A Câmara Municipal de Vila Nova do Piauí realizou na madrugada deste domingo, dia 1º de janeiro de 2021, a sessão de instalação da 7ª Legislatura 2021/2024, com a solenidade de posse dos nove vereadores eleitos nas eleições municipais 2020 do dia 15 de novembro. Na ocasião realizou também a eleição da mesa diretora da Casa Legislativa.

A solenidade de posse e eleição dos membros da Mesa Diretora foi presidida pelo vereador Deijano Lima (PSD) de acordo com o regimento interno da Câmara que dá direito de condução da solenidade pelo vereador mais bem votado entre os parlamentares eleitos.

Todos os legisladores compareceram a sessão e em seguida assinaram o termo de posse e fizeram o juramento. Por ser o vereador mais bem  votado com 199 votos, Deijano Lima (PSD) fez a leitura do juramento.

 

Na eleição para presidente da Câmara Municipal, apenas uma chapa foi inscrita. O vereador Flávio Adão de Sousa, obteve tanto oito votos e foi eleito presidente da Casa Legislativa para o biênio 2021/2022. O vice-presidente é o vereador Roberto Carvalho Moura.  Foram eleitos também para a mesa diretora da Câmara,  a vereadora Maria Eliesia de Jesus Sousa como 1ª secretária, Eneas Silva Abreu, 2º secretário e  Dorgivaldo Paulo de Lima como tesoureiro da Casa.

Publicidade

Para legislar os próximos quatro anos, os vereadores que vão compor a Câmara de Vereadores de Vila Nova são: Deijano Lima (PSD), Flávio Sousa (PSD), Roberto Moura (PSD), Enéas Abreu (PSD), Dorgivaldo Lima (PSD), Crégio França (PSD), Adonelys Araújo (PSD), Irmã Eliésia (PSD) e Gilberto Leal (PP).

Em seu discurso o presidente da Casa Legislativa, vereador Flávio Adão de Sousa, destacou que durante os quatro anos vai trabalhar ainda mais.  “Agradeço a Deus, a minha família, a minha mãe,  a minha esposa e a todos os meus . O dia de hoje é de agradecimentos as 186 pessoas que depositaram seu voto de confiança em mim.  Como parlamentar prometo exercer com responsabilidade o cargo de presidente da casa com a ajuda de todos que lutam pelo bem do nosso município”, disse.

Ainda em seu pronunciamento, o parlamentar e novo presidente do Legislativo vila-novense afirmou que para o próximo quadriênio. “Obrigado aos senhores e senhora vereadora por me eleger presidente da casa mais uma vez. Ao longo do último ano em que estivemos à frente do legislativo nós trabalhamos fortemente para defender os interesses do povo, cuidamos da estrutura física do prédio e humanizamos os serviços. Para 2021, resiliência, resistência. Feliz ano e contem comigo”, disse.

Conheça a biografia do empossado presidente da Câmara de Vereadores de Vila Nova do Piauí, vereador Flávio Sousa.

Flávio Adão de Sousa, nasceu no dia 18 de fevereiro de 1993, no Hospital de Padre Marcos. Filho de Adão Frutuoso de Sousa (in memoriam) e de Zildimar Maria de Sousa. Seus pais residiam na localidade Lagoa, há 5 quilômetros da cidade de Vila Nova do Piauí, onde ficaram até o ano de 1995, quando Flávio perdeu seu pai de forma repentina e trágica. Logo em seguida mudou-se junto com sua mãe para a casa dos seus avós maternos, na localidade Angicos, também na zona rural de Vila Nova.

Publicidade

Ao lado dos avós, Pedro Joaquim de Sousa e de Maria Paulina de Sousa (in memoriam), que deram total apoio a sua formação, vivenciou os melhores momentos da sua infância, foi crescendo e começou a ajudá-los no cuidado com os animais, no plantio, e tudo o que lhe cabia fazer. Sua mãe, que logo cedo assumiu o duplo papel, de ser mãe e pai ao mesmo tempo, sempre lhe ensinou bons princípios e o criou mostrando na retidão, na ética, na humildade, mostrando-lhes as responsabilidades da vida desde muito cedo.

Aos 10 anos de idade, no ano de 2003, viu-se a necessidade de migrar novamente, junto com sua mãe. Dessa vez, para a sede de Vila Nova. Foi a partir disso, que o seu amor que já existia pelo esporte, fluiu cada vez mais. Junto aos colegas da época, o local mais frequentado por Flávio, nos horários vagos quando não estava na escola, era o campo de futebol (o conhecido estádio Dinizão). Sua paixão pelo futebol lhe fez viajar em busca da realização dos seus sonhos. Passou uma temporada de 6 meses em Osasco-SP, no ano de 2009, onde teve a oportunidade de participar de uma escolinha de futebol. Em 2010, fez testes em Marília-SP. Viagens que o fez conhecer o mundo fora de casa, ainda na adolescência.

Assim como o futebol, os eventos culturais do município sempre tiveram sua participação como adolescente e jovem ativo. Por 2 anos participou como ator do grupo de teatro AJA (Associação de Jovens em Ação) de Vila Nova. Onde teve a oportunidade de ser protagonista da peça teatral ‘O cantor prisioneiro’ do escritor e autor da obra Assis Brasil, que esteve presente prestigiando o talento do jovem Flávio Sousa.

Aos 16 anos foi monitor de teatro no Povoado Mandacaru, município de São Julião. Auxiliou junto ao professor Ildebrando Ramos o projeto “Descobrindo Talentos” na sede de Vila Nova do Piauí e no povoado São João Batista, onde por muitas vezes, viajou para Fortaleza- CE, procurando ofertar e fomentar dentro do esporte, oportunidades para adolescentes e jovens vila-novenses, visando para os mesmos, um futuro melhor. Na mesma época foi ADRS (Agente de Desenvolvimento Regional Sustentável) por 2 anos junto a COOMAVIP e assumiu por 6 meses a COOMACAPIL, (Cooperativa Mista Agropecuária e Apícula de Vila Nova) ambas na área da Agricultura. Foi monitor de esportes no município de São Julião, como também na comunidade de KM-80 e no município de Campo Grande do Piauí.

Dentre tantas atividades em que participou, o esporte, sempre foi seu ponto forte. Flavio ingressou no curso de Educação Física, pela Faculdade UNIASSELVI, curso este que concluiu em 2018.  

Publicidade

Na data de 01 de janeiro de 2021, aos 26 anos de idade, vive uma relação estável com a jovem Rainara de Brito Sousa, e junto com ela, desenvolve o projeto “Reduz em 30”, desde o mês de abril de 2019, com o treino funcional FS, despertando nas pessoas o interesse pela prática de exercícios físicos, uma maneira de viver de forma saudável, ter mais qualidade. Atualmente desenvolve este projeto na sede de Vila Nova e em Padre Marcos. Também é professor na escolinha de futebol Meninos da Vila, desde 2016.

Ao longo da vida, Flávio sempre teve ao seu lado o apoio da família paterna que sonha e vibra com ele cada conquista como a que está sendo celebrada hoje.

Na última eleição municipal, em 2016, aos 23 anos, em uma chapa encabeçada pelo atual prefeito Edilson Brito e o vice-prefeito Antônio Tiago e com o apoio de seus familiares e amigos, Flávio Sousa, foi eleito vereador de Vila Nova, com 154 votos, para seu 1º mandato. Como parlamentar Flávio tem desenvolvido de forma ativa e responsável, seu papel na Câmara Municipal, ao lado de seus colegas do Poder Legislativo e do Executivo.

Neste quadriênio 2021/2024 chega ao seu segundo mandato, assumindo pela a segunda vez a presidência da Câmara de Vereadores a qual prometeu, ao lado dos colegas, juntamente com o prefeito e vice-prefeito e na presença da população, LEGISLAR de forma transparente e responsável essa grande missão que lhe foi confiada. 

Biografia por: Geane Sousa.

Publicidade

Veja mais fotos da eleição da Câmara de Vereadores de Vila Nova:

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS