Connect with us

Vila Nova do Piauí

Encontro Pedagógico marca abertura do semestre letivo em Vila Nova do Piauí

Publicado

em

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí na gestão ‘Trabalho e Compromisso’ do prefeito Edilson Brito através da Secretaria Municipal de Educação pasta administrada pela secretária, Antônia Maria de Alencar Silva, realizou nos dias 02 e 03 de agosto, o Encontro Pedagógico da Rede Municipal de Ensino, no Ponto de Cultura Cidade Poesia.

A programação do Encontro Pedagógico teve início na segunda-feira (02/08), com a palestra sobre “Gestão Emocional”, ministrada pelo psicólogo Dr. Moisés Ferreira do Nascimento.

O referido encontro constitui-se numa ação planejada no intuito de proporcionar aos professores e demais servidores uma oportunidade de reflexão, escuta e produção de novos conhecimentos.

A palestra ‘Gestão Emocional’, ministrada pelo psicólogo Dr. Moisés aconteceu de forma leve e descontraída, os presentes puderam compreender sobre como gerenciar melhor as emoções, em especial neste momento que ainda enfrentamos devido à pandemia que exige cuidados, e a continuação do ensino remoto.

Psicólogo Dr. Moisés

O psicólogo Dr, Moisés que iniciou a sua apresentação com um momento de acolhimento e interação entre os profissionais, falou sobre o objetivo do encontro.

“Hoje viemos até a cidade de Vila Nova falar para os educadores e demais visitantes que estão aqui nessa palestra, sobre gestão emocional. Nós sabemos que estamos ainda em período de pandemia, em que muitas pessoas têm sofrido psicologicamente. A covid-19 trouxe uma gama de problemas para a sociedade e um deles são os problemas de saúde mental, então a nossa intenção hoje com os professores e com as pessoas que estão aqui é trabalhar no gerenciamento melhor das emoções, da ansiedade e também na volta às aulas, no seu dia a dia e que isso não venha afetar nos seus resultados na vida” disse.

Publicidade
Psicólogo Dr. Moisés

“É importante dizer que com o advento da pandemia, muitas pessoas têm adoecido psicologicamente e, é necessário que essas pessoas procurem ajuda profissional”, finaliza o psicólogo incentivando para que as pessoas que precisam de ajuda para gerenciar as emoções devem procurar ajuda profissional.

Na terça-feira (03/08), a programação seguiu com a realização do planejamento bimestral para a retomada das atividades letivas de todos os segmentos da Educação desde o ensino infantil ao EJA, e aconteceu mais uma formação do programa Volta ao Novo, que tem objetivo de promover o desenvolvimento das habilidades socioemocionais tanto nos professores quanto nos alunos em tempos de pandemia, como também planejar a retomada às aulas presenciais a partir de uma visão de desenvolvimento pleno e integral.

Planejamento

O primeiro momento foi conduzido pela professora e coordenadora do Volta ao Novo no município, Gorete Leal, que abordou a competência sobre autogestão, que diz respeito à capacidade de ser organizado, esforçado, ter objetivos claros e saber como alcançá-los de maneira ética.

Professora Gorete Leal

“A autogestão se relaciona com a habilidade de fazer escolhas em relação à vida profissional, pessoal ou social, estimulando a liberdade e a autonomia. Das cinco competências que envolvem o programa, nós já abordamos três, a resiliência emocional, abertura ao novo, e hoje concluímos a autogestão. Nos próximos encontros continuaremos trabalhando para concluir as competências”, explica.

Em continuidade, a coordenadora da U.E. Sabino Gomes de Lima, professora Esmeralda Araújo, apresentou o texto “O Pássaro da Alma” do autor Michal Snunit, através de um vídeo promovendo uma reflexão aos docentes.

“O momento pode mostrar a importância do que guardamos na nossa alma, e todos nós temos um pássaro dentro de si. Esse pássaro guarda, gavetas que armazenam coisas boas e ruins, dessa forma, devemos nos libertar um pouco das gavetas que guardam os sentimentos ruins, como a tristeza, a insegurança e dar mais importância aos sentimentos bons, como a fé, confiança, respeito, a paz de espírito”, explica.  

Professora Esmeralda Araújo durante apresentação.

O segundo momento da apresentação da professora Esmeralda aconteceu de forma didática, onde os professores puderam montar o seu próprio pássaro, e elencar em cada gaveta o que eles queriam guardar. O objetivo da dinâmica era mostrar que devemos guardar apenas lembranças e sentimentos bons na nossa essência.

Professora Esmeralda durante apresentação do Pássaro da Alma.

“O próximo passo desenvolvido junto com a professora Gorete Leal foi uma nova dinâmica, com desafios. Dividimos a equipe em três grupos, e pedimos para eles colocarem quais seriam os desafios para a volta às aulas e quais seriam as soluções. Pudemos realizar um momento de muito aprendizado, troca de experiências, dessa forma, iniciar um novo semestre com muita determinação”, explica a professora Esmeralda Araújo.  

Professoras participando da dinâmica.

A secretária de Educação, Antônia Maria de Alencar Silva, falou sobre a importância da realização dos Encontros Pedagógicos, agradeceu a presença de todo corpo docente e a colaboração da gestão municipal.

“Com a realização do Encontro Pedagógico proporcionamos para os profissionais uma oportunidade de reflexão, escuta e produção de novos conhecimentos. Estamos preparados para iniciar mais um semestre com novos aprendizados, na esperança de novas possibilidades. A palestra com o Dr. Moisés foi ministrada para todos os profissionais da Educação, com o intuito de melhorar a saúde mental de todos pelo momento atípico e de muitas incertezas que estamos vivenciando”, disse.

Secretária de Educação, Antônia Maria de Alencar Silva.

“A arte de educar está nas mãos do fazer de cada um, com os desafios atuais no processo ensino aprendizagem. Agradeço a participação de todas os profissionais, da equipe da SEMEDE, da colaboração da gestão municipal na pessoa do prefeito Edilson Brito, que sempre nos apoia e está presente nos eventos e atento com os projetos da pasta. Por fim, desejo a todos os professores, alunos e demais profissionais um semestre bastante proveitoso, de muito aprendizado e conquistas. O nosso desejo é que logo possamos iniciar as aulas na modalidade hibrida para termos um melhor resultado. Desejo que Deus possa nos abençoar e iluminar para que o nosso trabalho seja produtivo. Aos profissionais da educação, a nossa gratidão!. ”, pontuou.

Em entrevista, a Secretária de Educação, Antônia Maria, elencou outras temáticas que foram abordadas no encontro e informou que a pasta irá iniciar ainda neste mês de agosto, aulões referentes as disciplinas de português e matemática para os alunos do 2º, 5º e 9º ano, das escolas de ensino fundamental, Sabino Gomes de Lima e Zacarias Manoel da Silva.

“Durante o planejamento ainda discutimos sobre o ICMS Ecológico que vai ser trabalhado novamente as ações para concorrermos ao novo Selo, e iremos desenvolver projetos. Também tivemos um momento para as avaliações externas da SAEPI que já vai ser aplicada agora no período do dia 16 a 27 de agosto com os alunos do segundo, quinto e nono ano, e sobre o SAEB que será aplicado em novembro. O momento foi conduzido pela professora Goretti de Deus”, finalizou.

Publicidade
Professora Goretti de Deus durante apresentação sobre avaliações externas e ICMS Ecológico.

Por fim, ainda houve a escolha do Livro do Infantil (PNLD).

Coordenadora Ana Maria e professores durante escolha do livro

Além das presenças já citadas, ainda participaram do encontro o prefeito Edilson Brito e o vice-prefeito, Belim Leal, que na oportunidade desejaram á todos os profissionais um bom trabalho e um semestre letivo abençoado e com muito aprendizado.

Prefeito Edilson Brito e vice Belim junto ao palestrante Dr. Moisés e profissionais da SEMEDE.

Em Vila Nova do Piauí, as aulas da rede municipal retornaram nesta quarta-feira, 04 de agosto, na modalidade remota. Paralelo à retomada das atividades, hoje, também está sendo realizada a entrega dos boletins escolares e mais uma distribuição dos Kits de Gêneros Alimentícios da Merenda Escolar, nas referidas Unidades Escolares: Osvaldo José de Araújo “Professor Osvaldo”, Sabino Gomes de Lima, Zacarias Manoel da Silva, Plágida de França e EJA, respeitando todas as medidas sanitárias em combate à Covid – 19.

Fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS