Connect with us

Vila Nova do Piauí

Escola Sabino Gomes de Lima promove Aula da Saudade para alunos do 9º ano em Vila Nova

Publicado

em

Professores e alunos do 9º ano, da Unidade Escolar Sabino Gomes de Lima, em Vila Nova do Piauí, promoveram na noite desta sexta-feira, 09 de dezembro, a aula da saudade. O momento de confraternização entre docentes e discentes marca a conclusão do Ensino Fundamental II.

A aula da saudade contou as com as presenças do prefeito Edilson Brito e do vice-prefeito Manoel Bernardo – Belim, bem como da secretária municipal de Educação, Antônia Maria; da diretora da escola, Evinha Lima; da coordenadora Goretti de Deus, dentre outros docentes e alunos concludentes.

Foram homenageados os professores: Gilberto Brito, Josele Carvalho e Dayane Luz.

As boas-vindas ficaram a cargo da diretora Evinha Lima.

“Inicialmente agradeço a presença de todos. A saudade da aula de hoje é a lembrança de bons momentos de tudo que nos marcou durante 9 anos de estudo, das piadas dos professores, das palavras bonitas, dos exemplos de vida, das provas difíceis. É momento de lembrarmos das conversas na sala de aula, das dormidas nas cadeiras durante as aulas. É momento para refletir. Só é possível sentir saudade daquilo que gostamos. A saudade também é uma maneira de pensarmos no futuro. É viver a nossa história. Parabéns a cada um de vocês, e não parem por aqui. Vocês ainda têm muito caminho para percorrer não parem por aqui, tem o ensino médio e o nível superior. É o que espero de vocês, que os 17 alunos trilhem belos caminhos”, disse.

Logo em seguida a coordenadora Goretti de Deus fez uso da palavra e parabenizou todos.

“Quero parabeniza-los por estarem aqui, pois sabemos que muitos desistiram pelo caminho. Hoje é um ciclo que se fecha, mas nem de longe é o final. Jamais pensem ou imaginem que devem parar por aqui porque esse é apenas o primeiro degrau que vocês estão concluindo e tem um mundo lá fora esperando por vocês. Vocês sabem que o conhecimento ninguém tira de vocês, é a maior herança. Vocês estão começando uma nova vida agora e a sua missão é tornar essa vida cada vez melhor. Agora vocês vão amadurecer e por mais difícil que a vida seja, ela tem um valor e devemos saber reconhecer isso. Eu desejo do fundo do meu coração que vocês tenham sucesso, que alcancem os objetivos pessoais e profissionais e que sejam felizes”, finalizou.

Professor Gilberto em seu momento de orat´´oria falou que é importante, que, na a aula da saudade seja lembrado de episódios que aconteceram no passado como dificuldades – percalços – e o que aconteceu em volta.

Publicidade

“Todo aprendizado só faz sentido quando faz sentido para a vida”, pontuou. “Vocês não estão encerrando. Vocês estão começando os estudos”, lembrou.

A professora, Josele Carvalho, destacou que todas as pessoas presentes no evento são de suma importância, pois juntos lograram êxito nesta etapa.

“É com prazer que agradecemos por lograrmos êxito nessa jornada e sabemos o quanto é importante a preparação para enfrentarmos os desafios da vida com maturidade, criatividade e responsabilidade. Agradeço pela confiança, pelo respeito e pela reciprocidade durante todo o período. Vocês merecem todas as congratulações pelo esforço no estudo e empenho em agregar valores ao conhecimento adquirido. Sinto-me muito feliz em poder testemunhar esse momento significativo”, disse Josele finalizando a sua mensagem com a leitura de uma poesia.

A professora Dayane Luz, homenageada da noite proferiu uma mensagem de carinho para os alunos.

“Agradeço a Deus pela oportunidade de estar aqui e por ter ensinado e aprendido com vocês. Eu cheguei de mansinho e ao longo do ano fui conhecendo cada um de vocês e essa relação foi alimentada diariamente e o sentimento foi crescendo, então é normal sentir uma pontinha de tristeza, mas meu coração se enche de orgulho em ver vocês seguindo em frente nessa nova jornada. Termino esse ciclo com o sentimento de dever cumprido porque ensinei tudo que sei e eduquei com carinho e dedicação. Espero que todos tenham crescido, desfrutado das experiências. Desejo a vocês toda sorte do mundo e tenho certeza que vocês terão muito sucesso na vida”, pontuou.

A secretária de Educação, Antônia Maria, contida pela emoção, parabenizou todos os alunos e agradeceu a colaboração da Gestão Municipal, diretores, coordenadores, professores e demais colaboradores.

“Hoje participamos de um momento forte, uma despedida. A despedida da escola e desse ciclo que vocês terminaram para ingressar no Ensino Médio. Guardem os conhecimentos adquiridos, os sentimentos bons da aula da saudade com carinho, que depois vocês lembrarão com apreço deste momento. A gente tem que estudar, ir em busca dos nossos sonhos e sermos felizes, e o meu desejo é que Deus abençoe cada um de vocês. Gostaria de agradecer a todos os professores dessa escola e os demais que passaram pela vida de vocês, que se doaram e deram o melhor de si. Tudo que foi feito para vocês foi com amor e zelo, que vocês se encontrem nos caminhos da vida. O sentimento hoje é só de gratidão!”, disse Antônia Maria.

O vice-prefeito Belim, saudou a todos os presentes, em especial aos alunos concludentes.

“Mesmo que vocês se despeçam da rede municipal de ensino saibam que podem contar com o Poder Executivo, pois estaremos a disposição para contribuir com os sonhos de vocês. Estudem bastante para o Enem porque a partir de agora as responsabilidades aumentam. Desejo a todos um Feliz Natal e um ano novo cheio de realizações”, disse.

O prefeito Edilson Brito, parabenizou toda equipe da Educação pelo trabalho prestado ao longo do ano, bem como aos alunos que concluíram mais uma etapa da vida estudantil, os incentivando a continuarem buscando os seus sonhos.

Publicidade

“Quero parabenizar a todos os alunos que concluíram o ensino fundamental, que é uma etapa muito especial. Desejo muita sorte e peço que se dediquem nos estudos, na vida de vocês. Aproveitem bastante essa nova jornada que se inicia, e em breve quero ver médicos, engenheiros, professores e muitos outras profissões, frutos desta turma. Todo investimento que fiz na educação foi por amor, pois também sou professor e saibam que sempre poderão contar comigo”, disse.

O alunos concludentes do 9º ano são: Ana Francisca, Ana Paula, Athur, Bruna, Fábio Henrique, Francisca Juscielly, Hirlanya, Jaqueline, Jellder, Leandro, Luan Kaio, Maria Danielly, Maria Eloísa, Maria Francisca, Paloma, Ricardo e Roberto.

Ricardo leu um texto onde destacou que ao longo de tudo foi possível compartilhar vivências, histórias e muitas partes da trajetória.

“Hoje, ao olharmos para trás, podemos observar a brilhante estrada percorrida, as escolhas, os desafios diários, as aulas, o risco, o medo, a insegurança se estávamos no caminho certo e tenho certeza de que tudo valeu a pena […]”, disse em parte do texto.

Aos professores homenageados, a mensagem foi lida pela aluna Bruna.

“Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que os alunos caminhem com os próprios pés [….] professores fascinantes ensinam para a vida”, disse no trecho do texto.

São professores da escola: Alice Júlia, Auristelina, Eliana, Francisco de Assis, Gilberto, Irismar, Jenecina, Maria Cândida, Dayane e Josele, e a secretária escolar Marcilene Sousa.

Confira as imagens:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS