Connect with us

DESTAQUES

HISTÓRICO | Pela 1ª vez, educação de Vila Nova tem uma medalhista na OBMEP; veja

Publicado

em

Num feito histórico para o município de Vila Nova do Piauí, a estudante Letícia de Jesus Luz de 15 anos, recebeu em Teresina nesta sexta-feira (01), a medalha de bronze pelo seu desempenho na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas- OBMEP.

A conquista além de pessoal é frutos dos investimentos feitos pela gestão ‘Trabalho e Compromisso’, que tem como prefeito Edilson Brito, junto com a Secretaria de Educação, Antonia Maria e toda equipe de professores que passaram pela aluna ao longo de sua trajetória estudantil. “Essa conquista nos orgulha demais”, destacaram os gestores.

Atualmente a vila-novense está cursando o 1º ano do Ensino Médio no Instituto Federal do Piauí- IFPI em Picos, mas quando realizou a prova da OBMEP, era aluna da rede municipal de ensino de Vila Nova na Unidade Escolar Zacarias Manoel da Silva. A medalhista foi destaque duplo, primeiro pelo seu desempenho, e segundo, por ser a primeira estudante da rede municipal que conseguiu trazer uma medalha da OBMEP para sua cidade.

“Ela foi a primeira medalhista de Vila Nova durante os 25 anos da educação municipal, estou muito feliz e agradecida a Deus pela sua inteligência, esforço e pelo dom herdado de meu pai”. A fala orgulhosa é da mãe de Letícia, Luzia Francisca, que é diretora da escola em que a filha estudava (Unidade Escolar Zacarias Manoel da Silva).

À redação, Luzia disse que a filha é muito estudiosa e que vem plantando bons resultados. ” Inclusive, graças a Deus ela está se destacado na escola onde estuda. Neste mês já conseguiu seis notas 10 na escola, graças a Deus ela é muito estudiosa e com certeza virão muitas outras medalhas pois esta vitória serve de incentivo pra todos os alunos do município”, pontuou.

Ainda segundo ela, quando Letícia soube que havia atingido um resultado tão positivo na prova da OBMEP e que seria medalhista, sua reação foi de muita felicidade. “Ela reagiu com um grito de gratidão a Deus e a mim, porque sempre incentivo ela a crescer na vida e estudar muito para vencer todos os abstáculos”.

A grande medalhista fala sobre seu destaque na olimpíada. “Foi uma honra para mim. Matemática sempre foi uma disciplina que eu tive muito interesse pessoal. Fiquei muito feliz e agradeço o apoio da minha família e amigos, e também aos meus professores de matemática da época, Erdêmio e Cleiton”.

Cerimônia de entrega:

A cerimônia de entrega das medalhas aconteceu no Centro de Convenções em Teresina, com 304 medalhas entre ouro, prata e bronze, menções honrosas e outras premiações para alunos da redes pública e privada piauiense que tiveram excelente desempenho nas 15ª e 16ª Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A governadora Regina Sousa prestigiou a solenidade. Na oportunidade também houve a entrega de premiações para professores, gestores e Secretários de Educação.

Publicidade

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional realizado anualmente desde 2005, dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras. É uma realização do IMPA, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e Educação.

A competição visa estimular o estudo da matemática, identificar talentos na área e também promover a inclusão social através da difusão do conhecimento

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS