Connect with us

Vila Nova do Piauí

I Passeio Ciclístico chama atenção para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em Vila Nova; fotos

Publicado

em

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí, por meio da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, promoveu na manhã desta quarta-feira (18), o I Passeio Ciclístico com o tema “Pedalada em combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes”.

A ação marca a Campanha Nacional Contra o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de Maio, que tem a temática central: Faça Bonito: “Lembrar é combater, Esquecer é permitir”.

Parte dos ciclistas na concentração na praça Sabino Gomes de Lima, no Retiro.

O abuso sexual se configura quando a criança é utilizada por adulto, ou até um adolescente, para praticar algum ato de natureza sexual. A exploração sexual é quando eles são utilizados com propósito de troca ou de obter lucro financeiro ou de outra natureza em turismo sexual, tráfico, pornografia, ou também em rede de prostituição.

Na campanha denominada também como Maio Laranja (18 de Maio), em Vila Nova, crianças e adultos participaram do passeio ciclístico que teve a concentração inicial na praça Sabino Gomes de Lima, no povoado Retiro. De lá os ciclistas percorreram até a sede do município onde passaram pela avenida Central e seguiram até o calçadão em frente à Prefeitura Municipal.

I Passeio Ciclístico passando pela avenida Central, em Vila Nova do Piauí

Representando o prefeito Edilson Brito, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina, fez um pronunciamento onde chamou a atenção para os cuidados em prol do combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes.

“Nós da assistência social na gestão trabalho e compromisso estamos mais um dia 18 de maio para relembrar fatos que marcaram vidas de famílias e alertar na esperança de dias diferentes. Hoje é um dia de nos sentirmos juntos com essas famílias que sofreram e sofrem. Com certeza é uma dor incurável. A criança é abusada mais por parentes e dentro de casa. Temos que ficar em alerta. Hoje temos que ter cuidado com o menino e com a menina diante de tanta falta de amor, respeito e dos valores”, destacou a primeira-dama enfatizando a importância da presença dos pais na vida dos filhos.

“A gente cobra muito das autoridades e escolas, mas a responsabilidade começa dentro de casa. É em casa que se tem atenção, o amor, carinho. Nós mães temos que acompanhar mais os filhos e não jogar a responsabilidade para escolas”, pontuou a secretária de Assistência Social.

A assistente social, Alessandra Modesto, destacou que o 18 de Maio se tornou a Lei Federal nº 9.970/00.

“18 de maio não é só uma passeata e nem uma mobilização. Ele vem para nos chamar e convocar, sensibilizar, nos informar, a toda sociedade. É muito além. É tão importante que virou a lei federal 9.970/00. Estamos todos juntos no combate ao abuso e à exploração de nossas crianças e adolescentes para dar um basta nessa violência tão cruel. É tão importante olhar e ficar atento aos sinais. Vamos alaranjar nosso município e o Brasil. A criança que sofre violência sexual, psicológica e física ela terá prejuízos imensuráveis para o resto da vida como um conjunto inteiro de riscos sociais”, frisou a assistente social.

A presidente do Conselho Tutelar, Elisângela Silva, fez uso da palavra para enfatizar a importância da campanha.

“Hoje é um dia muito especial porque todos nós vamos para as ruas dar um basta nessa violência tão cruel que deixa marca para a vida toda. Muito obrigada pela presença e participação de todos”, disse a presidente do Conselho Tutelar.

Na solenidade, o jovem Jeldo, do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) leu uma poesia que chama atenção para a campanha, de autoria da jovem Luzivânia Araújo.

Publicidade

O secretário de Cultura, Miquéias Carvalho, parabenizou a Comissão Intersetorial pela mobilização na luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

“É uma ação do nosso plano de participação do selo unicef em defesa de crianças e adolescentes. Na condição de articulador municipal a gente desenvolveu com todas as secretarias e agora estamos desenvolvendo as ações de forma efetiva. Parabéns ao município de Vila Nova em nome da gestão do prefeito Edilson Brito que é uma referência, sempre desenvolvendo e tentando inovar. Esse é um tema muito importante em dizer não à exploração sexual e o abuso de crianças e adolescentes”, destacou Miqueias.

O secretário de Agricultura, Antônio Tiago, ex vice-prefeito, parabenizou a assistência social, o conselho tutelar, e todos que estão envolvidos no trabalho incansável de defesa de crianças e adolescentes.

“Isso é muito bom. A gente vê o município engajado e todos os dias temos que estar fazendo esse trabalho. Vila Nova vem prestando esse serviço através da Assistência Social. Todos temos que nos unir […] e estamos firmes na defesa de nossas crianças e adolescentes do nosso município”, disse Antônio Tiago.

Ao final da sessão de pronunciamentos do I Passeio Ciclístico houve distribuição de brindes para o participante mais jovem, bem como para a aniversariante do dia, a família ciclista e para o ciclista com maior idade.

O professor, Gilberto Brito, docente da rede municipal de ensino de Vila Nova, se destacou de bicicleta da vizinha cidade de Campo Grande do Piauí.

“Precisamos entender a importância que a Educação e que nós professores temos que dar à essa temática […] que a gente possa através dessa iniciativa mostrar para outras pessoas o quanto é importante valorizar a vida. Dar valor á vida é isso, dar valor às crianças e aos adolescentes”, destacou o professor Gilberto Brito agradecendo ao município pela oportunidade.

Por que 18 de Maio?

18 de Maio é considerando o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, pois faz memória à uma menina do estado do Espírito Santo, Araceli Crespo, de apenas oito anos de idade. Ela foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em 1973. Na época de grande repercussão em todo o país ficou conhecido como o Caso Araceli.

Denúncias

Publicidade

Além da conscientização, outra forma de combater abusos e explorações é a denúncia, que pode ser feita por meio do telefone Disque 100 que ´e um canal da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH) que funciona 24 horas por dia. A ligação é gratuita e a identidade do denunciante é mantida em sigilo.

Outra forma de denunciar é através do aplicativo Projeto Vila. 

De acordo com a presidente do Conselho Tutelar, o aplicativo é mais uma ferramenta que permite a população se engajar na proteção de crianças e adolescentes. É possível fazer a denúncia direto pelo aplicativo que pode ser acompanhado de fotos, vídeos e outros documentos que ajudará à provar a situação.

Presenças

Estiveram presentes no ato, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina; o vice-prefeito Manoel Bernardo, Belim; o secretário de Agricultura, Antônio Tiago; o secretário de Cultura, Miqueias Carvalho; a vereadora Irmã Eliesia, a diretora da Escola Sabino Gomes de Lima, Evinha Lima; a presidente do Conselho Tutelar, Elisângela Silva; entre outros servidores municipais que são membros da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, além de professores, diretores, sindicalistas, e praticantes do ciclismo.

Publicidade

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS