Connect with us

Vila Nova do Piauí

IV Conferência Municipal de Educação é realizada em Vila Nova do Piauí. Confira!

Publicado

em

Com o tema: “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira”, a Prefeitura de Vila Nova do Piauí através da Secretaria de Educação e Conselho Municipal de Educação, realizou nesta última terça-feira (19/10) a IV Conferência Municipal de Educação.

Adotando as medidas de prevenção à Covid-19, o evento aconteceu no Ponto de Cultura Cidade Poesia, com a participação de representantes do poder público municipal, equipe técnica da SEMEDE, coordenadores e demais servidores público da rede municipal de ensino, e sociedade civil.

A conferência teve como objetivo avaliar a implementação do Plano Nacional de Educação-PNE, com destaque específico ao cumprimento das metas e das estratégias intermediárias, sem prescindir de uma análise global do plano; avaliar a implementação dos planos estaduais, distrital e municipais de educação, os avanços e os desafios para as políticas públicas educacionais e conclamar a sociedade brasileira para a elaboração e aprovação do novo PNE 2024-2034.

O Plano Municipal de Educação é um planejamento da educação de cada município que é realizado com participação do governo e da sociedade civil. É um documento que contém objetivos, metas e ações propostas a curto, médio e longo prazo, para a educação no município num período de dez anos e engloba todo o sistema de ensino do município, tanto as escolas estaduais, municipais, e é direcionado aos campos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos. Além, da Formação de Professores e Valorização do Magistério.

A solenidade foi conduzida pelo cerimonialista Iago Sousa, houve a execução do Hino Municipal, seguido da apresentação cultural com o Grupo de Dança AJA.

Grupo de Dança AJA

A abertura da cerimônia foi feita pela presidenta do Conselho Municipal de Educação, Marlene Hosana de Jesus Brito. “Esse momento é muito importante para a história da educação de Vila Nova. Estamos aqui para realizar a 4ª Conferencia Municipal de Educação, e eu como presidenta do Conselho Municipal de Educação, declaro aberto os trabalhos”, disse.

Iniciando os pronunciamentos, a secretária de Educação, Antônia Maria de Alencar Silva, reforçou o compromisso da pasta para com os alunos, explanou sobre a importância do encontro e agradeceu a presença de todos.

“Hoje participamos de um momento ímpar, que acontece a cada quatro anos. Iremos ver como estão as nossas estratégias e as nossas metas, então peço a todos que analisem atentamente o nosso plano, que vejam o que deu certo e onde devemos melhorar. Sabemos que vivenciamos um momento atípico devido à pandemia, mas a educação de certa forma estava acontecendo online. Toda a Rede Municipal de Ensino segue empenhada para continuar alcançando os nossos objetivos. Agradeço a todos os professores, e demais pessoas que se fazem aqui presente. Gratidão!”, disse.

Representando o Poder Legislativo, o vereador Flávio Sousa, falou da satisfação em participar de um momento tão importante para a Educação Municipal, bem como de poder contribuir com o Plano Municipal de Educação.

Publicidade

“A conferência é um momento muito importante para o futuro da educação. Estamos aqui para estabelecer metas a serem alcançadas, para que assim a gente avance cada vez mais. Estamos otimistas com o retorno das atividades presenciais, e devemos sempre continuar lutando e sendo exemplos com a educação do nosso município e do nosso país. Vamos aproveitar este momento e dar o máximo de si. Um abraço em cada um de vocês!”, pontuou.

O prefeito Edilson Brito, saudou a todos os presentes, reforçou o compromisso com a Educação e disse estar pronto para cumprir as metas estabelecidas no PME. 

“Estamos participando de uma das conferências mais importantes do município. Aqui iremos traçar metas para que possamos trabalhar durante quatro anos, por isso, ela é de suma importância. Estou aqui de corpo e alma para que junto com vocês possamos buscar o melhor para o nosso município, para as nossas crianças e para os professores. Como gestor, eu venho apoiando todas as causas e ações municipais, e na educação continuamos investindo, ela é uma das prioridades na nossa gestão. Já fizemos muito e vamos fazer muito mais. Estamos aqui para isso, e para fazer o melhor para todos. Quero agradecer a presença de cada um de vocês. Vamos mostrar as nossas ideias e com pensamento positivo iremos buscar melhorar ainda mais as ações para os próximos anos. Estou a disposição e contem comigo no que for preciso”, disse o gestor.

Seguindo a programação, a professora Goretti de Deus fez a leitura do Regimento Interno.

Após a provação, aconteceu à palestra “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o futuro da educação brasileira”, ministrada pelo Prof. Antônio Silva.

O conferencista Prof. Antônio Silva fez a sua avaliação sobre o evento, agradeceu a todos os presentes pela participação e posicionamento durante a palestra e momento democrático, e parabenizou a Gestão Municipal junto a toda equipe que compõe a Educação de Vila Nova. 

Antônio Silva é professor Historiador; Mestrando me Ciências da Educação; Ex-secretário de Educação de Tanque do Piauí; Avaliador Educacional da rede PCR/MEC; Analista de pesquisa da BNCC/UNB; Redator de Historia do Currículo do Piauí; Coordenador Estadual do Currículo do Piauí e Coordenador dos ADE – GE4/GE5.

“A conferência hoje foi para avaliar o Plano Municipal de Educação (PME) e também da avaliação do documento da CONAE 2022, então a nossa missão era conferir como estão às metas e estratégias do Plano, e contribuir para a criação do Plano Nacional de Educação que vai acontecer no período de 2024 a 2034, com o tema: “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o futuro da educação brasileira”, dessa forma saímos de Vila Nova otimistas. Os indicadores são muitos bons, o IDEB Anos Iniciais com nota 6, então cumpriu as metas e mostra que o município tem tomado medidas e feito ações assertivas na área de políticas educacionais. Agradeço a participação de todos!”, disse.

Em seguida, os participantes foram divididos em grupos para a discussão dos três eixos e elaboração de propostas. Os eixos são: O PNE 2024 – 2034: Avaliação das Diretrizes e Metas: Uma escola para o futuro: Tecnologia e Conectividade a Serviço da Educação e Criação do SNE: Avaliação da Legislação Inerente e do Modelo em Construção.

Após as apresentações de cada grupo, o evento foi encerrado com a eleição dos delegados que participarão da Conferência Intermunicipal, ainda sem data prevista. Foram eleitos: Gilberto José de Brito e a suplente Edinha Terezinha de Jesus Lima, trabalhadores da Educação Pública; Marlene Hosana de Jesus Brito e suplente Josele de Carvalho Silva representantes do Conselho Municipal de Educação; Jefferson Abreu Araújo, representante dos estudantes; Ignez Maria da Silva Costa, representante da Gestão Estadual; Welliton Florentino Leal e suplente Clenilda Araújo, representando os pais; e Alicinete Maria Bezerra e a suplente: Luzia Francisca de Jesus, representando os gestores municipais.

Representantes de Vila Nova do Piauí

Participaram da IV Conferência e fizeram parte da mesa de honra, o prefeito Edilson Edmundo de Brito e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina; a secretária de Educação, Antônia Maria de Alencar Silva; a presidenta do Conselho Municipal de Educação: Marlene Hosana de Jesus Brito; a secretária de Saúde, Almerinda Tadeuza da Luz; o secretário de Cultura, Miqueias Anderson Rodrigues Carvalho; o secretário de Agricultura, Antônio Tiago Leal; a secretária de Administração, Edinete Maria de Brito; a presidenta do Sindicato dos Servidores em Educação em Vila Nova, professora Maria Cândida, representando a classe; o vereador e presidente da Casa Legislativa, Flávio Adão de Sousa; o vereador Dorgivaldo, e o palestrante da referida conferência, Antônio de Sousa Silva.

Mesa de Honra

Por fim, Angélica Thaine, que integra a equipe técnica da SEMEDE e colaborou na realização do evento, avaliou o encontro como positivo.

“É planejando, avaliando, discutindo melhorias que conseguiremos avançar, e sabemos, que  educação é um elo,  que  envolve  o aluno,  professor,  pais e  a gestão, de forma interligada para que de fato a educação funcione. Tivemos um encontro positivo, traçamos metas e estratégias, e, agora juntos iremos cumpri-las para que a qualidade que tanto se almeja possa continuar chegando as nossas escolas”, afirmou.

Confira as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS