Connect with us

Vila Nova do Piauí

MEIO AMBIENTE | Campanha conscientiza população sobre perigo de queimadas em Vila Nova do Piauí

Publicado

em

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou durante os dias 29 e 30 de setembro e 01 de outubro, a “Semana de combate à poluição atmosférica e prevenção ao uso do fogo”, uma campanha de conscientização sobre os riscos provocados com as queimadas.

A ação tem como objetivo alertar a população sobre os impactos ambientais que as queimadas trazem. O crime ambiental por vezes vem sendo registrado no município e provocado inúmeros prejuízos, além de colocar em risco a saúde humana.

Iniciando o cronograma, na quarta-feira (29) houve o encontro de abertura, no Ponto de Cultura Cidade Poesia, com a palestra “Prevenção ao uso do fogo”, ministrada pelos bombeiros Nayara e Gonçalves, ambos do Corpo de Bombeiros de Picos – PI.

O momento teve como público-alvo, agricultores e moradores da zona rural e urbana.

Na quinta-feira (30), a programação contou com uma blitz de informação e panfletagem pelas ruas da sede do município.

As atividades envolveram ainda colaboradores das Secretarias Municipais que percorreram as ruas vila-novenses compartilhando panfletos e levando a mensagem: “Queimada é crime!”.

O secretário de Meio Ambiente de Vila Nova do Piauí, Adelino Oliveira, falou sobre a importância da campanha.

“Precisamos conscientizar a população sobre os perigos e riscos decorrentes das queimadas. Colocar fogo no mato é crime, gera penalidades. Estamos realizando essa campanha, fazendo alerta porque precisamos transformar essa realidade”, disse.

Nesta sexta-feira (01), aconteceu a fiscalização e limpeza de aceiros em pontos de riscos de incêndio na zona urbana.  

Publicidade

A bióloga do município, Genikelly Alencar, fala da importância da ação e destaca que a Gestão Municipal segue buscando medidas em combate a esses crimes ambientais, e reforça que as queimadas destroem a vegetação, ocasionam a morte de espécies nativas desta região, além disso, trazem riscos prejudiciais à saúde.

“Essa ação ocasiona o desmatamento da fauna e da flora, bem como, traz uma série de prejuízos à saúde por conta da fumaça que provoca, principalmente, a falta de ar. Estamos realizando diversas ações, mas a população precisa se conscientizar e evitar as queimadas, pois a prática e ilegal e traz riscos”, alertou.

Por fim, o prefeito Edilson Brito pediu a colaboração da população: “Durante os últimos meses as queimadas têm acontecido com frequência em Vila Nova do Piauí e tem provocado danos incalculáveis ao meio ambiente, além de prejudicar a saúde das pessoas. Vamos juntos transformar a realidade do nosso município. Procurem os profissionais da Secretaria de Meio Ambiente, e eles poderão ajuda-los a encontrar soluções viáveis”.

_Presenças

Estiveram presentes nas ações, o prefeito Edilson Brito; o vice-prefeito, Belim; o secretário de Meio Ambiente, Adelino Oliveira; a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina; a secretária de Educação, Antônia Maria; a secretária de Saúde, Almerinda Luz; a secretária de Administração, Edinete Brito; a bióloga, Genikelly Alencar; o analista de sistemas de Meio Ambiente, Jeová; o Gerente de Projetos, Gilberto; o agrônomo Alcione Rocha; e os vereadores Flávio Sousa e Eneas Abreu, e colaboradores da limpeza pública.

Como realizar denúncias de queimadas ilegais e quais são as penalidades?

As denúncias serão realizadas na Sec. Municipal de Meio Ambiente, na qual preserva a identidade do denunciante. Segundo a Lei Municipal 227/2019, na primeira ocorrência, o mesmo será advertido, após a reincidência, será aplicada uma multa.

Confira as imagens:

1º Dia – Palestra Abertura

Publicidade

2º Dia – Blitz de Informações e Panfletagem

3º Dia – Ação de aceiros em pontos de riscos de incêndios na zona urbana.

Facebook

MAIS ACESSADAS