Connect with us

DESTAQUES

Moradores de Vila Nova relatam que estão há mais de 20 dias sem água “o talão chega”

Publicado

em

Moradores da cidade de Vila Nova do Piauí, localizada a 370 quilômetros da capital Teresina, estão enfrentando problema de falta d’água que ultrapassa mais de vinte dias no município.

Com isso muitos estão comprando água para o consumo que envolve os diversos a fazeres do dia a dia.

Uma das moradoras afetadas pelo problema diz não saber o porquê. Ela relatou que há momentos durante o dia que a água é liberada de pouco, mas não que não é durante todo o dia

“Começou liberar água semana passada. Eles liberam pouca e não está indo em todos os horários  […] esse problema está com mais de um mês. Tem uma vizinha que vai buscar todo dia em um poço. O pessoal compra água direto. Muitos que não compram é porque vão buscar em outros lugares de carro ou moto. Quando cai da torneira é um balde. […] mesmo quando tem água, em muitas residências não chega de forma alguma”, disse a moradora Thaíne.

“A situação está triste mesmo porque o talão chega. Quando a gente paga por uma coisa que tem, pagamos satisfeitos, agora quando não tem nessa situação fica complicado”, completou.

Publicidade

Professora da rede municipal, moradora do bairro Ulysses Guimarães lamentou a situação que se encontra o fornecimento de água. Uma construção que necessitou fazer ela relatou que devido à falta de água teve que desembolsar quase meio salário mínimo para conseguir continuar construindo.

“Há muitos dias está sem chegar. É um problema que se alastra há dias. Ultimamente é um caso sério. Na minha casa ainda pinga uma vez por dia, agora tem outras casas por aí que há meses que não pinga nenhuma gota […] dentro de um mês eu tive que pagar de água quase 600 reais. A gente paga 30 reais a cada 1.100 litros”, revelou.

Ainda mais complicada a situação de acordo com a professora Goretti é que em muitos casos tem que adquirir a chamada “bomba sapo” para elevar até a caixa d´água.

Na maioria das casas segundo relatou, se chega água, ela vem com pouca pressão que não sobe na caixa. “Se quiser ter água nas torneiras tem que comprar uma bomba e ligar para poder encher a caixa. Além de gastar com a água todo mês, tem que gastar com a energia a mais da bomba para poder jogar água pra cima da casa. É nessa situação”, disse.

Cleidiane Oliveira é também moradora do bairro Ulysses Guimarães. A situação ainda é mais estarrecedora para ela.

Publicidade

“Moro embaixo de uma caixa de água, só que não entendo que lá pra casa não vai. Está com um mês que não vai água pra casa de jeito nenhum. No final do mês a conta vem sem a gente nem ter utilizado. Já reclamei, mas o pessoal que trabalha não sabe explicar o porquê de não ir água lá pra casa. Estou pegando de moringa para tomar banho, cozinhar, me virando”, lamentou.   

O município de Vila Nova do Piauí é abastecido pela Adutora Piaus, que vem da cidade de São Julião. Além dela, são abastecidos os municípios de Fronteiras, Campo Grande do Piauí e Pio IX. O órgão responsável pelo fornecimento e manutenção é a AGESPISA (Águas e Esgotos do Piauí SA).

A reportagem do Cidadesnanet.com entrou em contato com o gerente da Unidade de Negócios da AGESPISA, situada em Picos, Francisco das Chagas Ferreira Sobrinho. Ele disse que não recebeu nenhuma reclamação de moradores de Vila Nova do Piauí.

“Eu não recebi nenhuma reclamação de Vila Nova não. Eu tenho reclamação de Campo Grande”, disse.

No entanto ele destacou que no município de Campo Grande do Piauí, está sendo feita ampliação da rede com o objetivo de encurtar a distância e assim aumentar a pressão para chegar em algumas casas do bairro São Domingos que estão com o problema.

Publicidade

“Estamos com uma ação essa semana colocando 200 metros de distribuição para o lado que não está chegando e eu garanto que fazendo isso a água vai retornar e alcançar todo mundo, mas Vila Nova não tenho nenhuma reclamação não”, frisou.

Equipes da AGESPISA estiveram na cidade de São Julião em reunião para tratar sobre o problema de abastecimento. Ele disse que conseguiram localizar cinco desvios grandes no trecho entre a captação para chegar na Estação de Tratamento de Água (ETA) de São Julião.

“Já pegamos também dois grandes de São Julião para Vila Nova”, completou.

O problema de falta de água atingiu também recentemente parte da cidade de Francisco Santos. Lá moradores ficaram sem água por um período semelhante ao de Vila Nova.

Conteúdo Relacionado: Moradores em Francisco Santos denunciam que estão sem água há mais de 15 dias

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS