Connect with us

DESTAQUES

Mutirão contra o Aedes Aegypti mobiliza servidores e a população em Vila Nova do PI; veja imagens

Publicado

em

Dezenas de pessoas, dentre gestores e servidores de diversos órgãos da administração pública municipal e voluntários participaram, na manhã desta segunda-feira, 09, de mais uma grande mobilização denominada: ‘Não vamos deixar o Aedes tirar o encanto da nossa Cidade Poesia’. A ação faz parte do trabalho intensivo que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Saúde, no município, em combate ao mosquito Aedes aegypti.

O mutirão teve início às 6h, com uma concentração em frente a Prefeitura Municipal, e houve concentração também na Praça do Povoado São João Batista e no Posto de Saúde da localidade Cacimbas.

Equipe do mutirão reunidos em frente a Prefeitura

O prefeito Edilson Brito participou ativamente da ação ao lado da primeira-dama Ana Carolina. Também esteve presente a secretária de saúde Almerinda Luz, o vice- prefeito Antônio Tiago, o presidente da Câmara de Vereadores  Deijano Lima (PMDB) e os vereadores Bibia de Benicio (PSD), Adelino Oliveira (PSB)  na sede; e ainda os vereadores Adonelys Araújo (PSB), Severo Sousa (PSB)  no povoado que formaram grupos e percorreram toda a zona rural e urbana, visitando casa por casa. Além destes, também estiveram presentes os secretários Edinete Brito (De Educação) e Erivan Brito (De Governo).

Mobilização aconteceu também no Povoado São João Batista

O prefeito Edilson Brito relatou em sua fala a Ascom, que o poder público tem feito seu papel e convoca a população. “A melhor forma de se prevenir a dengue, a zika e a chikungunya é combatendo o mosquito. As pessoas têm que ter a consciência de cuidar do seu próprio ambiente, porque 80% dos criadouros do Aedes aegypti estão dentro das casas. É o pratinho da planta, a vasilha, a garrafa deixada no quintal, à caixa d’água destampada, qualquer recipiente que possa acumular água vira um criadouro do mosquito”, alerta o prefeito Edilson Brito que acompanhou o mutirão na sede e na zona urbana.

Edilson agradeceu ainda a todas as pessoas que participam do mutirão e se empenham na mobilização. “Agradeço a todos os funcionários, vereadores e a comunidade vila-novense que mais uma vez participam e realizamos um grande mutirão contra o Aedes Aegypti, ‘não vamos deixar o Aedes tirar o encanto da nossa Cidade Poesia’,” disse o gestor.

Publicidade

Os  participantes receberam equipamentos de proteção individual, além de camisetas de identificação. Eles foram divididos em várias equipes, que foram direcionados a todos os bairros da cidade e da zona rural.

As equipes percorreram ruas, avenidas, terrenos baldios, residências, estabelecimentos comerciais, realizando ações efetivas de prevenção, vistoriando e recolhendo o lixo e outros matérias passíveis de criadouro das larvas do mosquito. Além disso, conscientizaram e orientaram a população sobre as medidas de prevenção dos focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Além de pessoas, a Prefeitura Municipal cedeu carros para deslocar as equipe para cada área da cidade e do interior e caminhões para recolher todo o material coletado por cada equipe

Inspeção nos quintais também foram realizadas em busca de vasilhas e objetos que possam acumular água, que serve de criadouro para o mosquito, as equipes aplicaram larvicidas em caixas d’água e orientaram os moradores quanto às formas de evitar a doença e os sintomas da dengue, febre chinkungunha e zika vírus. Maquinas da Prefeitura também ajudam no trabalho de limpeza.

_Uma semana de ações foi realizada:

Além do mutirão de combate ao mosquito, durante uma semana o município realizou de forma intensiva, diversas ações com palestras nas escolas, blitz educativa e visitas domiciliares com os agentes de endemias, prevenindo o povo vilanovense. Além de reuniões com a equipe para mobilizar o dia “D” da campanha.

A secretária de Saúde, Almerinda Tadeuza da Luz, falou sobre as ações da Campanha Municipal de combate ao mosquito. “Estamos há uma semana  se mobilizando com ações concretas para eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti, com ações conjuntas e eficazes graças a Deus nós tivemos poucas notificações de casos do mosquito, o que não nos faz parar, pois o mosquito se reproduz a cada sete dias, por isso é importante o cuidado diário e contínuo”, explicou.

Para a secretária, o mutirão foi um sucesso. “Coletamos um quantidade muito grande de lixo e esperamos que a sociedade tenha se sensibilizado, afinal de contas, o combate ao mosquito depende muito da participação das pessoas”, disse.

O enfermeiro da Estratégia da Saúde da Família, Dayro Coutinho, também avaliou as ações realizadas durante a semana. “Todas as expectativas direcionadas ao evento foram supridas, ver a mobilização social, seja por meio da participação da comunidade bem como dos funcionários dos mais diversos segmentos só comprova que todos os vila-novenses estão atuando no combate ao Aedes. Mais uma vez, nossos gestores apontam sua preocupação com a saúde pública, e nós como funcionários da secretaria da saúde estamos sempre dispostos a compactuar com ações que beneficiem a população e consequentemente sua saúde “, salientou

Publicidade

A técnica de enfermagem Alvenir Melania que integrou uma das equipes do mutirão na localidade São João Batista, destacou a importância. “As pessoas já sabem do cuidado que devem ter com o mosquito Aedes Aegypti, mas considerando o período chuvoso é necessário que relembremos os perigos com a realização do mutirão. Parabenizo o prefeito e a secretária Almerinda, por cuidar da saúde pública começando pela prevenção”, disse.

_Veja mais fotos:

 

    

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS