Connect with us

Vila Nova do Piauí

Palestra on-line sobre prevenção ao suicídio é realizada em alusão ao Setembro Amarelo em Vila Nova

Publicado

em

Setembro é o mês escolhido para intensificar ações de combate e prevenção ao suicídio. Conhecido mundialmente como “Setembro Amarelo”, neste ano a campanha nacional traz como tema “Setembro Amarelo: Prevenção ao suicídio”.

Foi com esse tema que a Secretaria Municipal de Saúde de Vila Nova do Piauí pelo canal no YouTube, realizou na noite desta terça-feira, 29, uma palestra on-line em alusão ao mês de prevenção ao suicídio.

O evento on-line conduzido pela psicóloga Nilza, contou com a participação do médico psiquiatra, Carlos Winston, que falou sobre a importância da prevenção ao suicídio e repassou importantes dicas e orientações.

Carlos Winston, explicou o que é o suicídio, seus impactos sociais e suas causas, como é visto pela sociedade e como é possível prevenir. Na ocasião o profissional trouxe também mitos e verdades relacionados ao tema e dados estatísticos sobre o suicídio no mundo.

“Realmente falar de suicídio é um tema muito importante. Em todos os meses do ano nós devemos abordar esse tema independentemente da campanha do setembro amarelo. É importante que a família de pessoas que dão esses sinais, mostrem que estão presentes, que são pessoas que se importam com a vida desses indivíduos e busquem ajuda porque as vezes quem pensa em suicídio não nota a própria capacidade de pedir ajuda. Então a família tem um papel fundamental em ajudar nessa busca pelos profissionais adequados pra tratar esse pensamento suicida”, orientou o médico psiquiatra.

Publicidade

Foi discutido na live o fato do suicídio ter aumentado nesse período de isolamento social e quarentena. O médico Carlos Winston dá algumas dicas para as pessoas que estão de quarentena, principalmente as que já sofrem com ansiedade, de como se sentirem melhor.

“Existem técnicas que são preventivas de suicídio. Para o tratamento é indicado a terapia e atividade física, além do remédio. A atividade física nesse período de quarentena vem sendo bem comprometida quando nos falamos de atividades grupais, como praticas de esportes coletivos […] Existem esportes individuais que nesse momento podem ser utilizados dentro de casa, como a própria musculação. Você pode buscar na internet alguns vídeos que incentivem a essa prática. A corrida em um ambiente aberto e não em grupo, prática de ciclismo e etc. A prática do esporte libera substâncias que são positivas na prevenção do suicídio, como: endorfina e serotonina. Então fazer atividades físicas é essencial para prevenção do suicídio”, recomenda.

Winston enfatiza que além da atividade física, outro método para se sentir bem é fazer algo que dê prazer a si mesmo dentro de casa.

“Tenha o hábito de fazer o que te faz bem e evitar coisas que te façam mal, como conflitos desnecessários ou programas de conteúdos negativos”, alerta o médico.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), dados do ano passado (2019), apontam que 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil. Isso mostra que mortes por suicídio acontecem mais do que causadas por câncer ou AIDS, duas doenças comuns. Visando essa realidade, acredita-se que falar sobre o assunto e conscientizar as pessoas sobre a prevenção pode diminuir o número de casos.

Publicidade

A psicóloga Nilza, destaca que o assunto é delicado ao mesmo tempo que tem que ser conversado.

“O suicídio é um assunto um pouco delicado, mas ao mesmo tempo é algo que tem que ser conversado e ser exposto da forma correta. E aqui no município a gestão, ela oferece os serviços psicológicos para a população que geralmente acontecem na UBAS.” ressaltou a psicóloga.

A secretária de Saúde, Almerinda Luz, encerrou a palestra agradecendo aos participantes on-line, aos órgãos responsáveis frente ao município de Vila Nova do Piauí pelo apoio e serviços prestados à população e também ao psiquiatra Carlos Winston pela disponibilidade.

“Que possamos praticar de forma constante a empatia e que o setembro amarelo seja todos os dias, durante todo o ano”, concluiu Almerinda Luz.

Carlos Winston é médico psiquiatra graduado em Medicina pela Universidade Federal do Piauí em 2016 com residência médica em psiquiatria concluída em 2020 no Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Publicidade

Winston atuou como professor de Psiquiatria do curso de Medicina no Centro Universitário Christus/Unichristus 2019. É psiquiatra no Instituto de Medicina Integral (IMI) em Picos-PI. Atua como psiquiatra no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Dr. Guilherme Paulo em Simplício Mendes, no Piauí.

Matéria Relacionada: VILA NOVA | Palestra on-line sobre prevenção ao suicídio será realizada nesta terça (29). Veja!

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS