Connect with us

Vila Nova do Piauí

Prefeitura de Vila Nova e CMDRS iniciam cadastramento do Garantia-Safra; prazo encerra nesta quarta (27)

Publicado

em

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável – CMDRS, através da Prefeitura de Vila Nova do Piauí, na administração do prefeito Edilson Brito, estão cadastrando os agricultores vila-novenses para que os mesmos tenham acesso ao seguro do programa Garantia-Safra.

O cadastramento para o programa Garantia-Safra 2019/2020 é realizado em dois dias. Inciado nesta terça-feira (26), prossegue até esta quarta-feira (27), a partir das 08h, na Quadra Poliesportiva, José Manoel de Oliveira, na sede.

É necessário que os agricultores familiares apresentem no ato do cadastro os seguintes documentos e estejam com a Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP) ativa.


Documentos

– CPF;
– RG
– Extrato de Declaração de Aptidão ao PRONAF – DAP

Publicidade

A Prefeitura de Via Nova do Piauí junto ao CMDRS recebeu a informação que o prazo para o cadastramento foi prorrogado para esta terça e quarta-feira, 26 e 27. Em reunião com o prefeito Edilson, juntamente com membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Secretaria de Agricultura, ficou firmado a adesão ao programa.

Estiveram presentes o prefeito de Vila Nova, Edilson Edmundo de Brito, o secretário de Agricultura Luís Gonzaga e Francineuzo França, membro do CMDRS.

Durante o cadastramento foram repassadas orientações aos agricultores sobre o programa. “É importante que o agricultor esteja regularmente com a documentação e que este realmente desenvolva atividades no campo. Outra recomendação que é preciso muita atenção é que o beneficiado faça o uso correto do seguro, não alocando em outros fins que não sejam relacionados ao plantio agrícola. O cadastrado deve estar devidamente regulado de acordo com as exigências, normas e critérios do programa, pois sempre há vistorias pelos técnicos”, orienta Francineuzo França.

O prefeito Edilson Brito esteve presente no ginásio José Manoel de Oliveira acompanhando o cadastramento. O mesmo disse que serão cadastrados aqueles agricultores familiares e que estes aguardem os resultados, uma vez que o Piauí sofre com alguns entraves burocráticos, além da efetuação do pagamento das parcelas. “Para o Seguro-Safra chegar até a casa de vocês é necessário que sejam quitados os boletos em seus vencimentos, assim como a contrapartida do município e estado. Estaremos durante estes dias para fazer o cadastro e registrar no sistema. Quem estiver inadimplente no SPC, SERASA e CADIN, não será aprovado”, explicou o prefeito.

O Garantia-Safra é um benefício destinado para agricultores familiares que desenvolvem atividades agrícolas em áreas de quinhentos metros (meia hectare) até seis hectares de terras.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), levantados em 2018, o município de Vila Nova possui área de 221,654 km³.

Publicidade

>> Mais imagens >>

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS