Connect with us

Vila Nova do Piauí

Prefeitura de Vila Nova promove Aulão da Saúde da Mulher alusivo ao Outubro Rosa

Publicado

em

No mês de conscientização sobre prevenção e importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, a Prefeitura de Vila Nova do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu um encontro alusivo ao Outubro Rosa, com o Aulão da Saúde da Mulher.

O aulão aconteceu nesta quinta-feira (27) em frente à sede da Prefeitura. A programação teve início com a participação de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da saúde que falaram a cerca do tema e repassaram orientações importantes ao público-alvo.

Inicialmente, a secretária de Saúde Kátia Leila, deu às boas-vindas as mulheres e agradeceu a presença de todas.

“Investir na prevenção de saúde é necessário e eficiente, estamos na luta, juntas com todas as mulheres apoiando está causa. Vila Nova é exemplo de prevenção e a gestão municipal segue trabalhando, valorizando e colaborado nas nossas ações, por isso agradeço ao Edilson ao Belim e minha equipe da Saúde, e a todas vocês que vieram participar com a gente. Muito obrigada!”, pontuou a secretária.

A médica Dra. Eridevânia, abordou sobre os sinais e sintomas das doenças, diagnóstico, tratamento, destacando sobre importância do diagnóstico precoce, em que aumenta muito as chances de cura.

A nutricionista Auriléia Paiva, falou sobre a importância da alimentação saudável e da prática de atividades física na prevenção de doenças.

“Estudos recentes mostram que a atividade física diminui em 50% o índice do câncer de mama e às vezes a gente acha que é besteira. Então atividade física associada a uma boa alimentação vai ajudar a prevenir não somente o câncer de mama, mas também outras doenças. Espero que esse dia de hoje se multiplique em outros dias e que possamos ser ativas nas atividades. Devemos nos cuidar cada vez mais e vamos desfrutar desses momentos que nos são oferecidos”, disse.

A assessora técnica da Saúde, Almerinda Luz, em sua fala representando o prefeito Edilson e o vice Belim, falou sobre a importância da campanha e da realização de exames preventivos. Além de destacar que a gestão municipal se preocupa e atende as mulheres durante todos os meses do ano, mas que em outubro devido à campanha às atividades de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero ganham um olhar mais preciso.

“Os nossos gestores infelizmente não puderam participar do evento, mas estou aqui para dizer que é uma satisfação vê-las atendendo o nosso convite. Como de costume, não poderíamos deixar de realizar um encontro e falar desta campanha que é de suma importância, por isso, preparamos um encontro diferente e com muita música, pois sabemos que vocês gostam. As Unidades de Saúde estão sempre de portas abertas para atender vocês então, realizem os exames. Cuidem-se de si mesma porque prevenir é um ato de amor. Aproveitem o aulão e se divirtam. Foi tudo feito para vocês!”, disse.

Encerrando o momento de falas e orientações, o enfermeiro Dayro Coutinho, ressaltou a importância de trabalhar de forma dinâmica a sensibilização, orientação, prevenção e diagnóstico precoce de doenças que acometem a população feminina, com foco principal nos dos tipos de câncer, de mama e de colo do útero, incentivando as mulheres a cuidarem mais de si mesmo.

Publicidade

“Hoje nós pensamos em fazer algo mais dinâmico, que envolvesse vocês da melhor forma, a gente sabe da assiduidade que tem o grupo de aeróbica aqui na cidade representado pela professora Thalia Oliveira, que prontamente atendeu o nosso convite. Então a gente gostaria de aproveitar essa força que vocês já têm no dia a dia para a sensibilização outubro rosa. Então, que vocês continuem com esse projeto de cuidar de vocês mesmas”, disse.

Em continuidade, aconteceu a aula de aeróbica e zumba com a professora Thalia Oliveira, seguido do show da dupla Weimar e Luan.

Uma programação educativa, descontraída e informativa para incentivar e alertar as mulheres de forma leve sobre a importância da prevenção e diagnóstico das doenças.

Confira as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS