Connect with us

GERAL

Prefeitura de Vila Nova realiza 282 testes, inicia Busca Ativa em comerciantes e abre ‘Unidade Exclusiva de Atendimento à Covid-19’

Publicado

em

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta última terça-feira (23), as ações do Programa Busca Ativa, que tem como objetivo proporcionar um levantamento epidemiológico acerca da COVID-19 no município.

Nessa primeira etapa, os testes foram realizados nos comerciantes, visando assim uma atenção direcionada à essas pessoas que fazem parte dos serviços essenciais.

Na ocasião, foram testados 21 profissionais destes serviços essenciais na sede do município, TODOS apresentando resultado NEGATIVO. No decorrer da semana a Busca Ativa, irá atender aos comerciantes do Povoado São João Batista.

O prefeito Edilson Brito, falou sobre a importância da realização das testagens nos comerciantes que atuam diariamente na linha frente, e explicou sobre a aquisição dos testes.

Prefeito Edilson Brito

“Os comerciantes foram atendidos, pois fazem parte dos serviços essenciais e trabalham a disposição da nossa população em tempos de pandemia, assim eles podem atender o nosso povo com segurança e se sentir seguros apesar de tamanha exposição. Ao longo dessa jornada preventiva, recebemos 60 testes disponibilizados pelo Estado e foram adquiridos 240 através de recursos próprios do município. Ao aderirmos ao Busca Ativa recebemos 40 testes, e ainda consegui 200 com o deputado Nerinho e 40 com o deputado Georgiano Neto, aos quais agradeço por todas as contribuições. Até o momento, já realizamos 282 testes ”, disse o gestor.

Publicidade

Desde o início da pandemia, a gestão municipal não tem medido esforços e realiza continuamente ações preventivas. A última medida adotada, dispõe sobre intensificação das medidas de isolamento social, e consiste no lockdown (bloqueio total) tem como finalidade conter a circulação dos Sars Cov-2 causador da Covid-19.


Matéria Relacionada: Em meio à pandemia, Prefeitura de Vila Nova decreta fechamento geral do comércio até dia 29


Segundo o boletim epidemiológico divulgado, na terça-feira (23), às 19hs, pela Secretaria Municipal de Saúde, a situação da Covid-19 no município se apresenta da seguinte forma: 187 notificados, 137 descartados, 14 suspeitos e 36 confirmados, destes 20 em isolamento domiciliar e 16 recuperados.

No decorrer do dia, também foram realizados os primeiros atendimentos na Unidade Exclusiva de Atendimento à COVID-19, a mesma está funcionando no prédio da Secretaria de Saúde.

Unidade Exclusiva de Atendimento à COVID-19

A secretária de Saúde, Almerinda Luz, relatou sobre a importância da realização do Busca Ativa, destacou que a ação tem como intuito realizar o tratamento precoce dos pacientes e evitar a propagação do vírus, bem como direcionou a população a procurar a Unidade de Saúde.

Secretária de Saúde, Almerinda Luz

“As pessoas apresentando sintomas característicos ou para informações e esclarecimentos, devem se dirigir até a Unidade Exclusiva de Atendimento à COVID-19, a nossa equipe está atuando no local e irá realizar os procedimentos cabíveis ”, explicou a secretária.

Publicidade

Em continuidade, além dos testes da Busca Ativa, foram realizamos a terceira etapa da verificação epidemiológica nos profissionais da Saúde, 10 servidores foram contemplamos com a testagem e TODOS os resultados NEGATIVADOS.

O enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família, Dayro Coutinho, que realiza as testagens no município, destacou que já foram realizados 282 testes, e agradeceu a gestão do prefeito Edílson Brito pela iniciativa em realizar a investigação epidemiológica nos profissionais da saúde, bem como a Busca Ativa.

O enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família, Dayro Coutinho

“A realização dos testes são de suma importância para que nós, profissionais da Saúde e demais pessoas que trabalham diariamente na linha de frente como os comerciantes, atendentes, vendedores, entre outros, sejamos acompanhados e assim garantir segurança à população”, disse o enfermeiro.

O comerciante Arlindo, o ‘Neto da Farmácia’, que participou da testagem falou sobre a importância da ação e avaliou o trabalho realizado pela Secretária de Saúde junto ao Comitê Municipal de Gestão da Emergência em Saúde Pública Decorrente do Coronavírus (COVID-19).

Neto da Farmácia

“A realização das testagens é de grande importância, e vejo de forma positiva a ação do poder público municipal de Vila Nova fazer os testes, pois está nos resguardando de um problema que não sabíamos de estávamos, além de resguardar a nossa família, os nossos clientes e a sociedade em geral. Vejo que os profissionais da saúde realizam um trabalho magnífico no dia a dia, acompanho a rotina e eles trabalham de forma satisfatória para a população do município”, disse.

Publicidade

O comerciante do ramo alimentício, Benício, ressaltou que as testagens irão contribuir para que os profissionais possam atender a população com mais segurança: “Após a realização dos testes ficamos mais confiantes para atender os nossos clientes, mas não devemos esquecer de continuar realizando as medidas preventivas e assim tentar manter o vírus longe”.

Benício

Confira as imagens:

Matéria Relacionada: VILA NOVA | Saúde inicia realização de testes para investigar Covid-19 no quadro de funcionários

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS