DESTAQUES

Representantes de Vila Nova do Piauí participam da 8ª Conferência Estadual de Saúde em Teresina

Publicado

em

A 8ª Conferência Estadual de Saúde do Piauí traz como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS” e reúne profissionais da área da saúde de todo o estado. O evento que está em andamento teve início nesta quarta-feira (05) no auditório Helena Sousa no Atlantic City em Teresina, e prossegue até esta sexta-feira (07).

Na quarta-feira (05) primeiro dia da conferência, com início a tarde, houve palestra magna com tema central “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS” ministrada pelo conferencista, Prof. Dr. José Ivo dos Santos Pedrosa, além de espaço de diálogo, coquetel entre outros.

Na quinta-feira (06) pela manhã, houve leitura e aprovação do regulamento, divisão em mesas como: mesa I que tratou sobre “Saúde como direito” ecom os palestrantes: Isabela Santos (ENSP/FIOCRUZ) e Karla Daniela Carvalho – MPE/ Piauí, mediada por Otacílio Batista Netto (FMS/Teresina/PI) seguida de debates.

A mesa II abordou sobre o tema ¨Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)” com palestra ministrada por Fernando Zasso Pigatto (CNS) mediada por Vinicius Alexandre (UESPI) e debates.

Durante a tarde, a mesa III tratou sobre ¨Financiamento adequado e suficiente para o SUS”, tendo como palestrante, René José Moreira dos Santos (CONASS) e Carlos Augusto (DENASUS), sendo essa mediada por Ana Eulálio (SESAPI/PI).

Publicidade

As rodas de conversas foram divididas em 4: A roda de conversa 1 trabalhou sobre “Saúde para Todos, Território, Contexto e Identidade (Quilombolas, Comunidades Tradicionais de Terreiros, Movimento Negro) sendo mediada por Jesus Dias e Afonso. A roda de conversa 2 tratou o tema “O respeito é o caminho, vamos caminhar juntos? (LGBTQ+)” mediada por  Karina Amorim e Laura Reis. A roda de conversa 3 abordou o tema “Povo de vida, gente de força, caminhos da terra (Indígenas, Comunidades em situação de Rua, Ciganos, População do Campo)” e a roda de conversa 4, utilizou como embasamento o tema “Mulheres em Movimento (Movimento de mulheres)” mediada por Izabel.

Dentre os diversos profissionais da Saúde do Estado do Piauí, estão participando os quatro delegados que foram eleitos na Plenária Municipal de Saúde realizada em março de 2019 em Vila Nova do Piauí: a nutricionista e coordenadora do NASF, Auriléía Paiva, juntamente com a fisioterapeuta Micaela Rocha; o agente comunitário de saúde, Apolônio Leal, e o educador físico Flávio Sousa.

Para a nutricionista Aurileia Paiva, o evento é muito relevante, uma vez que traz para os profissionais e gestores oportunidades de conhecer de forma mais aprofundada através de palestras, mesas redondas e debates, assim como propicia aos gestores melhor aplicabilidade do aprendizado nos serviços de saúde para com os usuários do SUS.

“É um evento muito relevante e participativo. A presença do presidente do Conselho Nacional de Saúde no qual deu prioridade a conferência do Piauí. Temos dentro da programação da oitava conferência, muitas palestras e discussões pertinentes em relação ao financiamento do SUS,  debates colaborativos para nós que estamos atuando na atenção primária e com certeza também ajudarão os gestores a prestar melhores serviços aos usuários do SUS”, destacou a coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Vila Nova do Piauí.

Micaela Rocha, fisioterapeuta do município vila-novense, ressalta sobre o potencial que a conferência detém e desperta na consciência dos gestores não apenas centrada no município, mas de forma mais ampla a nível estadual e nacional.

Publicidade

“A conferência pode nos mostrar a carência do nosso estado através de debates com os palestrantes, profissionais e usuários do SUS. Observamos que existe a necessidade de uma boa administração, desde o nível nacional, estadual e municipal. Cada um executando sua competência. Foi aberto momentos para discussão, visando  garantir  o pleno acesso dos profissionais e usuários às políticas públicas e sociais, fortalecendo o sistema único de saúde”, pontuou a fisioterapeuta.

O educador físico, Flávio Sousa, falou sobre a importância do que foi tratado durante a abertura nesta quarta-feira e no segundo dia.

“A 8° Conferência Estadual de Saúde do Piaui é de grande importância para municípios e para o estado. Foi relatado sobre “Democracia e Saúde: Saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS” onde tivemos espaço aberto para diálogo. Agora a tarde foi tratado sobre a Saúde como direito” além das políticas públicas, democracia e melhorias nos termos das questões de benfeitorias no Sistema Único de Saúde (SUS). Houve muitas discussões, debates e críticas”, relatou o educador físico.

O agente comunitário de saúde, Apolônio Leal, membro da delegação de saúde do município de Vila Nova, disse que dentre outros fatores relevantes estão os temas voltados para identidades quilombolas, comunidades tradicionais e movimento negro que estão pautados na programação da oitava conferência estadual.

“Na Conferência Estadual de Saúde do Estado do Piauí entrou para debate as questões de políticas públicas e democracia, saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS. Houve muita discussões críticas e foi relatado também a respeito do contexto e identidades quilombolas, comunidades tradicionais, movimento negros etc”, concluiu.

Publicidade

A programação da 8ª Conferência Estadual de Saúde tem continuidade durante toda esta sexta-feira (07) com trabalhos em grupo distribuídos em 3 salas por eixo. O grupo 1 vai trabalhar o eixo 1: Saúde como direito; o grupo 2 abordará o segundo eixo temático: A  consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); e o grupo 3 abordará o terceiro eixo: Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Após a reuniões grupais serão apresentadas as propostas aprovadas pelos grupos de trabalho, e, logo em seguida, a plenária de escolha dos delegados por segmento. Ao final da Conferência Estadual em sua oitava edição, marcando o encerramento, haverá apresentação cultural.

 


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile