Connect with us

Vila Nova do Piauí

Saúde de Vila Nova do Piauí decreta quarentena e atende em casos de emergência e urgência

Publicado

em

Seguindo as medidas de enfrentamento e prevenção ao COVID-19, por conta da rápida proliferação caracterizando-se como pandemia, fica decretada pela Prefeitura de Vila Nova do Piauí juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, a medida de isolamento ou quarentena, a depender da situação, para as pessoas que ingressarem no município de Vila Nova do Piauí, oriundas de estados da federação em que houve a comprovação de casos de coronavírus.

A medida de quarentena tem como objetivo garantir a manutenção dos serviços de saúde e prevenir o possível ingresso do novo coronavírus, de modo a resguardar, manter em observação médica, fora do contato de outras pessoas, ainda que não apresente sintomas, a pessoa que ingressar no município. A medida [de quarentena] será adotada pelo prazo de até 07 (sete) dias, podendo se estender pelo período necessário, conforme prescrição médica ou por avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, agentes de saúde do município ou agentes de vigilância epidemiológica e sanitária.

O enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família, Dayro Coutinho, faz o apelo a população para manter o máximo de cuidados possíveis em prevenção ao Coronavírus.

“Estaremos na UBAS atendendo os casos de urgência e emergência. Pedimos à população que se sensibilize e procure atendimentos apenas nesses casos e, a colaboração da comunidade que nos informe caso algum parente ou familiar venha de outro estado e se instale em nossa cidade, pois assim será possível a gente monitorar e avaliar as condições de saúde dessa pessoa. Pedimos também que a população fique em casa e evite aglomerações. O Coronavírus é um problema de saúde pública mundial”, recomenda o enfermeiro Dayro Coutinho.

Publicidade

A quarentena prescrita por ato médico deverá ser efetuada, preferencialmente, no domicílio do paciente. A medida de isolamento objetiva a separação de pessoas sintomáticas, com tosse, febre, falta de ar, ou assintomáticas que esteja em investigação clínica e laboratorial, de maneira a evitar a propagação da infecção e transmissão local.

Nesse caso o surgimento de sintomáticas poderá também ser aplicada a medida de isolamento determinada por meio de prescrição médica ou por recomendação da Secretaria Municipal de Saúde, agentes de saúde do Município ou agentes de vigilância epidemiológica e sanitária, por um prazo de até 14 (quatorze) dias, podendo se estender por igual período, conforme resultado laboratorial que demonstre o risco de transmissão.


Clique aqui e confira na íntegra o decreto que pede quarentena e isolamento


Em caso de estado clínico de suspeita de contágio do coronavírus (COVID-19), conforme recomendação médica, o paciente deverá ser encaminhado para isolamento e acompanhamento clínico em hospital da rede pública com capacidade e estrutura que ofereça o tratamento adequado.

Dos acessos ao município

O motorista ou empresa responsável pelo transporte de pessoas vindas de outros estados e cidades da federação para o município de Vila Nova do Piauí/PI, deverá fornecer, previamente à entrada no município, informações sobre os passageiros que serão encaminhadas à Secretaria de Saúde e Unidade Básica Avançada de Saúde (UBAS), com nome, identidade, CPF, endereço e se apresenta algum problema de saúde, observado o formulário previsto no Anexo III. Além disso, o motorista ou empresa responsável deverá informar a previsão de chegada dessas pessoas no município.

Publicidade

Ao ingressar no município, o transporte com pessoas oriundas de outros estados da federação, deverá se dirigir à UBAS para que seja feita a coleta de informações dos passageiros e, logo após, deverão ser encaminhados para a quarentena ou isolamento, conforme o caso prescrito pelo médico ou recomendado pela equipe da saúde.

Entretanto, para auxiliar e garantir a execução dessas medidas, Secretaria de Saúde e Hospital Municipal poderão acionar o apoio do Grupamento de Polícia Militar do município. O descumprimento das medidas de isolamento e quarentena, bem como dos procedimentos previstos no decreto acarretará a responsabilização, nos termos previstos em lei.

Para a população em geral é recomendado que permaneça em suas residências, em distanciamento social, além de que evite aglomerações com outras pessoas. Além da conservação em seu domicilio, adote as demais medidas de prevenção e contenção do vírus.

Em caso de surgimento de sintomas, mantenha a calma, redobre a atenção, solicite informações à distancia, de preferência por meios eletrônicos e remotos, e em caso de agravamento do estado de saúde solicite o aparato da equipe de saúde do município.

Comitê de Gestão de Crise

Publicidade

Fica, entretanto, por decisão administrativa do Poder Executivo de Vila Nova do Piauí, instituído o Comitê de Gestão de Crise para fins de gestão e acompanhamento da situação de emergência no âmbito municipal, composto por representantes das Secretarias de Saúde, Educação, Administração, Finanças, Assistência Social, além de representantes do Grupamento de Polícia Militar de Vila Nova do Piauí e Vigilância Sanitária, que adotaram as ações, de forma coordenada, para monitorar e impedir a proliferação do coronavírus (COVID-19).


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS