Vila Nova do Piauí

Saúde de Vila Nova avalia 195 crianças e adolescentes no ´Dia D` de vacinação contra o sarampo

Publicado

em

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi intensificada em todo país mediante normas do Ministério da Saúde. Realizada no município de Vila Nova do Piauí, a campanha avaliou 195 crianças e adolescentes como público-alvo.

A mobilização aconteceu no último sábado, 15 de fevereiro, na Unidade Básica de Saúde Wilson Nunes Martins Filho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, na administração da secretária Almerinda Luz, através da Prefeitura Municipal, que tem à frente o prefeito Edilson Brito. A avaliação teve início às 08h e prosseguiu até às 13h.

Nesta etapa, contemplou crianças e jovens na faixa etária de 5 a 19 anos não vacinados ou com esquema vacinal incompleto para o sarampo. Para tomar a vacina é necessário levar cartão SUS e caderneta de vacina.

De acordo com Juliete responsável pela sala de vacina, durante o Dia D, crianças e jovens tiveram a oportunidade de atualizarem a caderneta que estava com alguma vacina atrasada.

O enfermeiro Dayro Coutinho, enfatiza que essa é uma intensificação, ou seja, para garantir que quem não foi vacinado ainda seja vacinado. “Além de ser uma campanha de intensificação é também de atualização e quem não tomou as outras vacinas pode tomar”, explicou.

Publicidade

Enfermeiro Dayro Coutinho explica sobre a intensificação da campanha.

Dayro aproveitou para agradecer à gestão municipal e Secretaria de Saúde pela logística e, aos agentes comunitários pelo esforço em mobilizar o público-alvo. “Agradeço pelos esforços dos agentes comunitários de saúde na mobilização do público-alvo, a técnica da sala de vacina, a diretora da UBAS Kátia Leila, recepcionista Jucileide, auxiliar de Serviços Gerais Amélia, a secretaria na gestão da secretária Almerinda Luz e a gestão municipal do prefeito Edilson Brito pelo apoio na logística da realização da campanha e do dia D”, concluiu.

A campanha segue até o dia 13 de março, com vacinação em todos os postos de saúde. A vacina tríplice viral, além do sarampo, protege contra caxumba e rubéola e esta disponível nos postos de saúde de todo o Brasil.

Em todo país está prevista a vacinação de mais de 3 milhões de pessoas. Crianças, jovens e adultos que estejam com a carteira de vacinação atrasada devem consultar a Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar a aplicação da dose em falta.

 

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile