Connect with us

Vila Nova do Piauí

Saúde de Vila Nova do Piauí promove evento em alusão à campanha Agosto Dourado; fotos

Publicado

em

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu na manhã desta quarta-feira (28), oficinas e dinâmicas em alusão a campanha Agosto Dourado. A campanha é uma iniciativa do Ministério da Saúde e tem como finalidade incentivar e valorizar a amamentação para que as mães conheçam os benefícios do leite materno.

Com o tema “Amamentar é um ato de amor” o evento aconteceu no Ponto de Cultura Cidade Poesia, designado para mulheres gestantes, puérperas e mães de crianças com idade entre 0 e 02 anos. Oficinas, dinâmicas e demais atividades como vacinação contra o sarampo foram desenvolvidas pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família juntamente como a equipe de Estratégia de Saúde da Família e Estratégia de Saúde Bucal.

Na ocasião a secretária municipal de saúde, Almerinda Luz, saudou todos os participantes com boas-vindas enaltecendo a campanha a importância do “Agosto Dourado” como forma de incentivo à amamentação.

“Agradeço à todos pela presença e quero dizer que é um momento importante, pois vamos falar sobre o Agosto Dourado que é um mês de incentivo à amamentação. Amamentar é ouro. Esse evento é graças ao nosso gestor Edilson Brito que está promovendo”, acolheu a secretária de saúde de Vila Nova do Piauí.

A nutricionista, Aurileia Paiva, ministrou oficina e falou sobre os nutrientes que o leite materno possui explicando as propriedades contidas em cada fase seja na fase colostro, transição e leite maduro. A profissional explicou a fase de cada um deles durante o crescimento da criança. Aurileia enfatizou também sobre a vacinação contra o sarampo.

Publicidade

“Nós estamos realizando o Agosto Dourado sob recomendação do Ministério da Saúde, pois ele quer que a alimentação valia ouro. Nossa intenção com relação ao evento é valorizar a amamentação e incentivar as mães para que elas possam amamentar seus filhos com idade de 0 a 02 anos e conheçam os benefícios do aleitamento materno. Nesse evento hoje preparamos atividades dinâmicas com as fisioterapeutas, nutricionista e fonoaudióloga do NASF. A equipe de Saúde da Família preparou uma campanha de vacinação contra o sarampo e nessa ocasião iremos vacinar as crianças contra o sarampo porque sabemos que essa doença está se alastrando”, salientou a nutricionista Aurileia Paiva.

O prefeito, Edilson Brito, esteve presente no evento e reforçou a importância da amamentação.”Essa palestra é para explicar a importância da amamentação. A criança sentirá mais aconchego  com o calor da mãe. Quero dizer que nossa gestão apoia essas ações e que aproveitem o máximo participando nas diversas ações da saúde. Vila Nova é um dos municípios que investe mais em saúde começando desde o recém nascido até outras idades que necessitam”, destacou Edilson.

O enfermeiro, Dayro Coutinho, também enfatizou sobre a campanha que de acordo com ele, intensifica as ações voltadas para o aleitamento materno. Dayro explanou sobre os tipos de mamilos, condições anatômicas da mama e sua classificação: plano, normal e invertido.

“Para o plano invertido é necessário algumas técnicas de manejo para melhorar a adequação do mamilo. Foi mostrado técnicas sobre massagem como a tração manual e o uso da seringa para uma sucção e pressão a vácuo para que a projeção do mamilo seja melhorada. Essa ação visa integração das equipes contando com a ajuda dos agentes comunitários de saúde que fizeram a mobilização do público-alvo. É um momento ímpar onde conseguimos fazer com essas pessoas se voltem à importância do aleitamento materno. Por meio desse momento a gente esclarece dúvidas e quebrando alguns tabus, desmitificando alguns mitos que existem onde muitas informações são passadas de forma incorreta. Portanto, é justo que os profissionais da saúde façam essa explanação das informações verdadeiras para as pessoas ficarem cientes dos benefícios e melhorias que o aleitamento materno traz para o fortalecimento da saúde das crianças”, enfatizou Dayro.

Durante o encontro houve entrega de brindes ofertados pela Prefeitura Municipal e um desfile com as mães idealizado pela fisioterapeuta Micaela Rocha que premiou com uma colonia do Boticário a melhor candidata que desfilou. Ao final do encontro teve a partilha do bolo dourado.

Publicidade

Participaram do encontro, as fisioterapeutas: Thayanne Carvalho, Samanda que fez alguns questionamentos sobre mitos e verdades quanto a amamentação, explicou sobre as posições adequadas para colocar a criança durante o momento de aleitamento e abordou sobre alguns tipos de complicações que podem surgir como mastite apresentando técnicas que devem ser aplicadas para sanar as crises. A fonoaudióloga Mauriceles ministrou oficina trabalhando com as mães a respeito da quantidade adequada de leite por faixa etária.

-Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS