Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Saúde de Vila Nova do Piauí promove palestras alusivas à campanha Outubro Rosa; veja fotos

Publicado

em

A campanha Outubro Rosa desenvolve durante todo ano, atividades como orientações, palestras sobre prevenção contra o câncer de mama, colo de útero com atendimento diversificado. O mês de outubro é um período em que as ações são intensificadas.

A cidade de Vila Nova do Piauí que adere a Campanha Outubro Rosa por meio do Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer realiza várias atividades com apoio da Prefeitura Municipal na gestão “Trabalho e Compromisso”, do prefeito Edilson Brito, através da Secretaria de Saúde.

Na noite desta quinta-feira (24) foram ministradas no Ponto de Cultura, palestras sobre os cuidados contra a doença. Ocasião em que reuniu médicos, enfermeiros, profissionais da administração municipal e o público em geral.

A médica, Dr. Débora Santos, ministrou palestra sobre o assunto e orientou que as mulheres devem se autoexaminarem como forma de diagnosticar precocemente como um meio primordial de prevenção. “É muito importante as mulheres aprenderem a se autoconhecerem por meio de exames que elas mesmas podem fazer em casa” orientou.

O câncer de mama, informou a médica, tem como principal sintoma o nódulo e, através do autoconhecimento e autoexame pode ser detectado. “Se a mulher conseguir sentir esse nódulo no estágio inicial o tratamento e a cura é praticamente 100%. Muito importante esse encontro onde pudemos perceber o comparecimento massivo e participação das pessoas. Enfim, elas podem ver como melhorar também a alimentação e a prática de atividades físicas que é uma forma de prevenir o câncer de mama”, apontou.

Publicidade

Sobre os cuidados clínicos, Dr. Débora disse que ao ser feito a mamografia e constatando o câncer de mama é necessário a realização da biópsia que diagnostica com precisão e de forma correta. “A paciente quando é diagnosticada através do resultado da biopsia a Prefeitura em si junto com o profissional de saúde faz o encaminhamento para iniciar o tratamento. É possível vermos que graças a Deus não demora”, disse.

Ginecologista e obstetra, Dr. Gerônimo Manoel, também palestrou esclarecendo sobre cuidados e prevenção de combate ao câncer. No tocante ao câncer de colo de útero que foi muito falado, o médico recomendou o meios de prevenções, principalmente ao inciar a vida sexual. “É um tipo de câncer evitável e toda mulher ao inciar a vida sexual deve fazer exames de prevenção pelo menos uma vez por ano”, disse.

O médico orienta para as mulheres não iniciar a vida sexual de forma precoce, tampouco com vários parceiros.”Tem que fazer a prevenção anualmente e se tiver alguma alteração é recomendável fazer a colposcopia e, caso haja alterações na colposcopia, é necessário fazer a biopsia para a partir disso encaminhar o tratamento. É sempre importante reunir profissionais da saúde e convidar as mulheres para que elas fiquem mais atentas com o câncer de colo de útero também porque ele tem uma evolução muito lenta, mas se ela esquece de fazer os exames de rotina anualmente, pode se deparar com a situação desagradável constatando câncer em fase avançada”, orientou Dr. Gerônimo Manoel.

Enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família de Vila Nova, Dayro Coutinho, também ministrou palestra e destacou importantes feitos relacionados às forma de prevenção pela gestão municipal por meio da Secretaria de Saúde do município.

“As ações são feitas durante todo o ano e o Ministério da Saúde nos convida a fazer com mais dedicação no mês de outubro. Através da secretária de Saúde, Almerinda Luz, com apoio do prefeito Edilson buscamos incentivar ações voltadas para as mulheres. É muito importante falar sobre isso e se faz necessário, porque o diagnóstico precoce é sempre o melhor caminho. Quero agradecer ao prefeito Edilson em nome da secretária Almerinda Luz pela colaboração e entendimento da importância das políticas públicas voltas para a saúde da mulher”, frisou.

Publicidade

No ano de 2018, relatou Dayro, o município de Vila Nova do Piauí efetuou aproximadamente 300 (trezentos) exames de ultrassonografia na Unidade Básica de Saúde e atenderá neste ano, mulheres com idade de 45 anos acima disponibilizando transporte e toda logística necessária.

Durante o evento a professora Marli Veloso e articuladora do Selo Unicef, fez uso da palavra onde destacou que Vila Nova do Piauí é um dos município que está a frente obedecendo determinações do Ministério da Saúde e indicadores do Selo Unicef.

“É o compromisso da gestão municipal e também da população que contribui. Isso mostra o trabalho de educação que é feito e fomos aprovados no quesito Saúde como era o tema central do 5º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef em Oeiras, quando participamos na última sexta-feira. Voltamos muito felizes com esse sentimento de dever cumprido e de que estamos no caminho certo”, relatou durante momento de discurso.

Ana Carolina que é secretária de Assistência Social e primeira – dama, fez uso da palavra, saudou a mesa de honra e o público presente. Representando o prefeito Edilson Brito ela enalteceu o trabalho da gestão municipal diante do que foi exposto e a importância de tratar do assunto relacionado ao câncer de mama.

“Com certeza o gestor está trabalhando corretamente com muita responsabilidade em ter assumido o município e dar conta. Isso todo mundo conhece em todos os setores. Essa gestão se preocupa desde quando a criança é gerada no ventre da mãe. Esse trabalho é reconhecido em muitos outros municípios onde pessoas desejam fazer esses atendimentos de pré-natal aqui, porque as cidades em que moram não oferecem da mesma forma que nós”, disse a primeira – dama e secretária de Assistência Social.

Publicidade

Ações da Campanha Outubro Rosa 2019 em Vila Nova 

No mês de intensificação das ações da campanha que tem como objetivo combater o câncer de mama e o câncer de colo de útero, além do encontro realizado no Ponto de Cultura durante a noite desta quinta-feira, ainda pela manhã, abrindo as atividades e atendimentos, foi realizado um mutirão de prevenção e coleta citológica com participação considerável do público-alvo.

Está marcado para a próxima quarta – feira, dia 30 de outubro, e, no dia 1º de novembro, sexta-feira, atendimentos de mamografia para mulheres vila-novenses, acima de 45 anos, em Picos, onde a Prefeitura de Vila Nova disponibilizará transporte e toda logística para locomoção das pacientes.

Presenças:

Estiveram presentes: a secretária de Assistência Social e primeira – dama, Ana Carolina que representou o prefeito Edilson Brito; a secretária de Administração, Edinete Brito; o secretário de Governo, Erivan Brito; a secretária de Saúde, Almerinda Luz; a diretora da UBAS. Kátia Leila que representou o vice-prefeito Antônio Tiago; os vereadores Flávio Sousa, Severo Sousa, Adelino Oliveira e Maria das Dores (Bibia de Benício); o assessor de Gabinete, Francisco Bento – Nena; o enfermeiro da ESF, Dayro Coutinho; as fisioterapeutas Micaela Rocha, Thayanne Carvalho; a dentista Taise Rolim; os médicos: Gerônimo Manoel e Débora Santos, demais profissionais da saúde e o público em geral.

Publicidade

> Mais fotos:

         

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS