Connect with us

Vila Nova do Piauí

Saúde de Vila Nova realiza campanha de vacinação contra gripe

Publicado

em

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí através da Secretaria Municipal de Saúde está realizando desde a última segunda-feira (23), a Campanha de Vacinação contra a Influenza H1N1 (Gripe). Nesta primeira etapa os públicos prioritários são idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde.

Atendendo a recomendações do Ministério da Saúde, buscando evitar a aglomeração de pessoas nas Unidades Básicas, as vacinações estão sendo realizadas em locais estratégicos.

Os atendimentos iniciaram pela zona urbana, e segundo dados repassados pela secretária de Saúde, Almerinda Luz, já foram realizadas 148 vacinações em idosos e profissionais da saúde.

O enfermeiro da Estratégia de Saúde da Família, Dayro Coutinho, explicou que a divisão de locais e medidas estratégicas foram traçados através de levantamentos realizados junto aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), do município.

“Solicitamos um levantamento nominal a cada agente de saúde de acordo com a sua microárea. Logo após o recolhimento de dados, sentei individualmente com cada profissional, para que pudéssemos tratar a estratégia, pois cada um conhece a área geográfica e populacional da região que atua”, explicou o enfermeiro.

Publicidade

Como estratégia, foram agendadas de 08 pessoas para comparecerem ao local comunicado pelos profissionais da Saúde, e foram destinados um tempo de 40 minutos de diferença, evitando assim aglomerações. E as pessoas acima de 80 anos e acamadas estão sendo vacinadas em domicilio.

Dayro Coutinho, ainda destacou: “Buscamos sempre locais arejados, ventilados e espaçosos para evitar aglomeração. Conseguimos vacinar um bom número de pessoas, e a avaliação tem sido bastante positiva. Vamos continuar nosso trabalho, seguindo todas as medidas necessárias de prevenção”.

A primeira microárea atendida, foi correspondente a agente de saúde, Josimar, e as pessoas foram direcionadas para comparecerem na Academia Pública, no bairro Wall Feraz, e no Centro Comunitário da localidade Retiro.

Na segunda microárea, compareceram os idosos da região do agente Antônio Claro, onde foram disponibilizados 03 pontos de vacinações: a Praça Municipal, em frente ao Ponto de Cultura e na Quadra Poliesportiva.

_Próximos atendimentos:

Na quinta-feira, 26 de março, as vacinações serão realizadas nos idosos da microárea do agente Genivaldo.

Publicidade

Na segunda-feira, 30 de março, serão atendidos os pacientes que correspondem à área da agente Mercês.

Na terça-feira, 31 de março, correspondente aos idosos da área da agente Clenilda.

Quinta-feira, 02 de abril, receberão as vacinas os idosos da área da agente Joana Neta.

Na segunda-feira, 06 de abril, serão atendidos os idosos da área da agente Ivanilda.

Terça-feira, 07 de abril, as vacinações serão para os pacientes da região do agente Apolônio.

Publicidade

Os agentes comunitários de saúde do município estão passando nas casas que correspondem a sua microárea, para comunicar o local estratégico de cada localidade.

_Campanha

Segundo o calendário, no dia 16 de abril inicia a segunda fase, com vacinação para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e doentes crônicos. Já a partir do dia 09 de maio, o público alvo será de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, puérperas, pessoas com 55 anos ou mais, indígenas e pessoas com deficiência.

Porém, o calendário de vacinação está sujeito a alterações, de acordo com o perfil epidemiológico da pandemia do coronavírus.

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus. No entanto, em virtude da pandemia de coronavírus, poderá auxiliar profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o covid-19, já que os sintomas são parecidos.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS